mardi, novembre 16, 2010

Estagio em nutricao

Acabei a primeira fase do estagio em nutricao pra fazer parte da OPDQ. Foram 11 semanas em gestao dentro do contexto de nutricao hospitalar. Foi uma experiencia muito boa! O estagio começa com uma fase de observacao curta e termina com uma fase aonde vc gera seus projetos de um modo bem autonomo. Pude realizar projetos que geralmente eram de necessidade do hospital... a maioria bem interessantes. Aprendi muito.

Apesar de gestao nao ser a area da nutricao que eu gosto, a experiencia foi muito positiva. Fiquei impressionada com o nivel de autonomia que podemos ter num estagio. Ouvia muito dizer que os estagios aqui eram so de observacao, etc. Mas na minha experiencia ele esta sendo muito pratico!

Agora estou fazendo estagio na area de nutricao clinica. Vou passar por 4 especialidades (UTI, Oncologia, Diabetes, Geriatria). Atualmente estou fazendo o estagio na UTI, o que é muito novo pra mim... calcular a dieta que vai pela sonda ou na veia dos pacientes em estado critico. Ver pacientes em estado critico... entre a vida e a morte... cada historia... é de chorar as vezes.

A nutricionista que me supervisiona na UTI é uma britânica muito simpatica! Tenho sentido muita abertura e confiança da parte dela. Tenho que confessar que entender letra garrancho de medico ja era complicado, agora entao em francês.... vou te contar! De qualquer forma é bom abrir um prontuario de novo e prescrever.

Algumas constatacoes:
- Percebo que as nutricionistas aqui tem mais reconhecimento que no Brasil, mas ainda estamos lutando pelo nosso espaço. Vejo isso no estagio, nos congressos, nas reunioes entre nutricionistas, etc.
- Aqui os recursos sao muitos (ex. podemos escolher entre as melhores formulas nutricionais que o sistema de saude cobre)... e povo ainda reclama!
- Como era de se esperar, profissional competente e incompetente tem em todo lugar... independente dos otimos recursos e formacoes.
- A competicao entre os diferentes profissionais de saude tb é semelhante ao que eu sentia no Brasil (médicos vs enfermeiras vs nutricionistas, etc... cada um se achando o melhor e o «dono» do paciente...).
- O ambiente de trabalho é bom, ha muito respeito e ninguem é inconveniente, ninguem se mete na sua vida... o céu... rsrsrs.
- Até o momento percebo pouquissima interacao entre os hospitais francofonos e anglofonos... o mesmo parece acontecer entre as nutricionistas do Quebec e aquelas de provincias anglofonas. Seria apenas uma impressao? Ainda nao sei...

Alguns me perguntam como consegui o estagio. Consegui pela Université de Montréal. Apresentei o papel da OPDQ dizendo que eu precisaria fazer estagio e ai me matriculei nos estagios. Ao contrario de Ontario, no Quebec é a universidade que te da o estagio. Em Ontario cada hospital tem seu criterio de selecao e vc que tem que correr atras.

9 commentaires:

É Nóis no Canadá a dit...

oi Pat,
Legal seu post... ruim é ver que ao inves de união em prol de um paciente aí existe tbém a disputa de egos. :(

Fiz minha entrevista semana passada, graças à Deus deu td certo.
Bjs

Tacy Santana a dit...

Oi, quero fazer mestrado em nutrição na universidade de montréal. Será que pode tirar algumas dúvidas minhas? Estou bastante confusa em relação a algumas coisas e seria ótimo conversar com uma brasileira que já passou por todo o processo.. :]
Pode serpor e-mail, msn.. qqr coisa :)
obrogada! Tacy

Tacy Santana a dit...

ah, qualquer coisa, meu e-mail é tacysantana@hotmail.com

:]

Elda Biazotto a dit...

Oi Pat, moro no Brasil, sou enfermeira obstetra e tenho interesse de morar em Quebec, tenho lido alguns blogs, mas nenhum que publicasse sobre a área de saúde até encontrar o seu hoje. Gostaria de saber como funciona para ter licença de trabalho. Se você quiser me responder pode enviar email p/ eldaduarte@hotmail.com. Obrigada.
"Que O Senhor te abençoe e te guarde e que te dê a paz".

Ana cristine a dit...

Oi Pat,
sempre leio seus posts falando sobre nutrição.
Adorei os da África!
Penso em fazer nutrição na Universidade de Montréal. Mas ainda tenho tantas dúvidas... Já tenho um BAC em veterinária um mestrado em inspeção de alimentos no Brasil, mas não sou feliz com isso, entendeu? Queria fazer alguma coisa onde eu pudesse ajudar mais diretamente a população. (nutrition publique).Queria saber como funciona isso aqui no Québec, etc... Gostaria muito de trocar algumas idéias com você.
Será que poderíamos trocar alguns emails? Meu email é anacsandes@yahoo.com.br
Beijão e fica com Deus!
Ana.

Anonyme a dit...

Olá Pat tudo bem ? Gostei muito do seu blog. Sou nutricionista e gostaria de trocar uma idéia com você sobre as oportunidades de emprego ai no Canadá! Você poderia me passar seu e-mail? O meu é paulinhacastro11@yahoo.com.br

Mel a dit...

Oi Paty! Tudo bem?
To doida pra tentar achar um estágio no exterior! Tu sabe de algum hospital, algum laboratório que permite estágio pra brasileiro ai? Passei pro 3.o ano de nutrição e sou professora de inglês, então inglês não seria problema, mas francês não sei nada!rsrs Me escreve se possivel ta, que adorarei conversar! Meu e-mail é lmelvasconcellos@hotmail.com, bjoo!

Unknown a dit...

Bom, sou estudante de nutrição e estou me inscrevendo no novo programa do governo ciências sem fronteiras para estudar no canada durante um ano. Gostaria de lhe perguntar se sabes quais seriam as melhores escolhas de faculdade para o curso pois estou com muita duvida.
Agradeço se puder me ajudar a decidir ! Abraço. Jeovane Sousa

Email: Jeovane0@hotmail.com

Anonyme a dit...

Olá, estou no último ano de nutrição, e estou louca para arrumar algum estágio no exterior, principalmente no Canadá, pois já conheço o país. Gostaria de saber se você poderia me dar umas dicas de como conseguir. Meu email é tmsalomao@icloud.com ou tha_salomao@hotmail.com. Muito obrigada, Thais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...