mardi, mars 30, 2010

Ingles & francês

Gostaria de deixar uma reflexao para os leitores deste blog que estao imigrando pra o Québec. Temos conversado bastante com alguns amigos brasileiros aqui sobre a famosa questao Inglês/Francês.

Nos brasileiros temos um desafio importante ao imigrar: trabalhar em duas linguas que nao sao nossa lingua materna ao mesmo tempo. Apesar do Québec defender o francês, incentivar e insistir no aprendizado da lingua, temos que admitir que as vezes aprender o francês nao te leva a lugar nenhum se vc nao souber o ingles. O que eu quero dizer é que para algumas areas profissionais, tudo acontece em ingles. É dificil citar que areas sao essas, mas temos amigos na area de marketing, TI, relacoes internacionais e turismo que nos afirmam passar por essa situacao. Claro que podem existir excessoes...

Nestes casos, se vc nao falar super bem o inglês, vc nao vai ser contratado, mesmo se o seu francês estiver excelente. É a realidade. Desde que chegamos aqui a importancia de aprender o francês é incentivada por todos, mas o proprio mercado de trabalho pode te fechar uma porta de trabalho pq vc nao fala ingles super bem. Nao sei se isso é algo que acontece so em Montreal, pelo fato de ser uma cidade bilingue, ou se isso acontece em virtude do tipo da profissao somente.

Claro que o ideal é ser perfeitamente bilingue, o que significa nao somente falar as duas linguas, mas trocar de uma pra outra como se fosse natural....rsrsrs... Na minha area por exemplo muitos empregos exigem o biliguismo, outros nem tanto... depende. Aqui em Montreal tem hospitais mais anglofonicos e outros mais francofonicos... assim da pra escolher, mas acaba que vc tem que saber as duas linguas no fim das contas. O que nao acontece com um amigo que trabalha com marketing... nunca falou francês no trabalho.

Nao podemos imigrar pensando que so o francês importa. Mesmo que imigremos pro Quebec, o Canada é um pais de maioria anglofônica e vizinho dos EUA. A lingua des relacoes de serviços e comercio entre as provincias é o ingles.

Bem, o objetivo deste post é alertar quem esta chegando ou quem esta aqui a pouco tempo. Cabe a cada um descobrir a lingua mais importante pro tipo trabalho que quer exercer. Isso evita um desgaste enorme ! Continuo sendo do partido do francês que é uma lingua linda que me abriu um outro mundo. Mas achei importante postar esse assunto aqui, pois muitos brasileiros chegam aqui sem saber ingles direito, pensam so no francês e acabam passando uns apertos...

abs
pat

vendredi, mars 26, 2010

Heroi!

Pois é pessoal, eu nao queria dizer nada nao a respeito do meu reconhecimento mundial, mas segue ai um video... As imagens falam por si propria.

Clique aqui para ver o video. Vc pode ve-lo pelo blog também, mas a imagem fica um pouco cortada.

Abraços,
Rafael

dimanche, mars 14, 2010

Mês da nutrição


O mês de março é o mês da nutrição aqui no Canadá e o tema este ano é "Vamos celebrar os nossos alimentos... da nossa terra até a nossa mesa".

No dia 17 de março, alguns eventos e informações sobre nutrição estao disponivéis no Quebec.

- Ligue de graça para 1 866 233-3310 (segunda a sexta de 9 h à 17 h) e nutricionistas responderam suas perguntas.

- Jogo interativo pra saber os principais alimentos produzidos aqui e de qual provincia eles vem (bem legal! Eu joguei...rsrsrs.)

- Na Place Ville-Marie (centro de Montréal), uma équipe de nutricionistas estará disponivél para responder as questões do público entre 9 ás 16h.

- No site Dietitians of Canada tem outras informações sobre alimentos organicos, receitas, etc. Cilque aqui.

- Os serviços e eventos variam de provincia pra provincia. Clique aqui para saber os eventos na sua cidade.

lundi, mars 01, 2010

Passeio ao chalet

Passamos um fim de semana num chalet com alguns amigos e seus filhos fofos. Ir ao chalet é uma tipica atividade de inverno aqui no Quebec... bom pra descansar e curtir o inverno. Um programa bom e barato.

Foi uma otima oportunidade de passar um tempo com nossos amigos, comer bastante e fazer a «raquette» que é um negocio em formato de raquete que colocamos no pé pra fazer caminhada na neve. Apesar de nao ter muita neve, deu pra aproveitar bem. Pena que so filmamos o passeio de raquette dos meninos... as meninas foram no dia seguinte, enquanto os rapazes ficavam cuidando das crianças. Foi a primeira vez que atravessei a pé um lago inteiro completamente congelado!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...