dimanche, novembre 25, 2007

vendredi, novembre 23, 2007

Você gosta de frio?


O frio chegou. Aquela cidade multi-cor se transformou em uma cidade de uma só cor: branco. Para nós tudo é novidade, tudo é bonito e divertido. Mas será que todos que desejam imigrar para o Canadá gostam do frio? Por isso fiz a pergunta. Você gosta de frio? Não é suportar o frio, mas gostar, porque suportar, todos que estao aqui o fazem, porém se não gostar do frio seus dias aqui serão muito mais difíceis. Que o inverno é super frio, todos sabem. Que você vai viver de 3 a 4 meses do ano em uma temperatura abaixo da temperatura do seu freezer, isso nem todos sabem.

Você está disposto a usar blusa de frio de 8 a 9 meses do ano? Tudo isso? Pois é, um bocado não é mesmo?

Bem, comecemos pelo começo. Janeiro, Fevereiro e Março, usa-se blusas de frio super pesadas. Abril a temperatura já melhora um pouco mas as blusas de frio ainda são indispensáveis. Maio eu diria que uns 20 dias vc vai ter que continuar usando pelo menos um moleton. Junho, Julho e Agosto o calor pega e vc pode guardar seu guarda-roupa de inverno. Setembro é o mês de dar boas vindas aos moletons novamente. Outubro já começamos a experimentar temperaturas abaixo dos 10 C. Novembro e Dezembro é hora de pegar aquelas casacos pesados novamente.

Não quero assustar ninguém, só estou querendo ser realista. Conversando com um grande amigo meu, que quer se mudar de Belo Horizonte para João Pessoa na Paraíba, ele me disse que até mudaria para o Canadá, mas o problema é o frio. Dou total razão a ele. Alguém que quer se mudar para João Pessoa, vivendo entre 30 e 40 graus durante quase a totalidade do ano, usando camiseta, sunga e Havaianas no pé, talvez nao ache Montreal um paraíso como crêem alguns.

Bom, esse é o lado ruim. Mas quem disse que o inverno tem que ser ruim? Conheço várias pessoas que gostam muito do inverno. Aqui tem várias coisas para fazer. Vários esportes como patinaçao no gelo, raquette, ski de fond, ski alpin, hockey, snowboard, glissade, caminhada de inverno, pescaria no iglu, moto-neige etc. Além disso, vários parques tem pistas de patinaçao aberto para toda a população. Ou seja, coisas para fazer tem, mas muitas pessoas escolhem ficar somente em suas casas, o que os deprimem muitas vezes.

Por isso, se você pensa em vir para Quebec, venha feliz mas venha preparado. E cabe a você escolher aproveitar ou não o frio. Mesmo que não goste, aprenda a fazer algum esporte de inverno, e saia de casa. Va passear em um parque, jogue bola de neve no seu amigo. Isso faz bem!

Conselho: Nao venha no inverno. A temeperatura baixa é gradativa, quando você está aqui durante todo o ano, seu corpo vai aos poucos acostumando. Desembarcar aqui nos meses de inverno é fria!

Grande abraço a todos,
Rafael

A propósito: Temperatura sábado, 24 de Novembro: -13

lundi, novembre 19, 2007

Fatos e fotos do fim de semana

Este fim de semana foi agitado. Sexta-feira fui jogar squash com o Benoit. Que saudade!! No Brasil jogava regularmente, as vezes até demais, que até cheguei a me machucar. Porém aqui nunca tinha jogado. Mas acho que agora arrumei um parceiro. Tô feliz.

Sábado acordamos e fomos ver a parada do Papai Noel. Com uma agradável temperatura de 0 C, o Papai Noel tem razão de usar aquela super roupa vermelha, porém fico com dó dos Papais Noeis Brasileiros que a usam de baixo de um sol gostoso de 35 C, a ponto de desmaiarem. Mas lá fomos nós, ver se o Papai Noel nos via e quem sabe nos deixava um presentinho. Mas parece que ele estava mais interessado nas criancinhas, que por falar nelas, estavam aos milhares. Todas super encapotadinhas, com as bochechinhas vermelhinhas.

Após fomos passear nos shoppings que ficam por toda a extensão da Rue Ste-Catherine. Estavam incrivelmente lotados, acho que o pessoal teve a mesma idéia brilhante que nós. Passeamos, comemos, e vimos um modesto mas bonito coral de 8 pessoas que se formou rapidamente atrás de nós enquanto olhávamos as vitrines.

A noite se aproximava, e tínhamos um encontro com os Canadiens, o time de hóquei de Montreal. Desta vez a Pat e a Julia foram também e tivemos um tempo muito agradável na Cage aux Sports (Bar esportivo) do Centre Bell, exatamente aonde estavam jogando. O Gino, colega de Hóquei e xará do meu querido tio, Nicolas, nosso amigo da igreja, Lúcio, Julia, Pat e eu vibramos com a sofrida mas empolgante vitória de 7 a 4 em cima dos Bruins de Boston.

Domingo fomos a Igreja de manha, de tarde voltamos pra casa e dormimos aquele sono gostoso de domingo a tarde, felizes de não ouvirmos nenhuma televisão ligada no Faustao, porque afinal, ninguém é de ferro.


mercredi, novembre 14, 2007

Passeio de domingo

Estamos sem novidades... este mês é um mês de estudar muito e fazer muitos trabalhos pra faculdade, pois daqui a pouco o trimestre acaba. Como o tempo está voando!

Domingo à tarde fomos descansar um pouco a cabeça dos estudos e fomos conhecer o museu de belas artes de montreal (http://www.mmfa.qc.ca/fr/). É tao pertinho aqui de casa e nós nunca tínhamos ido... Fomos com o pessoal da igreja e foi muito bom.

Agora no outono a entrada é gratuita... Monet, Renoir, Picasso... de graça! Tinha também uma exposiçao meio " virtual". O tema era a interaçao do homem com a máquina. Eu particulamente nao entendi muita coisa...

Tinha também uma área pra quem quizesse pintar, desenhar, etc. Eu e o Rafa nem arriscamos, é lógico... só tinha gente fera desenhando.

Eu gosto muito de ir ao museu, ver os quadros, as esculturas, ver as expressoes das pessoas.... conhecer um pouco deste mundo à parte que é a arte... mesmo que eu nao entenda muito.

Depois fomos a uma igreja catolica bem antiga e linda fica fica na frente du museu. Na verdade a igreja agora também virou um museu de peças e artigos religiosos.

Enfim, foi uma tarde muito agradável,
Fiquem com Deus,

Pat




lundi, novembre 12, 2007

O gigante dos ares

Hoje, segunda-feira, as 12:30, hora de Montreal, o Airbus A380, o maior aviao de passageiros do mundo pousará no aeroporto internacional Pierre-Elliott-Trudeau em Montreal. Logo após ele viaja para Orlando na Florida e voltará para Montreal na quinta-feira antes de tomar rumo para Paris.

O A380 foi contruído na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha e montado em Toulouse. O aviao tem capacidade para transportar entre 525 e 853 passageiros dependendo da configuraçao.

Abaixo segue um vídeo muito interessante aonde pode ser visto toda a montagem deste gigante em apenas 7 minutos.

lundi, novembre 05, 2007

Arte no Metrô

Para milhares de pessoas que passam diariamente pelo metrô de Montreal, a arte que ali se encontra, passa muitas vezes desapercebida. Diferentemente da maioria dos metros do mundo, aonde as estações são indenticas, os criadores do metrô de Montreal, confiaram cada estação a um arquiteto diferente. O prefeito Jean Dreapeau, queria que a arte não ficasse somente dentro dos museus mas que toda a comunidade tivesse de alguma forma acesso a diferentes tipo de arte. Por isso, como vocês poderão ver nas fotos abaixo, estações muito diversificadas mostrando não só arte mas também um pouco da história do Quebec, como é o caso da estação Papineau. Para os que moram aqui, procurem apreciar os detalhes de casa estação, vocês verão como cada estação conta um história diferente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...