lundi, décembre 17, 2007

Fim das aulas


Ai, que sentimento bom de estar de férias! Este primeiro trimestre foi um tempo de grande crescimento... Muito aperto, stress, mas muito aprendizado.
Quando comecei o mestrado em Nutriçao, sabia que iria estudar muito, mas nao imaginava o quanto! Perdi as contas de quantos artigos eu li nestes ultimos três meses. Minha cabeça mudou a respeito de muitos temas da minha área: obesidade, cancer, anorexia, bulimia, metabolismo, transgenicos, etc...

Descobri o quanto ainda é difícil fazer uma intervençao eficiente a nível de saúde pública, mesmo quando se tem muito dinheiro. Educaçao alimentar... que desafio!

Foi muito bom este tempo na faculdade. Os professores excelentes, com raras exceçoes. Descobri também que aluno é aluno em qualquer lugar. No começo achava que aqui os alunos eram super alunos, que tinham um nível maior do que o nosso no Brasil, etc. Que nada... tem aluno bom e ruim... nada de novidade.

Realmente nao foi fácil, mas nao foi impossível. Fazer um mestrado numa outra lingua é um desafio. Tem expressoes da minha área que aprendi na marra... nem sabia do que se tratava. Fiquei uma semana pra decifrar uma palavra que o professor falava toda hora: Écart-type? O que será isto? Finalmente descobri, significa desvio padrao (Ah!).
Entreguei todos os meus trabalhos em francês (20 a 30 páginas cada)... até suiei!

Fiz também boas amizades... de vários países que nem conhecia direito. Amigas preciosas que me ajudaram bastante no francês, me mostrando como funciona isso ou aquilo na faculdade, sobre o mercado de trabalho, sobre o reconhecimento do diploma, sobre os cursos bons ou ruins, dicas sobre lojas, restaurantes, etc. E o mais importante, passeamos, rimos e aproveitamos muito juntas!

Tenho duas amigas que estao no processo de reconhecimento de diploma e todas as duas tiveram que fazer um estagio e de 1 a 3 materias do bacharelado. A propria faculdade arranjou o estagio pra elas. Depois disso elas já podem começar a trabalhar. Vou tentar fazer o mesmo.

Gostei muito da Universidade de Montréal até o momento. Pra quem pensa em estudar aqui em Montréal, venha com bastante disposiçao que realmente é dedicaçao total.

Com relaçao aos meus planos iniciais ao vir pra cá, fecho este ano com um saldo positivo e muitas expectativas e desafios pro ano que vem!

Aqui a vida anda pra frente!
Deus é bom!!

Abraços
Pat

4 commentaires:

Anonyme a dit...

Parabéns, parabéns!!!!!
Sei o quanto vc merece...
Tudo de bom nessa jornada e curta bastante as férias
Grande abraço,
Adriana

Anonyme a dit...

Parabéns por este início nos estudos... um dia eu chego lá também...
fico sempre grato a estes relatos demonstrando que é possível...

tudo de bom

Diogo

Anonyme a dit...

Parabéns! Pela garra e pelo exemplo.

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! a dit...

Pat,
Primeiramente parabéns pelas conquistas! Sou fisioterapeuta e já pesquisei alguns mestrados em minha área aí em Montréal. Vc fez algum contato daqui do Brasil ou começou pesquisa quando chegou aí? Penso em fazer um projeto de pesquisa para apresentar para os professores que seguem a mesma linha de pesquisa que eu, o que vc acha, pode me dar algumas dicas?
Desde já agradeço,
Priscilla

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...