mercredi, décembre 01, 2010

TV, Brasil ou Quebec?

Outro dia encontrei uma pessoa que disse que a os programas de televisão aqui do Quebec são muito ruins.


- Bom, respondi, mas você fala Francês?

- Nao falo, respondeu ele.

- Realmente também acho a televisão Chinesa uma porcaria…


Isso me fez pensar um pouco sobre o grau de adaptabilidade nosso aqui no Quebec.

Essa pessoa por exemplo, decidiu se mudar para o Quebec, assiste Globo todo dia e assiste até “Vale a Pena Ver de Novo.” Percebam que o nível é bem baixo… (Claro que não estou me referindo aqui ao meu grande amigo empezão, que é fã da globo e que assiste Globo News todo dia no trabalho)


E os programas aqui , será que são realmente tão ruins assim? Façamos uma comparação da TV aberta do Brasil e do Quebec.


Na Globo, apesar de ser uma das melhores produtoras do mundo, a partir das 6 da tarde só passa porcaria. Com todo respeito aos noveleiros de plantão, as novelas Brasileiras nao ensinam muita coisa de bom a sociedade. Talvez ensine que a esposa é sempre a megera e a amante a mulherzinha bacana. Ensina que o ladrão não é tao mau assim porque ele é bonitinho. Continua a propagar o apartheid Brasileiro aonde os negros e mulatos são sempre empregados ou bandidos e que os brancos são bacanas e ricos. Se você muda de canal, não encontrara coisa melhor, porque as novelas Mexicanas são a mesma porcaria.


Temos alguns jornais que merecem uma apreciação da nossa parte, eu particularmente gostava do jornal da Band e aqui no Canadá de vez em quando vejo o Jornal Nacional. Porém muitos dos jornais da noite escorrem o sangue da televisão, e o pessoal adora…


E a televisão no Quebec, como é? Vou citar aqui 5 programas que eu particularmente gosto muito, que além de serem muito bem produzidos, a gente aprende bastante sobre varios assuntos do Quebec e do mundo.


Gosto particularmente do La Facure, Decouverte, Une Heure sur Terre, Grandes Reportages e Tout le Monde en Parle. Este ultimo nao é o meu favorito mas de vez em quando tem umas boas entrevistas.

Esses programas são super relevantes, atuais, educativos, interessantes e que gera uma boa discussão entre amigos. São programas semanais que passam em horário nobre, sempre entre 6 e 10 da noite.


O La Facture por exemplo apresenta casos reais de pessoas que tiveram algum tipo de problema como consumidor, por exemplo pessoas que se deram mal com alguma companhia de telefonia (que por sinal tanto no Canadá quanto no Brasil são farinha do mesmo saco), esta semana está falando dos cuidados que temos que tomar quando compramos pela internet, etc,


Une Heure sur Terre por exemplo mostra o Haiti depois de 10 meses do terremoto e como as ONGs estão fazendo para reconstruir o pais.


Existem muitos outros programas igualmente bons na TV Quebecoise que valem a pena conferir.

Eu sugiro um site que é muito bom, que tem varios programas da TV Quebecoise e que é totalmente gratuito. Acessem http://www.tou.tv/


Então cabe a nós escolher, ou damos uma chance a nossa inteligência, ou continuamos a assistir Ti Ti Ti e reclamar da televisão Quebecoise.


Rafael

6 commentaires:

Thiago a dit...

Falou tudo.

Um abraço!

Sandro a dit...

Rafa,

Eu que tenho filhos gostaria de complementar o seu excelente post!

Na Telequebec, nas primeiras horas da manhã passam desenhos e programa educativos que só existem no Brasil na TV paga (estilo Discovery Kids).

Outra coisa é que não existe propaganda voltada para o público infantil o que é proibido por aqui.

As propagandas de brinquedos e outros produtos infantis devem sempre ter uma linguagem dirigida aos pais. Por isso é que não existe aqui o brinquedo da moda, aquele que todas as crianças tem igual!

Produções canadenses como Backyardigans, Caillou, Poko, Cornemouse, Theo, etc... Não tem nenhuma comparação com os desenhos violentos que passam no Brasil nem com programas estilo Xuxa (para os que são da época).

Indique ao seu amigo, pois desenhos animados são excelentes para aprender francês... :-)

Pipe & Renatinha a dit...

Rafaaaaaaaaaaaaa,
coincidentemente assiste la Facture essa semana e capotei! Adorei! Super direito do consumidor. Tocou lá no fundo do meu coraçao o meu lado advogada do povo. Muito bom e esclarecedor esse programa. Eu recomendo!

Anonyme a dit...

EXCELENTE POST!

Viver com um pé lá e e outro cá é coisa que me irrita de vez em quando!

Beijinhos, Ila.

Tatiana a dit...

EU adoro a tv daí!

Pena que esse link que vc passou só pode ver quem é do Canada... ppff hehe

Bjs!

Anonyme a dit...

Será que você se lembrou de mim, Rafa???
Bom, se eu fui inspiração ou não, sem problemas.
Não me lembro se disse algo sobre TV do Quebec ser ruim e concordo que, quando penso isso, pode ser despeito por não falar a língua...
Entretanto, o buraco é mais embaixo, meu amigo... Tenho Globo Internacional, sim, assisto a tudo que pode parecer baixo nível para muitos (inclusive sou fã de tititi!), e confesso que foi uma maneira que encontrei de me sentir mais próxima de casa, da minha profissão, etc. Está sendo muito difícil pra mim estar aqui e coisas "pequenas" como essas têm sido uma espécie de ajuda. Digo que, às vezes, até uma grande cia enquanto não posso contar com muitas daqui...
Portanto, melhor que pensar no que pode ser bom ou ruim (isso é muuuito relativo), essas coisas de estar com um pé aqui e outro lá, etc, seria parar e pensar um pouco mais nos fatos e nas pessoas.
Ser radical demais não vale a pena, concorda?
Beijos para o casal e um feliz 2011,
Letícia, irmã do "Empezão".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...