lundi, février 07, 2011

Em busca dos peixes






Trabalhar pra clientes de muitas culturas diferentes sempre foi algo que me intrigou. Eu ficava pensando... como eu vou fazer pra saber os habitos alimentares de gente de tanto lugar diferente?
Nao apenas os alimentos sao diferentes de uma cultura a outra, mas também o horario das refeiçoes, o tipo de combinacao dos alimentos, os mitos... enfim muita informacao!!!

Essa semana estava trabalhando numa lista de peixes e frutos do mar consumidos por clientes de varios lugares (China, Congo, Gana, Japao, Haiti, Bangladesh, entre outros). Esta lista é pra guiar nutricionistas a compreender os peixes consumidos pelas clientes. Peixe-bola, peixe gato, peixe rosa, peixe-leite, peixe azul, thonson, lambi, merlan, etc.

Esta semana, depois de uma longa procura descobri que o famoso peixe defumado do Congo é o peixe-gato (o qual eu tb nunca tinha ouvido falar). Fui com uma cliente de origem africana num mercado africano em Montreal. Gente... quando entrei la parecia que tinha chegado na Africa. Legal d+. O moço atendente ficou chocado que eu nao conhecia o tal peixe gato...rsrsrsrs.

Levei pras nutricionistas verem e elas foram apresentadas ao peixe-gato pela primeira vez. O bom é que sabendo agora que o peixe do congo é o peixe-gato podemos analisar seu conteudo em omega-3 e sua contaminacao por mercurio. Com a lista de peixes podemos tentar preservar a cultura das clientes em vez de toda vez faze-las comerem salmao.

3 commentaires:

DP e EA a dit...

Olá Patricia,

O Peixe-Gato é conhecido aqui no Brasil como Bagre. Aqui em casa a gente adora ele, dá um caldo muito bom!

Abraços,
EA
http://vidaquebecois.blogspot.com

Rê e Thatá a dit...

Muito legal essa experiência com tantas culturas...
Moramos em Sampa, mas somos do ES. O peixe que mais comemos lá é o badejo. Principalmente na tradional moqueca capixaba? Conhecem? Bom, qdo chegarmos ai a gente faz uma na legitima panela de barro capixaba (é pesada, mas não vivemos sem uma)!

abs,

Michel e Vanessa a dit...

Oi Pat! Gostei muito do blog de vcs!!! Parabéns! Vi que vc é nutricionista.....eu sou nutri e trabalho como coordenadora de pesquisas no HCPA aqui em POA(vi que em Montreal tem muitas Industrias Farmacêuticas)...Vc sabe me dizer como é a área para nutrição? Acha que consigo validar meu diploma e fazer uma pós graduação? pode me falar da faixa salarial? bolsa de estudos?

Segue meu e-mail se preferir: vanessaalves01@yahoo.com.br

Muito obrigado!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...