vendredi, décembre 18, 2009

Entre dois ladrões

Parece que o mundo realmente esta ao inverso. O dinheiro tomou um lugar no coração e na mente das pessoas e os seres humanos foram esquecidos. Criamos um sistema aonde a única coisa que importa é vender pelo preço mais barato, não importando se são crianças ou pessoas trabalhando em condições de escravidão, desde que consigamos produzir mais por menos.

Por isso que digo que quando eu estava em Toronto, eu morava entre dois ladroes. Wal M. de um lado e Mc D. do outro. O pior de tudo é que são ladroes legalizados. Trabalhadores do primeir citado nao podem se organizar em sindicatos. Quando uma empresa destas se instala em uma cidade, os comércios locais morrem de um ano para o outro. Aquela família que tinha um pequeno comércio que os sustentava por gerações, agora sao obrigado a fecharem as portas porque não conseguem competir com este monstro que escraviza pessoas do outro lado do planeta para vender mais barato do lado de cá. Muitas pessoas são obrigadas a irem trabalhar nesses lugars, quando existe algum trabalho, por um salário de miséria e sem nenhum beneficio. O Mc D., acaba com florestas e terras cultiváveis que antes produziam algum alimento para as pessoas locais afin de monopolizar o mercado de gado e para produzir carne e assim continuar engordando os Norte-Americanos. A carne produzida por esta empresa é uma mistura de tudo quando é parte do boi, que depois de esmagadas e passadas por diversos processos, inclusive de ser lavada com amônia. A carne vira uma massaroca branca sem qualquer sabor. O sabor que conhecemos é produzido em laboratório e depois introduzido nessa massa branca que eles chamam de carne.

Quantos bilhoes a mais essa empresas precisam lucrar? Será que já não é o suficiente tanto dinheiro? O pior de tudo é que quanto mais ricos eles são, mais eles querem. Tudo em nome do lucro...

Na sociedade moderna, o lucro nunca foi tao maximizado e o salário tao minimizado. Antigamente aqui no Canada, um trabalhador qualquer comprava sua casinha, tinha sua família sem se preocupar muito com as questões financeiras. Hoje, comprar casa por aqui ainda é bem possível, mas ao invés de financiar em 5 ou 10 anos, eles os fazem em 25 anos. No Brasil nem se fala, quando um chefe de um empresa ganha um salário de 30, 40 mil por mês, tem um apartamento de 2 milhões de reais enquanto um funcionário que trabalha ao lado ganha 1000 reais (quando ganha isso) e tem que fazer milagre para ter sua casinha a 2 onibus e um metro de distancia do trabalho.

Me pergunto, quando foi que decidimos criar um mundo tão desigual e tão cruel para nossa própria raça? Os Estados Unidos agora estão criando um super navio gastando mais de um bilhao de dólares para combater os piratas na Somália. Imaginem se eles investissem esse dinheiro nas pessoas daquele pais que tem sido exploradas por todos os lados. Para mim os verdadeiros terroristas e piratas nao sao aqueles coitados Somalianos, mas o outro lado que inflaciona o preço dos alimentos, fazendo com que os países pobres não tenham como adquirir o básico para não morrer de fome. Depois vem os países “desenvolvidos” e jogam as migalhas de volta em forma de ajuda humanitária.

Depois de todo esse teatro que vimos em Copenhagen, para mim ficou a frase proferida pelo Hugo Chavez, que na minha opinião resume tudo: “Se o clima fosse um banco, um banco capitalista, nos já o teríamos salvado”

Coloquei um vídeo bem interessante ai para vocês assistirem que achei no blog Les Lapin. Vale a pena assisti-lo. Ele é super bem feito e gostoso de ver. Se você entender Inglês, veja-o na lingua original que é muito melhor, senao, veja a dublagem em Portugês que ficou boa também.

Abraços,
Rafael




4 commentaires:

Dra. Ana Maria Luna Ramalho a dit...

O mundo está apodrecendo... com certeza! Existem documentários excelentes que provam que o homem pela ganância e pelo poder vai destruir nosso planeta e a civilização por completo! Um deles é o filme The Corporation! É chocante, trata justamente sobre as empresas do mal! Enfim... nossos filhos é quem vão sofrer as consequência mais drásticas!
O importante é fazer a nossa parte e tentar sobreviver a tudo isso!
Adorei o post!
Bjs pra vcs,
Aninha

P a dit...

adorei o seu post...
...e tenho que confessar: não tenho uma opinião positiva sobre o futuro. acho que a humanidade caminha em uma marcha destrutiva. talvez com uma situação calamitosa possamos reagir, já que quando falamos de problemas que virão daqui a 50 anos parece tão distante e não agimos: nem pessoas comuns nem governantes. uma das coisas mais difíceis do mundo moderno é que, mesmo discordando de tudo o que vemos por aí, é muito difícil consumirmos coisas isentas de toda essa ruindade. não tem como escolher uma roupa, uma pasta de dente, um alimento 100% livre desse meio inescrupuloso de produção. podemos realmente tentar fazer nossa parte onde der e esperar por um mundo melhor.
:-/

Luiz a dit...

Caros Rafa e Pat,
Não vejo os blogs com frequência, mas hoje passei aqui para desejar um Ótimo Natal para vocês e toda sua família!!!
Abraço

Anonyme a dit...

Concordo até com as vírgulas. Me pergunto todos os dias como a mente e o coração das pessoas podem pssar a enxergar a verdade e ver a crueldade que fazem com o próximo e a, longo prazo, consigo mesmas.
O que podemos fazer além de falar e agir de acordo com o que falamos? É uma luta bem difícil... Acho que quando o sistema educacional estiver a favor disso, pode ser que consigamos reverter o quadro...
Adorei o texto.
Abraços.
Vanessa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...