jeudi, août 19, 2010

De volta em Montreal





Chegamos da Africa ontem a noite... nossa cabeça ainda esta meio nas nuvens, pois tudo o que vivemos nestas ultimas 3 semanas virou meio a gente de cabeça pra baixo.

Foi uma experiencia maravilhosa e enriquecedora a viagem pra o Benin e o Burkina Faso.

Fomos com uma equipe de uma igreja francofona daqui de Montreal chamada CCM (Centre Chrétien Métropolitain). Alguns membros desta igreja estao criando uma ONG chamada ANAYI, que significa «ponte» en fon, um dialeto do Benin. A ONG, que nao tem vinculo algum com a igreja, busca criar pontes entre profissionais com o objetivo de colaborar na formacao de pessoas no Benin e Burkina Faso em diversas areas. Além disso, a ONG busca abrir centros de ajuda com bibliotecas, centro de informatica e tambem participar em projetos locais em diversas areas como saude e educacao.

A nossa equipe tinha 1 medico, 1 enfermeira, 1 nutricionista (eu), 1 produtor de video (rafa), 1 senhora em aconselhamento feminino, 1 pastor, 1 pessoa na area de telecomunicacoes. Tem tambem uma equipe organizadora da viagem que é formada por pessoas do Benin.

Os primeiros dias no Benin foram meio um choque, pois nos confrotamos com muita pobreza e situacoes precarias de vida. Sei que no Brasil tem muita pobreza, mas la no Benin a situacao é até dificil de descrever. Pra se ter uma ideia, a taxa de mortalidade infantil no Benin é tres vezes maior que a do Brasil. No Benin apenas 34,7% da populacao é alfabetizada e a esperança de vida é de apenas 59,92 anos. No Burkina Faso a situcao é ainda pior. Ficamos na capital de cada pais, mas as nossas atividades eram na maioria dos casos fora da cidade, nas vilas e povoados da regiao. Visitamos cada povoado que voces nem acreditam... igual cena de filme... vcs verao nas fotos.

Depois vamos postar mais fotos e videos no blog. Na verdade estamos usando o blog como um registro da nossa vida pra nos mesmos... Queridos leitores interessados em imigracao nos desculpem, mas vamos sair do tema um pouco. De uma forma ou de outra, o Canada é cheio de organismos humanitarios e o pessoal participa bem.

É engraçado ver que quando a gente vive num pais bem desenvolvido a gente fica mais sensivel à questoes ligadas a pobreza. Por outro lado, mesmo que os problemas de paises desenvolvidos e pouco desenvolvidos diferem, no contato individual a gente vê que as necessidades e sentimentos do ser humano continuam as mesmas: falta de amor, problemas relacionais, tristeza, etc.

Apesar de um choque de tristeza nas primeiras semanas, conseguimos ver a força e a alegria de viver do africano, o que nos impressionou diversas vezes.

8 commentaires:

Leonor a dit...

Que orgulho dos meus amigos!
Espalhando o bem pelo mundo afora!
Saudades!
Beijos

Drinho e Nessa a dit...

Puxa Pat e Rafa, que notícia maravilhosa... acompanhamos o blog de vc´s a algum tempo e essa viagem q vc´s fizeram à Africa aqueceu nosso coração. Estamos chegando em Montreal na segunda-feira e teremos o maior prazer em conhecê-los. A igreja que vocês frequentam tem site? Fiquem na graça e paz do Senhor,
Drinho e Nessa.

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! a dit...

Nossa, so tenho uma palavra : PARABÉNS!!! Vou adorar ler as outras postagens.

Pri, Mau e JP

Anonyme a dit...

A foto que eu mais gostei foi do rafão com a camisa do Galo. Além do evangelho é preciso também dar bom exemplo, né? kkkkk

Anonyme a dit...

Parabens pelo gesto de vcs.. Doar-se ao proximo.
As fotos sao lindas. As criancas de la tem um olhar especial e um sorriso contagiante. Elas parecem felizes mesmo vivendo aonde vivem. Nao conhecem outra vida.
Mais uma vez parabens.
Deus os abencoe.
Jessica

Mirian a dit...

Digo e repito: precisamos de mais Rafas e mais Pats pra fazer esse mundo melhor! É muito legal quando nos deixamos ser usados por Deus, né? Não consigo nem imaginar que experiência maravilhosa de ve ter sido!

Rebeca a dit...

Amiga, aquela foto sua com uma criança amarrada na capulana ficou ma-ra-vi-lho-sa!

Dá vontade de voltar pra cá, num dá? Da próxima vez estiquem até Nampula que eu vou levar vcs na Cabo Frio de Moçambique : )

O anônimo que comentou sobre a camisa do Galo é um conhecido meu.

Bjokas

vanessa a dit...

Nossa! Que experiência maravilhosa! =)
Parabéns!
Abraços,
Vanessa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...