lundi, avril 06, 2009

Pesquisando

Gostaria de compartilhar com vcs um pouco da minha realidade do Centro de Pesquisas do Instituto de Geriatria de Montreal (CRIUGM). O CRIUGM é um prédio em anexo ao Instituto de gériatria que é na verdade um hospital geriatrico.

O meu projeto de pesquisa na verdade faz parte de um projeto maior de uma pesquisadora de lá, que é também professora na Université de Montréal. O CRIUGM tem três grandes áreas de pesquisa e uma delas é Nutriçao. Somos uma equipe pequena, mas as três pesquisadoras responsaveis sao bem renomadas seja na área de geriatria ou na nutricao geriatrica.

Deus me abençoou muito, pois quando eu falei com minha diretora o que eu queria pesquisar, ela tinha um projeto em andamento em que a fase final estudava exatamente o que eu queria. Fiquei feliz, mas ao mesmo tempo super preocupada com a responsabilidade, pois afinal era o projeto dela também. Eu fiquei espantada com a confiança dela, afinal ela nao me conhecia. Ela é muito educada, organizada e exigente... e o mais importante de tudo: super incentivadora.

Fazer um mestrado é realmente uma experiencia única... tem hora que sinceramente acho que meu cérebro vai fundir! No Centro de pesquisas cada um tem seu escritorio aonde ficamos enfurnados nos afazeres minuciosos da pesquisa o dia todo. O lado ruim é que a relacao interpessoal com os outros pesquisadores é quase zero. Fazer uma pesquisa é algo que te consome à quase 100%, pois a mente nao pára de pensar na influencia desse ou daquele aspecto que vc ainda nao abordou. Exige também muito senso de autonomia, pois vc é que tem que administrar seu tempo e a melhor maneira de fazer as coisas. O diretor de pesquisas aponta o caminho, mas é vc que tem que descobrir como chegar lá. Pra isso é necessario ler muuuito e ter muita paciencia. Por exemplo, devo ter lido mais de 50 artigos só pra decidir qual a melhor maneira de abordar 1 aspecto da minha pesquisa. Como meu projeto envolve pessoas, entrevistá-las em inglês e francês foi um stress a mais, mas também foi um grande aprendizado. La no CRIUGM nao tenho horario a cumprir e nunca a minha diretora me falou que ela precisa de algo pra o dia X. As coisas sempre andaram naturalmente, isso é muito bom.

Agora vou começar a fase de análise dos dados... espero que depois dessa trabalheira toda, algum resultado interessante apareça...rsrsrs

Estou amando a pesquisa, mas devo confessar que já estou bem stressada...rsrsrs.

Algumas nutricionistas que estao pensando em começar um mestrado aqui no Canada me escreveram pra pedir minha opiniao. Bom, se vc ama estudar, pesquisar e está disposto a se dedicar 100% nos estudos (incluido fim de semana e noites de sono) vá em frente. O mestrado aqui exige muito tempo de estudo, nao é só assistir as aulas. Entretanto, se vc é uma pessoa que ama a prática e nao consegue ficar sentado o dia todo estudando, talvez seja melhor vc entrar direto no processo de reconhecimento de diploma e depois se decidir, fazer o mestrado à tempo parcial. Essa a minha opiniao... já que vcs perguntaram :-), mas cada um tem que decidir o que é melhor pra vc!

1 commentaire:

Unknown a dit...

Olá, entrei no blog de vcs por acaso pesquisando sobre Geriatria em Montreal....Estou aqui em Montreal passando ferias e sou medica Geriatra, gostaria de saber mais sobre este instituto de pesquisas q vc comentou, onde fz o mestrado...Se possivel para visita-lo antes de partir, ficarei aqui so mais alguns dias..Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...