Meus queridos,
Estamos de volta. Depois de uma breve passagem pelo Brasil, chegamos de volta em nossa casinha em Montreal.
A nossa viagem no Brasil foi excelente, porém estamos alegres em voltar. Vivemos momentos intensos no Brasil.
Como iríamos ficar pouco tempo, todos os momentos tinham que ser aproveitados, e assim o foram. Só de festas de Natal, passamos em 6 casas diferentes. Vimos os nossos amigos, nossa família, e aproveitamos para matar saudade da nossa cidade.
Por incrível que pareça, umas das coisas que eu mais senti saudades foi do friozinho de Montreal. Chegamos a pegar 38C em BH. O calor estava realmente insuportável.
No dia de ir embora ficamos umas boas horas no aeroporto de Guarulhos em SP. Ali, deu claramente para perceber o atraso do nosso país. Filas imensas que cobrem os corredores. As pessoas tem que ficar se espremendo para conseguir andar no aeroporto. Depois de várias horas na fila do check-in, fomos comer uma pizza no Pizza Hut, que para nossa surpresa custava nada menos do que 18 reais o pedaço. No final perguntei para a garçonete, que não parava 1 minuto, se ela recebia os 10%. Ela não só não recebe os 10%, como recebe somente R$ 2,67 por hora de trabalho. Chega a trabalhar 12 horas por dia e no final do mês vê um cheque de pouco mais de R$ 300,00. Quando será a abolição da escravatura no Brasil???
Apesar de tudo isso, o Brasil ainda tem muitas coisas boas, como a nossa gente. É muito bom chegar nos lugares e conversar com as pessoas como se já as conhecessem a um tempao. Entrar no barbeiro e ver o João, aquele barbeiro tradicional da família. Ou ir ao dentista e falar sem problemas de tudo o que você está sentindo. Visitar os amigos e cada um deles te receber melhor que o outro.
Na casa da minha mãe até fizemos um aniversário surpresa para um grande amigo nosso, o Cristiano. Encontramos as pessoas do grupo de casais que participávamos quando estávamos no Brasil. Fechamos com chave de ouro louvando a Deus em um culto muito abençoado na nossa igreja, e encontramos ali pessoas muito queridas que sempre estão orando por nós.
Estamos de volta, e a vida aqui já está a todo vapor. A Pat e eu estamos fazendo nosso mestrado na Universidade de Montreal. Ela em Nutrição, eu em Urbanismo. Sabemos que este semestre vai ser puxado, mas que nos fim trará suas recompensas.
Grande beijo a todos e fiquem com Deus.
Rafael




