vendredi, septembre 03, 2010

Estagio pra ordem profissional

Poucos dias apos chegar da Africa comecei um estagio no Hospital Sacré-Coeur de Montreal. Como acabei meu mestrado no verao, eu continuo este outono o processo pra se tornar membro da Ordre professionnel des diététistes du Québec. Sendo membro da ordem eu poderei trabalhar como nutricionista aqui no Quebec. Foi a Université de Montréal que conseguiu o estagio pra mim (existe um setor de estagio la).

Este estagio é na area de gestao da alimentacao do hospital.Esta sendo muito bom o estagio e as pessoas sao muito simpaticas, graças a Deus. A pior coisa do mundo é fazer estagio com gente mal humorada, é ou nao é? Esta sendo uma correria so, pois ao mesmo tempo estou fazendo as duas ultimas materias que a ordem me pediu. Teoricamente eu teria que fazer as materias primeiro e depois o estagio. Entretanto, depois de muita insistencia e oracao até que consegui fazer os dois ao mesmo tempo pra ver se acabo logo com isso.

Estou achando o estagio extremamente organizado. Cada dia eu tenho uma lista de atividades especificas a serem feitas e a minha coordenadora de estagio é super atenciosa. Eles fazem um avaliacao super interessante da performance dos estagiarios. Estou achando muito proveitoso, apesar de nao gostar de gestao e preferir a area clinica.

Tenho que fazer 30 semanas de estagio tempo pleno pra ser membro da ordem profissional. Se tudo der certo, as 30 semanas acabam em abril. O primeiro estagio é na area de gestao alimentar do hospital, o segundo sera em nutricao clinica (com os pacientes do hospital) e o ultimo estagio é em nutricao publica. Este ultimo eu devo fazer em outro lugar.

Apesar de que a faculdade deveria me oferece um estagio, a preferencia é dada informalmente pra as pessoas inscritas no programa de bacharel. Eu, como uma das pessoas procurando a equivalencia de diploma, tenho que fazer um esforço maior pra conseguir o estagio que eu quero. Usei duas estratégias: insistencia, contatos e trabalho voluntario.

Comecei a mandar alguns curriculos como se eu pudesse trabalhar como nutricionista. Claro que eu sabia que nao poderia trabalhar como nutricionista, mas quem sabe isso nao me abriria porta pra um estagio? Consegui uma proposta de estagio depois de 4 curriculos enviados. Achei positivo.

Uma outra boa estratégia que utilisei pra conseguir um estagio foi de fazer um trabalho voluntario duas vezes por semana num centro de tratamento nutricional pra gravidas (DDM) durante algumas semanas das minhas ferias. O trabalho era tao legal que eu perguntei se eu nao poderia fazer um estagio la no outono. Nao é que deu certo? Qdo cheguei da Africa recebi uma mensagem dizendo que eles abririam uma vaga de estagio pra mim este outono. Infelizmente, o hospital ja tinha me aceitado um dia antes de eu viajar pra Africa e eu tb ja tinha respondido positivamente ao hospital, uma vez que nao tinha recebido nenhuma resposta do DDM. Uma pena que nao deu certo o estagio no DDM, mas pode ser que no inverno eu possa fazer o estagio de nutricao publica la. Existe uma chance. Foi uma boa estratégia eu acho.

Resumindo, tenho 4 propostas de estagio, sendo que eu tenho que fazer so 3. Tem que correr atras minha gente... mas no final tudo da certo.

Mal acabei o mestrado e estou continuando um outro projeto rumo a ordem profissional. Mas estar de volta a pratica, mesmo que em estagio, nao tem preço. Depois de 3 anos em meio de livros, périodicos, analises e horas de digitacao... como é boa a pratica!!!!

Deus é bom.

pat

7 commentaires:

Leonor a dit...

Oi amiga, fico feliz por você estar resolvendo todas essas pendências profissionais! Deus é bom, e "ajuda quem cedo madruga", né... você tem se esforçado bastante (como sempre). Êta mulher competente! Beijos, saudades

Unknown a dit...

Oi Pat e Rafa, comecei a ler o blog de vcs hj. Eu e meu namorado moramos em Toronto qse 3 anos e estamos de volta ao Brasil. Antes mesmo de voltar já sabíamos que queríamos morar aí e Québec é a nossa opção. Li em algum post que um de vocês é da área de meio ambiente. Eu e meu namorado também, por esse motivo gostaria de estreitar o nosso contato para que possamos conversar a respeito. Estamos terminando a engenharia ambiental e queremos aplicar no final do ano que vem. Vou deixar meus contatos e agradeço se vocês puderem nos ajudar. Obrigada e fiquem com Deus!

msn: felorena2005@hotmail.com
email: fernanda.lorena@gmail.com

Mariana a dit...

Oi, Pat! (Lendo seu blog, acabo me sentindo íntima...rs!Será que posso chamá-la assim?)
Meu nome é Mariana, tenho 25 anos e sou do Rio de Janeiro.
Meu namorado e eu estamos nos programando para iniciarmos o processo no início de 2011.
Como você, também sou nutricionista e gostaria de uma luz nesse aspecto!
Tenho pouco mais de 2 anos de formada e acabei de concluir uma especialização em terapia nutricional.
Estou um pouco perdida em relação a nutrição aí no Canadá. Lendo seu blog, vi que você fez o mestrado para equiparar o diploma e tirar o registro...é isso mesmo?
É muito difícil conseguir o mestrado aí? Tem campo na área clínica/hospitalar?
Se puder me dar alguma ajuda, informação...enfim...rs...qualquer coisa que possa me nortear na ida ao Canadá, ficarei muito grata!
Desde já agradeço a atenção!!!
Um grande abraço,
Mariana.

Mariana a dit...

Ah, sim!!!!
Vou deixar meu e-mail...
marianapq@hotmail.com
mariana.sesi@br.com.br


Obrigada!

É Nóis no Canadá a dit...

Olá Pat,
Meu nome é Juliana, sou nutricionista e tenho vasta experiência em gestão de restaurante (mais de 8 anos)... sou formada há 9 anos e tbém tenho curso de chef de cuisine, moro em Ctba e estou no processo de imigração... provavelmente em meados de 2011 estarei por aí... em Trois-Rivieres.
É mto complicado p/ validar o diploma, pode-se iniciar o processo por aqui? A tradução dos documentos pode ser feita por um tradutor juramentado daqui?
Acredito que c pode me ajudar mto, é o único blog de nutri que já está no Quebèc.
Bjs

É Nóis no Canadá a dit...

oi Pat,
desculpa, esqueci de deixar meu email... é juchemim@hotmail.com
deixa eu te perguntar outra coisa... fiz o curso de chef mas nunca trabalhei como chef... gosto mesmo é da parte de gestão; como é o salário aí p/ nutri de produção?
Bjs

Unknown a dit...

Olá Pat!
Sou Nutricionista e estou indo morar em Toronto provavelmente em maio deste ano. Ainda vou aperfeiçoar meu inglês lá. Estou querendo fazer doutorado na Universidade de Toronto. Você tem algum conhecimento do profissional Nutricionista em Toronto? Se demora muito para validar o diploma após ter o TOEFL ou IELTS? Vi que vc fez uns estágios e ouvi falar que tem que cumprir carga horária teórica também em alguma Universidade... Qual cidade do Canadá vc acha que é mais desenvolvida no curso e trabalho em Nutrição?
Meu e-mail: anakarlafs@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...