mardi, mai 20, 2008

Explore Programme

Bem, estou participando de um programa do governo chamdo Explore. E um programa que o governo oferece pros residentes permanentes e cidadaos canadenses com objetivo de incentivar o aprendizado das duas linguas faladas no pais : o ingles e o frances. Assim, quem mora numa provincia francofonica pode ir a uma provincia anglofonica pra aprender ingles e vice-versa. Tudo pago pelo governo : curso, alimentacao, hospedagem, exceto a passagem, por 5 semanas. A gente se inscreve e depois de um sorteio vc fica sabendo se foi selecionado ou nao. Na verdade tem muitas vagas, quase todo mundo e sorteado.
Entao, estou em um curso de imersao de ingles. Preciso muito melhorar meu ingles, ja que tenho dedicado somente ao frances neste ultimo ano. Hoje e meu segundo dia de curso. Tem sido bom, tenho conhecido outras pessoas. Tem muitas atividades a cada dia e estamos sempre ocupados e praticando o ingles. Na Universidade aonde estou fazendo o curso tem tambem um pessoal fazendo curso de frances. Isso e bom pq eles sao geralmente anglofonicos e eu posso praticar o ingles com alguem que tem o ingles como lingua materna.
Nao tem nenhum brasileiro aqui no curso. Entao, nao tem jeito de falar portugues...
Bem, esse programa e oferecido apenas pra quem esta estudando, apos o primeiro trimestre de estudos. Acho que e uma otima oportunidade, apesar de estar com muitas saudades do Rafa e contando os dias pra ele venha me visitar!
E isso entao. Abracos!
Pat
Obs. desculpem a falta de acentos...

mardi, mai 06, 2008

Congresso

Será que essa correria nao acaba? Nem...

Pois é, eu estava feliz da vida com o fim das aulas...praia, sombra e água fresca... que só durou poucos dias! Mas também, nunca vi inventar tanta moda...

Pela primeira vez fui a um congresso profissional aqui no Canada. Recebi uma propaganda por email do Congresso da Sociedade Quebecoise de Lipidologia, Metabolismo e Nutriçao, o qual um antigo professor excelente que eu tive faz parte. Me inscrevi e fui. No começo tava meio sem graça de ir porque era num hotel chique e porque nao conhecia ninguém, mas fui assim mesmo. Tomei coragem, acordei 6h10 (quem me conhece sabe o quanto isso é dificil pra mim), peguei ônibus e metrô e cheguei.


Foi excelente! A maioria do pessoal era médico. Confesso que aqueles cabelos brancos me inibiram um pouco, mas fiquei impressionada com a simplicidade de todos eles.

Três coisas me chamaram atençao. A primeira é que os palestrantes declaram os conflitos de interesse no inicio da apresentaçao. Exemplo: se eles sao patrocinados por uma empresa farmaceutica. Nao sei se isso faz alguma diferença de fato, mas achei muito certo essa atitude. Pra gente que assiste a palestra, fica mais fácil julgar os resultados.

A segunda coisa é que o palestrante anuncia toda a equipe de pesquisa : do estagiário ao pesquisador mais importante... as vezes até coloca a foto deles. Mesmo que seja bem rapidinho, achei isso muito respeitoso...ninguém faz nada sozinho nesta vida.

Terceira e ultima : na hora das perguntas, todos, sem exceçao, elogiam e parabenizam o palestrante antes de fazer a pergunta, mesmo se ele já foi parabenizado por outra pessoa.
Ninguém chega atacando o palestrante com a pergunta...tudo no maior respeito. Foi um congresso de palestras excelentes, que muito me acrescentaram. Valeu a pena enfrentar o medinho e ir com fé.

O melhor de tudo : o congresso era de graça para os estudantes de mestrado e doutorado.

Nessa vida de imigrante, a gente enfrenta um desafio atrás do outro. Pode parecer algo simples ir num congresso...fácil né? Realmente é fácil... o difícil é a sua cabeça que nao para de pensar que vai ser difícil...rsrsrs...

A praia, sombra e água fresca ainda vai demorar pra chegar... tô começando a executar meu projeto de mestrado. Que Deus me ajude!

Abs
Pat
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...