Descobri também um trabalho que me fascinou. Já fiz um post anteriormente aqui sobre meu trabalho que guia turístico aqui no Canadá, mas como a temporada terminou agora, tenho que dizer que este trabalho é a minha cara. Estou sempre conhecendo novas pessoas, novas culturas, novas cidades, novas atividades. Enfim, ainda que a maioria dos circuitos seja o mesmo (Toronto, Niagara, Ottawa, Mont Tremblant, Quebec, Montreal), a cada tour eu volto com novos conhecimentos, de cidades no interior da Espanha, do México, ou simplesmente fascinado com as histórias das pessoas que conheço a cada tour. Mas como nem tudo no mundo é perfeito, o lado ruim deste trabalho é ter que ficar tanto tempo longe de casa, dormindo em hoteis longe da Pat.
Este final de ano porém, comecei a fazer um novo curso. Um que eu possa aliar minha vontade de continuar sendo guia com a necessidade de não estar o tempo todo na estrada. Entrei no Institut de tourisme et d'hotellerie du Québec (ITHQ) para fazer o curso de guia turístico de Montreal. Na cidade de Montreal, para se fazer um tour guiado, o guia tem que ser credenciado. O problema é que para ter a permissao, precisa-se passar por um curso com uma duração de 7 meses. Ja faziam 3 anos que o curso nao era oferecido e este ano só abriram 24 vagas para os mais de 70 aplicantes. Daí voce imagina minha preocupação de não ser aceito. No final das contas, o que contou ao meu favor foram os idiomas, principalmente por eu falar o Português, ja que o mercado Brasileiro esta esquetando o mercado por aqui.
Pois é, agora to nessa de novo, voltei ao banco da escola. O curso é super bacana e estou adorando saber mais sobre a historia de Montreal.
De tempos em tempos vou postando algumas coisas interessantes que estou aprendendo.
Por enquando seguem algumas fotos do pessoal com quem viagei durante esta temporada.
Com a temperatura hoje a noite chegando a 0 grau, desejo a todos um feliz final de outono. A proposito, historicamente, o primeiro dia do ano a ter traços de gelo em Montreal é o dia 18 de Outubro, e o primeiro dia (média historica) a registrar 5 cm ou mais no solo é o dia 16 Novembro.
Abraços,
Rafael




