samedi, avril 30, 2011

Ordem profissional

Ontem foi o ultimo dia do processo pra se tornar membro da OPDQ (conselho de nutricao do Quebec). Nem acreditei :-) Bom d+!!!!!!

Foi um processo que durou 1 ano e meio e consistiu em 3 cursos nivel bacharel e 30 semanas de estagio nas três areas de nutricao (gestao, clinica e publica). Citando assim parece até que foi rapido e facil, mas nao foi nem um pouco. Tive que me adaptar a inumeras coisas necessarias pra estar apta a trabalhar aqui. Por exemplo, aqui muitos exames sao em mmol/L e nao em mg/dl como no Brasil e as recomendacoes nutricionais sao diferentes em alguns aspectos, etc.

Os estagios foram OTIMOS... todos eles. Gostei muito do ambiente de trabalho aonde fiz meus estagios. Eu particularmente gosto do jeito canadense: trabalho é trabalho, vida pessoal é vida pessoal. Entao, pra mim foi tudo muito bom :-)

Realmente pude atender muitos pacientes e aprender muito. Ouço com frequencia um comentario dizendo que na area de saude os estagiarios nao podem atender os pacientes e que acabam se formando sem experiencia. Nao vi nada disso durante os meus estagios, pelo contrario. Nao somente eu, mas os residentes em medicina e outros profissionais praticam muito com os pacientes. Entretanto, é claro que o medico passa, verifica e co-assina todas as intervencoes dos residentes. As nutricionistas que me supervisionaram foram todas otimas... competentes e realmente passavam tudo o que sabiam. Eu tb tive a sorte de fazer meu estagio em um hospital universitario, o que faz TODA a diferença.

O que eu mais gostei foi de atender a clientela multicultural... é legal d+!!! Cada cultura com alimentos e habitos alimentares dos mais diversos possiveis. Aprendi muito e continuo aprendendo. Eu realmente amo minha profissao e estou muito feliz de finalmente poder exerce-la aqui no Canada.

Depois de um mestrado de 3 anos seguidos de 1 ano e meio de processo pra ter o titulo de nutricionista pretendo tirar umas ferias rapidas pra descansar a cabeça. Para esclarecer algo que sempre me perguntam: o meu mestrado nao tem nada a ver com o processo pra obter o titulo de nutricionista. Eu fiz pq eu quis.

Se vc é nutricionista e quer exercer sua profissao, respire fundo, va em frente e faça o processo da OPDQ. Pra mim durou 1 ano e meio, mas a duracao varia de pessoa pra pessoa pois cada uma tem um curso de bacharel de universidades diferentes.

Apenas pra completar, ano passado o conselho de nutricionistas de algumas provincias (ex. Ontario) assinaram um acordo de reciprocidade. Isso significa que vc pode usar o titulo obtido em uma provincia canadense e trabalhar em outras provincias. Nem todas as ordens profissionais tem esse acordo.

Bom, é isso ai pessoal. Agora é outra etapa da vida... que venham outros desafios!

abs
pat

"O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio". Sl 18:2

14 commentaires:

É Nóis no Canadá a dit...

oi Pat,
Mto bom receber notícias do seu processo p/ entrar na Ordem... encaminhei um email há uns 4 dias p/ a OPDQ, para verificar a possibilidade de iniciar a avaliação das minhas ementas enqto eu ainda estou no Brasil, e até agora não obtive resposta.
Alé da Ordem,é necessário validar o diploma no MIC tbém?
Acredito que chegamos por aí em junho do ano que vem... o processo federal tem demorado bastante.
Beijos

Patricia Silva Nacif a dit...

Oi juliana,
Sim, a validacao do diploma pelo MIC é um dos documentos que a gente entrega pra OPDQ.

boa sorte
abs
pat

Alaide a dit...

Parabéns pelo final do processo da ordem profissional!
Vou começar o meu em breve, na ordem dos terapeutas ocupacionais. Espero ser bem sucedida como voce.
Sucesso!

Patricia Silva Nacif a dit...

Obrigada Alaide!
abs
pat

Pat a dit...

Parabéns!!

Também me chamo Patrícia, e é a primeira vez que passo no blog de vcs e achei 10!
Vou passar a acompanha-los sempre!

Bjos,
Pat

Paola a dit...

pat, otimo post.
adorei a foto do blog ... muito bonito mesmo.
beijos!!

Anonyme a dit...

olá, acompanho seu blog há muito e lhe dou os parabéns por sua persistência e disciplina!! Jesus lhes abençoe sempre como até aqui!

Juliana Castilho a dit...

Olá Pat,

Sou recém-formada em Nutrição e estou dando entrada para todo o processo de imigração para Quebec, começando com minha matrícula na Aliança Francesa. É a primeira vez que entro em seu blog e fiquei imensamente feliz por você ter conquistado o processo da ordem profissional e também por saber que nós Nutricionistas podemos atuar em Quebec também!
Parabéns pelo blog, irei acompanha-la sempre!

Beijos Juliana

Juliana Castilho a dit...

Olá Pat,

Sou recém-formada em Nutrição e estou dando entrada para todo o processo de imigração para Quebec, começando com minha matrícula na Aliança Francesa. É a primeira vez que entro em seu blog e fiquei imensamente feliz por você ter conquistado o processo da ordem profissional e também por saber que nós Nutricionistas podemos atuar em Quebec também!
Parabéns pelo blog, irei acompanha-la sempre!

Beijos
Juliana

Renata a dit...

Oi Patricia,

meu nome é Renata e conheci seu blog através da Patricia e do Rafael, psicologa. Adorei ler o seu blog, suas conquistas e vitórias, soou como uma luz no fim do tunel para mim.
Sou nutricionista, vim para Montreal para morar com o meu marido porém nao sou residente. Tenho muitas duvidas de qual deveria ser meu caminho para trabalhar com algo que amo muito que é a Nutriçao.
Gostaria de saber se seria possivel conversarmos via e-mail, para tirar algumas duvidas.
Meu e-mail é nutricao.colaneri@gmail.com

Abraços Renata

la vie est belle dans la belle province a dit...

parabens pelo parcours

Letícia a dit...

Oi Pat! Muito legal o post! Parabéns pelo sucesso e pela determinação!
Você sabe informar como é a área da nutrição na província de Ontário? Queria saber se há demanda por nutricionistas nesta província e se é difícil conseguir emprego lá, pois tenho interesse em imigrar para lá. Você poderia explicar também a diferença entre nutricionista e dietista?

Bjos

Unknown a dit...

Olá,

Estou pronta para o processo de imigração do Québec, também sou nutricionista e queria saber um pouco mais sobre os documentos necessários tanto para a imigração quanto para a faculdade e ordem... Creio que seria mais fácil se ja pudesse juntar todos os documentos e fazer todas as traduções de uma só vez. Tenho dúvidas especialmente com os estágios de nutrição, pelo que entendi os documentos lá são outros será que existe um modelo que eu possa usar pra ir atrás da faculdade? Como você procedeu? Espero que possa me ajudar, gostei muito das informações do blog! Meu e-mail é llmf86@gmail.com

Unknown a dit...
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...