dimanche, septembre 14, 2008

Triathlon em Montreal

Sábado 13 de Setembro de 2008, 11 :30 da manha. Á aguá estava gélida. Venho acompanhando a temperatura da água do Bacia Olímpica de Montreal já faz um tempo. Antes de irmos para o Brasil no final de Julho, a temperatura estava da agua estava a 28 graus celcius. Perfeita. Quando voltamos do Brasil, ela já tinha caído 3 graus. Como eu nao tenho uma “wet suit”, que ajuda manter a temperatura do corpo, comecei a me preocupar com a temperatura que caia a cada dia. Um dia antes da prova os termômetros já registravam 22 C e na manha do triathlon agua estava 19 C. Digamos que me lembrei daquelas belas cachoeiras de Minas Gerais no inverno.

Durante toda a semana a meteorologia anunciava chuva para o sábado. Deus abençoou, a meteorologia estava errada. Lindo dia de sol, quente, temperatura de meio dia em torno de 22 C. Perfeito.

Fazia dois meses que eu estava treinando para este triathlon. Dizem que quem faz triathlon uma vez que é picado pelo mosquitinho e nao consegue mais largar. Comigo tem sido um pouco assim. Fiz o meu primeiro quando eu tinha uns 14 anos, nao me lembro bem. Logo em seguida quebrei as duas pernas e parei. Me esqueci completamente. 8 anos depois, está eu lá novamente, competindo do Hawaii. Durante meus 5 anos que passei por lá, fiz umas 5 provas. Depois disso machuquei meu joelho, voltei para o Brasil, fiz outros esportes mas deixei o triathlon de lado.

Morando agora em Montreal, nunca pensei que retomaria com esta paixao. Mas como o verao aqui é curto e tem que se aproveitar ao máximo, voltei a treinar e chamei dois outros para treinar comigo, Benoit e sua irma Ariane.

Treinamos mais ou menos uns 2 meses. Cada um no seu ritmo. Benoit com 2 filhos e um trabalho tempo integral já saiu em desvantagem. Ariane é uma esportista nata, já fez de tudo nessa vida e para ela foi mais fácil adquirir ritmo.

Eu fui passar um mês no Brasil e contei com a ajuda incansável e essencial do meu personal e sobretudo amigo Junior.

A prova começa, sinto aquela água fria invadir meu corpo. Já me perco do Benoit logo no começo. Nao reconheço mais ninguém. Tudo o que vejo sao roupas de neoprene pretas ao meu lado. Cada um tentando conquistar seu espaço na aguá. Tomo umas mãozadas, dou outras. Para combater um frio, nado um pouco mais rápido do que eu tinha treinado. Da metade pra frente, encontro meu ritmo e vou nele até o fim. Findado os 750 m de nataçao. Meu tempo até o momento é de 14 min e 22 segundos.

Parto para a bicicleta me sentido novo. Pego a minha Cervélo azul e entro no belo circuito Gilles Villeneuve. Logo imprimo meu ritmo. Me sinto bem, e pedalo mais rápido do que nos treinos . Passo alguns ciclistas e sou ultrapassado por outros. Logo encontro um que andava mais ou menos no meu ritmo. Vou com ele até o fim. Termino os 20km do ciclismo com um tempo de 36 min e 45 seg. Média de 32.7 km/h.

A corrida é o meu grande desafio. Minhas pernas estao bambas. Confesso que no meu primeiro km pensei em andar. Mandei o pensamento para escanteio e manti minha velocidade acima de 10 km/h. Nesta hora o sol já começava a castigar. Tentei me concentrar na bela paisagem do circuito que circula a bacia olímpica. Peguei alguns copos de água que estavam pelo caminho e joguei na cabeça para refrescar. Depois de uns 20 min correndo, já consigo ver a linha de chegada. A partir daí tentei imprimir um ritmo mais forte. Confesso que estava cansado. Quando fui me aproximando da linha de chegada as pessoas ao redor gritam para me incentivar. Vi a Pat. Ela estava tirando umas fotos de mim. Fiquei feliz em vê-la, isto me deu mais força pra continuar. Logo vi o Lúcio a Júlia e o Daniel. Alarguei meus passos, dei o sprint final, levantei o braços e cruzei a linha. Valeu o esforço. Pensei um fazer os 5km entre 30 e 32 min. Fiz em 26min e 25 seg. Média de 11.3 km/h.

Meu tempo total foi de 1h 17min e 49seg. Quando comecei a treinar para este triathlon, minha meta era fazer abaixo de 1h 30min. Objetivo alcançado. A linha de base foi reestabelecida. Ano que vem, se Deus quiser tem mais. A Ariane terminou sua prova em 1h 19 min 02 seg e o nosso amigo Benoit em 1h 22min 55seg.

Agradeço a Deus que meu forças para treinar. Ao meu fan clube que me apoiou durante todo o percurso. Lúcio, Júlia, Enpezao, minha queria Pat e nosso amigo Thiagao que falou que agora estou igual ao Robinho. Corre, pedala... e nada.

Parabéns também ao nosso amigo Lucio Flávio, vulgo monsieur, que completou neste 13 de Setembro a meia maratona de Montreal, com o impressionante tempo de 1h 41min e 35seg. Parabéns monsieur, você falou que ia fazer e fez mesmo. 21 km nao é para qualquer um nao.

Fiquem com as fotos,
Abaços,

Rafael



Benoit e Ariane antes da prova

Ariane sentindo o gelo da água antes da largada

Triathletas conquistam seu espaço na saída da nataçao

Chegada da nataçao

Eu saindo da água e cruzando a passarela para pegar a bike

Benoit saindo da água

Ciclistas na curva do grampo

Eu me dirigindo para a saída do ciclismo

Correndo ao redor da bacia olímpica

Quase lá!

Lúcio, Júlia e Daniel dando aquele apoio

Os 3 campeoes!

A Pat e eu depois da prova

Bela imagem da bacia olímpica

Valeu galera!!

4 commentaires:

Leonor a dit...

Esses meus amigos estão super de parabéns, muito saudáveis! Depois de ler sobre o triathlon aqui no blog e ver as fotos da meia-maratona no orkut do lúcio, até me senti incentivada a começar algum esporte! Abraços, saudades!

Rafael a dit...

Valeu Leonorzinha, Nao podemos para de fazer esporte. Ano que vem vamos correr a lagoa juntos combinado? Bota essas pernas pra mexer ai,
Abraços,
Rafael

Anonyme a dit...

Olha a falsidade da Leonorzinha...Esse bicho tá me enrolando não é de hoje, kkkkkk.

Parabéns Rafito, sua perseverança é de horrorizar.

Grande abraço,

Rebs

Anonyme a dit...

Obviamente em "premier" lugar congratulações por enfrentar águas frias, pois sem dúvida é a pior parte do triathlon, pois, quando entramos no "safe state" temos a clara informação mental que poderiamos cruzar a terra.
Bem, é claro que não é simples assim.
Mas esporte é isso aí.
Estaremos chegando no próximo dia 06, eu, lú e gaby nossa filha.

Se possível juntos, nós iremos comer outro "fillet miauuuuuu" não em São João del Rei,ao lado da estação de trem, lembram???
e sim em Trois-Rivieres ou Quebéc.

Saudades. e parabéns novamente.

xiko e lú.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...