dimanche, septembre 26, 2010

Dinheiro (não) compra felicidade?!?

Queria aqui colocar um post que li no blog do nosso amigo Adilson. O Aldison é um Brasileiro que morava aqui em Montreal até recentemente e que por motivos pessoais decidiu, ele e sua esposa Bia, voltarem para o Brasil para continuar a vida na capital financeira do pais. Ele escreve um blog super legal que conta esta transiçao de Montreal para Sao Paulo. Clique aqui para acessa-lo.
Vai ai o artigo publicado esta semana...



Recentemente vários jornais e revistas daqui noticiaram uma pesquisa realizada por um grupo da Universidade de Princeton sobre o valor (monetário ou financeiro) da felicidade. Pra quem não leu, abaixo segue o link de uma das matérias.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,dinheiro-pode-sim-comprar-alguma-felicidade-mostra-estudo,606056,0.htm

Sem querer entrar naquelas piadinhas do "dinheiro não traz felicidade, manda buscar" (ou similares), gostaria de comentar um pouco os resultados da pesquisa. Acho que tem muito a ver com o Canadá e, por que não, com minha situação atual.

Segundo a pesquisa, o "teto" até onde mais dinheiro traz mais satisfação gira em torno de 75mil dólares americanos por ano. Isso não quer dizer que se você ganhar mais do que isso por ano será infeliz, muito pelo contrário. Isso quer dizer que o dinheiro para de fazer uma diferença significativa na sua felicidade a partir dessa quantia.

Com os 75mil dolares americanos, um indivíduo pode suprir, com relativa folga até, as necessidades "básicas" de toda pessoa, como moradia, alimentação, vestimentas, etc... e até um pouco de lazer também. Ainda segundo a pesquisa, ganhar mais do que isso traz alguma satisfação, mas não muita. Até porque, em grande parte dos casos, rendimentos maiores do que isso estão diretamente relacionados ao incremento no trabalho (mais responsabilidades ou uma promoção, por exemplo), ou mesmo mais de um emprego. Em ambos os casos, a pessoa acaba por ter menos tempo e disposição para usufruir dos ganhos.

Isso tem muito a ver com o Canadá, principalmente quando olhamos para a pesada carga tributária. Explico: Conforme o rendimento cresce, a mordida do leão fica proporcionalmente maior, chegando a ser abusiva até. Logo, os ganhos financeiros de um aumento de salário ficam tão diluídos que a tal promoção no emprego fica pouco atrativa!

Imagine um quebecois, Jean-Pierre. Ele trabalha em um escritório e ganha uns 50 mil dólares anuais. Certo dia, o chefe dele chega e diz: Tabarnac, digo, Jean-Pierre, você é um cara trés-cool e vai ser promovido a gerente. Antes de ficar feliz e encher a cara, Jean-Pierre faz as contas: Ganho 50 mil. Como gerente, devo ganhar uns 60. O aumento anual é de 10 mil... Bom, tira daí os impostos, já falamos em cerca de 6 a 7 mil. Divide por 12 meses, e estamos falando de cerca de 500-600 dolares a mais no bolso por mês... Jean-Pierre analisa se o trabalho extra todo dia, stress de ter funcionários malas, responsabilidades, etc etc etc valem esses 500 paus... Muitos "Jean-Pierres" por aí vão achar que não, e recusar uma promoção.

Isso por aqui seria um absurdo! Existe essa "necessidade" de sempre ganhar mais e querer mais. A falta dessa ambição é uma falha grave e mal vista pela empresa. Não existe o apego ao tempo livre com a familia e amigos, tempo para o lazer e para fazer o que quiser (mesmo que seja "fazer nada").

Sei lá, me aborrece essa relação de "dependência" das pessoas com seus trabalhos. Eu, pessoalmente, até gosto do que faço, mas não tanto assim. Por isso fico puto qdo tenho que trabalhar além do que combinei com empregadores. Claro, sempre há momentos de crise... mas crise todo dia ou toda semana não né? E o pior é você sair do escritório no horário certo e ouvir daquele babaca do corredor: "O que aconteceu, está desmotivado?"... putz, uma merda...

No fim das contas, sinto falta dessa maneira de ver a vida. Onde o foco (ou centro) não é o trabalho, mas as horas fora dele. E onde ganhar "só" os 75mil por ano é mais do que suficiente! :)

vendredi, septembre 03, 2010

Estagio pra ordem profissional

Poucos dias apos chegar da Africa comecei um estagio no Hospital Sacré-Coeur de Montreal. Como acabei meu mestrado no verao, eu continuo este outono o processo pra se tornar membro da Ordre professionnel des diététistes du Québec. Sendo membro da ordem eu poderei trabalhar como nutricionista aqui no Quebec. Foi a Université de Montréal que conseguiu o estagio pra mim (existe um setor de estagio la).

Este estagio é na area de gestao da alimentacao do hospital.Esta sendo muito bom o estagio e as pessoas sao muito simpaticas, graças a Deus. A pior coisa do mundo é fazer estagio com gente mal humorada, é ou nao é? Esta sendo uma correria so, pois ao mesmo tempo estou fazendo as duas ultimas materias que a ordem me pediu. Teoricamente eu teria que fazer as materias primeiro e depois o estagio. Entretanto, depois de muita insistencia e oracao até que consegui fazer os dois ao mesmo tempo pra ver se acabo logo com isso.

Estou achando o estagio extremamente organizado. Cada dia eu tenho uma lista de atividades especificas a serem feitas e a minha coordenadora de estagio é super atenciosa. Eles fazem um avaliacao super interessante da performance dos estagiarios. Estou achando muito proveitoso, apesar de nao gostar de gestao e preferir a area clinica.

Tenho que fazer 30 semanas de estagio tempo pleno pra ser membro da ordem profissional. Se tudo der certo, as 30 semanas acabam em abril. O primeiro estagio é na area de gestao alimentar do hospital, o segundo sera em nutricao clinica (com os pacientes do hospital) e o ultimo estagio é em nutricao publica. Este ultimo eu devo fazer em outro lugar.

Apesar de que a faculdade deveria me oferece um estagio, a preferencia é dada informalmente pra as pessoas inscritas no programa de bacharel. Eu, como uma das pessoas procurando a equivalencia de diploma, tenho que fazer um esforço maior pra conseguir o estagio que eu quero. Usei duas estratégias: insistencia, contatos e trabalho voluntario.

Comecei a mandar alguns curriculos como se eu pudesse trabalhar como nutricionista. Claro que eu sabia que nao poderia trabalhar como nutricionista, mas quem sabe isso nao me abriria porta pra um estagio? Consegui uma proposta de estagio depois de 4 curriculos enviados. Achei positivo.

Uma outra boa estratégia que utilisei pra conseguir um estagio foi de fazer um trabalho voluntario duas vezes por semana num centro de tratamento nutricional pra gravidas (DDM) durante algumas semanas das minhas ferias. O trabalho era tao legal que eu perguntei se eu nao poderia fazer um estagio la no outono. Nao é que deu certo? Qdo cheguei da Africa recebi uma mensagem dizendo que eles abririam uma vaga de estagio pra mim este outono. Infelizmente, o hospital ja tinha me aceitado um dia antes de eu viajar pra Africa e eu tb ja tinha respondido positivamente ao hospital, uma vez que nao tinha recebido nenhuma resposta do DDM. Uma pena que nao deu certo o estagio no DDM, mas pode ser que no inverno eu possa fazer o estagio de nutricao publica la. Existe uma chance. Foi uma boa estratégia eu acho.

Resumindo, tenho 4 propostas de estagio, sendo que eu tenho que fazer so 3. Tem que correr atras minha gente... mas no final tudo da certo.

Mal acabei o mestrado e estou continuando um outro projeto rumo a ordem profissional. Mas estar de volta a pratica, mesmo que em estagio, nao tem preço. Depois de 3 anos em meio de livros, périodicos, analises e horas de digitacao... como é boa a pratica!!!!

Deus é bom.

pat
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...