lundi, janvier 31, 2011

Semana «O suicidio nao é uma opçao»

Esta semana é a semana contra o suicídio aqui no Quebec. Este é um dos problemas de saúde graves vivenciados pela sociedade quebecoise.

O taxa de suicídio baixou de 32 % em 10 anos, mas ainda ha muito à ser feito. Mais de mil pessoas cometem suicídio a cada ano, o equivalente a TRÊS POR DIA. Em 2009, o Quebec perdeu 830 homens e 233 mulheres de todas as idades, de todas as origens sociais e em todas as regiões do Quebec.

Por quê? Não se sabe ao certo... muitas perguntas ficam ainda no ar. Pra nos que viemos de pais aonde a taxa de suicídio é baixissima, essa questão é ainda mais intrigante.

Na verdade, segundo especialistas da area, em geral essas pessoas não queriam suicidar, elas queriam acabar com o sofrimento que existia dentro delas... o suicídio foi uma opção pra acabar com este sofrimento intenso.

Existem muitos organismos de ajuda as pessoas que pensam em suicídio como o Suicide action Montreal. Esta semana ouvi o caso de uma criança de 12 anos que suicidou recentemente... e ela nao foi a unica.

dimanche, janvier 30, 2011

Novo Blog de dicas de Montreal

Oi pessoal,

Queria colocar aqui o novo blog que estou escrevendo. O guiademontreal.blogspot.com será mais dedicado a vida social e turística de Montreal, como dicas de restaurantes, atividades, lugares para sair, etc. Por enquanto tem as mesmas postagens que estou colocando no Pat e Rafa no Quebec mas a partir de agora vou começar a fazer publicações diferentes.

Para acessa-lo clique aqui

Se puderem incluí-lo na lista do seus blogs, agradeço muito. Caso alguém deseje que eu inclua o blog de vocês no nosso, por favor me mande uma mensagem com o nome e link do blog.

Muito Obrigado,
Rafael
http://guiademontreal.blogspot.com/

As delicias de Juliette & Chocolat

Vai mais uma dica de restaurante. Se você mora ou esta visitando Montreal não pode deixar de conhecer o Juliette & Chocolat. Porque a realidade é: O que é mais gostoso que chocolate? 

Ontem fomos no aniversario da Amanda e para essa bela comemoração eles escolheram reunir os amigos no Juliette & Chocolat. A reunião foi boa, cantamos parabéns e todos ficamos felizes, mas a comida... 

O Juliette e Chocolat nao é uma loja de chocolates, é um restaurante que se especializa em sobremesas wow!. Sabe aquelas sobremesas que faz você ficar olhando fixo com cara de bobo, se imaginando comer, se condenando por dentro, comendo mesmo assim e no final limpando o labio querendo mais? Pois é, isso é o Juliette & Chocolat. 

A Pat se deliciou com um crepe de pouca banana e muito chocolate. Eu nao resisti a um maravilhoso prato de petit gateau, que quando você o corta, vê-se saindo aquela calda quente de dentro, acompanhado com um delicioso sorvete de baunilha artesanal... Falar mais o que meus amigos?


Quer visitar? Sao três endereços em Montreal:

- 1615 rue St-Denis (é o menor de todos, fica no quartier Latin) 
- 377 Laurier Ouest
- 3600 St- Laurent (É o que fomos ontem, bem espaçoso, mas chegue cedo porque lota)

E nao se esqueça, faça bastante esporte depois para compensar!!

Abraços, 


samedi, janvier 29, 2011

Café Bistro L'Enchanteur

Para quem procura um restaurante simpatico por um preço bem honesto, recomendo o Bistro L'Enchanteur.

Ontem fomos com alguns amigos jogar conversa fora e tivemos momentos bem agradaveis. A especialidade da casa é o hamburguer l'enchanteur que tem uma cebolas fritas na cerveja. Além disso eles tem umas sobremesas para ninguém botar defeito. Nós comemos um «crème brulée» que tava muito bom!

Eles tem também um menu de café da manha super gostoso. É um restaurante pequeno mas bem aconchegante

O l'Enchanteur fica na 7331, ave. Henri-Julien, equina com De Castlenau. Para quem for de metrô fica perto da estação Jean Talon ou De Castlenau.

Bom apetite,
Rafael

mercredi, janvier 26, 2011

guiademontreal.com

Pessoal, para quem está vindo para o Canada, ou conhece pessoas que estão vindo que desejam fazer turismo pela cidade de Montreal, segue o meu web site com os serviços que ofereço. Agradeço se puderem divulgar este endereço para conhecidos.

http://www.guiademontreal.com

Abraços,
Rafael

lundi, janvier 24, 2011

Muito Frio? Talvez, mas poderia ser pior

O frio veio com força total neste últimos dias. Temperaturas chegando a -32 C aqui em Montreal, fora o vento que faz com que a sensação térmica fique próximo dos - 40C.

Realmente com a temperatura tão baixa assim, fica dificil fazer alguma coisa no exterior, mas sera que Montreal é tão fria assim?

Não posso deixar de concordar que Montreal é uma das cidades mais frias do mundo, e que se pegássemos cidades com mais de 3 milhões de habitantes, provavelmente Montreal estaria entre as 3 mais frias do mundo.

Quem está no Brasil querendo vir para o Canada deve se assustar com o monstro do frio que assola este pais. As pessoas se perguntam se ha vida no exterior, se as pessoas vão trabalhar, estudar, sair de compra nas ruas, brincar no parque etc. Vou dar uma boa noticia pra vocês. Montreal continua vivendo, brincando, trabalhando e tendo vários festivais culturais que é a marca da metropole do Quebec.

A realidade é que o grande monstro do frio não é tão feio como alguns gostam de pintar. Quantas pessoas jã ouvi dizer que existem semanas aqui que a temperaura não baixa de - 40, que com a sensaçao térmica as temperaturas chegam a - 60 e que a média aqui no inverno é de - 30? Vou dizer um coisa pra vocês. É tudo papo pra boi dormir.

A temperatura mais fria registrada na historia de Montreal é de -37,8 C em 1957. Frio? Muito frio, mas foi somente um dia so a 50 anos atrás. Temperaturas como a de hoje, perto dos - 30 C é raríssimo e não acontece mais do que um ou dois dias no inverno.

Média de -30 C? Sempre vale o exagero para mostrar como nós que moramos por aqui somos fortes e aguentamos temperaturas glaciais. A realidade é que no mês de Janeiro, que é o mês mais frio do ano, a média da temperatura é de -10 C. Porém o mais importante é que a média de temperatura durante o dia, (durante o dia é que me interessa, normalmente as 3 da matina eu ja estou na cama a horas) é de - 6 C. Tá certo, - 6 C é bem frio, mas está muito longe dos - 20, -30 que vemos o pessoal falar.

E a famosa sensação térmica? Pois é, neste exato momento em que eu escrevo a temperatura de Montreal esta a -25 com a sensação térmica de -34? É sem dúvida o dia mais frio do ano. Normalmente gostamos de mencionar a sensação térmica, porque parece que aguentamos ainda mais o frio. A realidade é que a temperatura de Montreal é medida no aeroporto de Dorval, longe de prédios e barreiras físicas que muitas vezes impedem o vento. Pois bem, quando eu saio aqui pra fora de casa muitas vezes os prédios do entorno formam uma barreira artificial que impede o vento, fazendo com que eu não sinta esta sensação térmica. Um outro fator é que o vento nem sempre está constante, ele muda de direção, de intensidade e velocidade. As vezes, em largas avenidas notamos o efeito contrario, aonde é formado um corredor de vento que quase te leva junto, fazendo com que você tenha ainda mais frio. Enfim, temos que ter cuidado com este tipo de medição.

Agora que ja entendemos que em Montreal as pessoas não vivem como tatus debaixo da terra, te convido a aproveitar o inverno. Aprenda a andar de esqui, passe um fim de semana em um chalé com os amigos, faça raquete nas florestas nevadas, visite o hotel de gelo em Quebec, tenha uma experiência única em uma excursão de trenós puxados por cachorros! Enfim, viva o inverno!!

Segue a previsão para a próxima semana.

Abraços,
Rafael

mardi, janvier 18, 2011

Uma visita à Pointe-à-Callière

Sábado passado a Pat e eu fomos em um museu bem bacana e que gostaria que recomendar aqui no blog. É o museu de arqueologia de Pointe-à-Calliere.

Mais do que um simples museu, Pointe a Calliere é o lugar aonde começou a cidade de Montreal. Quem está de fora não vê que embaixo do museu está a fundação original da cidade. Você poderá ver parte dar fortificação original (pois é, Montreal era uma cidade fortificada, assim como Quebec) e até mesmo o primeiros esgotos da cidade.

O que é novo neste momento, é uma apresentação multimídia super interessante que conta em 18 minutos os fatos mais marcantes da história de Montreal. Este espetaculo multimídia é super bem feito e vale a pena a visita.

Por último, a exposição temporária é sobre a Rua St-Catherine, a principal rua comercial da cidade.

Abraços,
Rafael

jeudi, janvier 13, 2011

Visita de ano novo

Olá pessoal,

Primeiro queria desejar a todos um feliz ano novo. Espero que o ano de 2011 seja marcado de alegrias e bençãos na vida de cada um.

Já tem um tempinho que eu queria publicar aqui no blog porque no Natal e ano novo recebemos uma visita muito especial. Meu pai, a Tania (esposa do meu pai) e meus dois irmãozinhos, Matheus e Daniel.

Eles chegaram dia 23 de Dezembro, um dia depois que nós, eu e a Pat, voltamos de Cuba. Como não íamos voltar para o Brasil neste Natal, foi bom receber um parte da familia aqui.

Aproveitei para colocar tudo o que estou aprendendo em dia e fiz vários tours com eles, não só em Montreal, mas aproveitei também para montar um circuito super legal.

O dia 24 de Dezembro passamos na casa dos nossos amigos, Thiago e Dri. No próximo dia cedo, fomos logo para Ottawa, mas não sem antes experimentarmos um delicioso sanduíche no Schwartz's. Ottawa foi muito bom, além de visitarmos o Parlamento com sua linda biblioteca, fomos também no museu de civilizações de Gatineau e no museu das crianças que fica dentro do museu de civilizações. Os meninos adoraram, e tenho que confessar que os adultos também...
Como o Canal Rideau ainda estava fechado devido as altas temperaturas que faziam, fomos visitar um outro museu, o de aviação que de igual forma impressiona seus visitantes.

Fim dos dias em Ottawa, partimos em direção ao Chateau Montebello, um lindo hotel que fica na pequenina cidade de Montebello. Este hotel eu escolhi para que pudéssemos praticar esportes de inverno, uma vez que eles oferecem de tudo. Começamos escorregando nas boias. No outro dia fomos fazer o esqui de fundo, ou cross country esqui como é mais conhecido no Brasil. Foi uma experiência e tanto. Apesar do frio de -10C, chegamos todos suados da nossa voltinha de 5 km. Aproveitamos também para darmos uma volta nos trenós com cachorro, é uma experiência única e aconselho a todos que moram por aqui tentarem um dia.

Partimos para Mont Tremblant, o centro de esqui mais famosos do leste do Canada. Mont Tremblant no inverno é realmente muito bonito e vale muito a pena conferir. Passamos uma noite por la, mas já deu para sentir a vibração deste pequeno vilarejo que se transforma no inverno. As pistas de esqui estavam lindas e abarrotadas de gente.

Proxima parada: Quebec. Não podíamos deixar de visitar a cidade mais antiga do Canada e apreciar suas lindas ruelas nestes dias de inverno. Aproveitamos para conhecer a formosas Cataratas de Montmorency, a basilica de Ste-Anne-de-Beaupré, e é claro um dia todo dedicado ao Village Vancances Valcartier. Os meninos grandes e os meninos pequenos deliraram. Foi o dia todo subindo e descendo aquelas montanhas dentro das boias. Realmente super divertido.

De volta em Montreal, visitamos a petite-Italie, o parque Jean-Drapeau e o circuito Gilles Villeneuve e claro não deixamos de apreciar o Biodome e seus diferentes ecosistemas. Os meninos adoraram ver os pinguins de tão pertinho.

Como tudo o que é bom tem um fim, logo eles partiram, mas com certeza foram momentos memoráveis que passamos juntos.

Abraços,
Rafael




















lundi, janvier 03, 2011

Cuba

Ai vao as fotos da nossa viagem pra Cuba. Foi muito bom ver o mar e sentir o solzinho bater na pele... bom d+! Quem quiser visitar Cuba, recomendamos. Dezembro nao é o mês mais quente, mas deu pra aproveitar muito a praia. Pegamos uma temperatura média de 25 graus a 30, mas a noite tava fresquinho. Fomos com nossos queridos amigos Thiago e Mirian.

Ficamos em Varadero, num hotel muito bom (Riu) e também visitamos Havana. O pacote que pegamos é um pacote conhecido por aqui: "tout inclus", ou seja, tudo incluido (voo, hotel e comida o dia todo).

Conversamos com alguns cubanos que tentaram nos explicar um pouco do seu modo de vida que é bem diferente do nosso. Tudo isso pq o Rafa é claro, nao parava de conversar com todo cubano que encontrava e fazia milhoes de perguntas. Fez muitos amigos por la, como sempre.
Fizemos um tour improvisado com um cubano que nos levou aonde as pessoas moram pra ver coisas comuns do dia a dia ao invés de ir somente nos pontos turisticos. Gostamos muito, mas é muito dificil entender certas coisas do comunismo... Tem muitas coisas boas la (ex. pouquissima violencia), mas outras muito complicadas (ex. nao poder sair de Cuba).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...