jeudi, septembre 13, 2007

A faculdade começou!

Esta semana comecei meus estudos na Université de Montréal (http://www.umontreal.ca/). Vai ser um desafio, mas vai valer a pena. Para mais informaçoes sobre a universidade veja http://www.aucc.ca/can_uni/our_universities/montreal_e.html.

O curso que vou fazer chama-se «Diploma de estudos superiores em Nutriçao (DESS)». É um curso de 30 creditos. Resolvi começar este curso já agora em setembro incentivada pelo departamento de Nutriçao. Eu tinha intençao de comecar o mestrado no ano que vem mas eles me explicaram que eu poderia começar o DESS agora, pois seus creditos podem ser aproveitados no mestrado. O mestrado sao 45 creditos. Em novembro deste ano vou entrar com o pedido de mudança de curso para o mestrado. Fiquei super feliz de aceita na universidade agora em setembro, pois assim posso adiantar os creditos do mestrado. Tem pesquisas super interessantes em andamento na universidade! Estou usufruindo do sistema de prêt et bourse do governo canadense que paga o curso na universidade (todas sao privadas) e ainda me paga um valor mensal pra eu viver e outro valor pra compra de livros.

As aulas estao sendo muito boas. Os professores sao todos doutores com ampla experiencia e muitos artigos cientificos publicados. Até agora eles me pareceram bem simpáticos. Eles falam pausadamente e utilizam o frances padrao, ao inves do bom e velho quebecois. Uma diferença que notei aqui é que eles dao muito trabalho pra fazer em casa (leitura densa de artigos em ingles na sua maioria, pesquisas, etc). O pessoal que faz o curso é bem misturado, tem gente de tudo quanto é curso (nutricao, medicina, ciencias politicas, bioquimica, etc) e de varios niveis (microprograma, DESS, mestrado, doutorado). Só tive 3 aulas até hoje e conversei com poucas pessoas da sala, pois nao tem muito intervalo pra gente bater papo, mas elas tambem sao gente boa. Tem quebecois e imigrantes (frança, argentina, mexico, libano, china...).

O atendimento na secretaria da faculdade de estudos superiores de Nutriçao foi excelente. Deu um trabalhao entrar com o pedido de admissao e inscriçao (traduzir documentos, preencher formularios, pedir a bolsa, tirar duvidas, inscrever-se no accesso a internet da faculdade, estudar frances....). É todo um processo, mas se voce tiver paciencia, seguir os passos e verificar sempre as duvidas com o pessoal da faculdade dá tudo certo no final. Agora o mais importante: ficar atento às datas limites! Nao existe aqui o jeitinho brasileiro de resolver as coisas fora da data prevista.

Um conselho que dou também é guardar todos os comprovantes de inscriçao, de pagamento e acompanhar sempre o seu dossier no site da faculdade. Infelizmente aqui eles sao desorganizados com algumas coisas. Outras duas dicas sao: 1) consultar todas as informaçoes possiveis atraves do site da faculdade ou por email (eles me responderam sempre e rápido!), pois na Universidade de Montréal tem um cara na recepçao da secretaria geral que barra as pessoas que vao lá se informar de coisas que estao explicadas no site da faculdade. 2) decidir o quanto antes o curso que quer fazer e procurar a secretaria do departamento especifico que vc se interessa, pois eles vao te dar informaçoes mais precisas.

Bem, graças a Deus tudo deu certo. Agora o caminho é estudar, e muito.... Estou feliz porque um dos meus objetivos principais aqui era estudar pra poder me inserir no meio academico e de pesquisa, que penso ser minha vocaçao.

Acredito que a faculdade é um grande meio para inserçao no mercado de trabalho também. Tem uma semana que estou no curso e já recebi varios email de divulgaçao de oferta de trabalho, consursos para receber bolsas, etc.

Boa sorte a todos que estao vivendo os desafios da imigraçao!

Pat

8 commentaires:

Anonyme a dit...

Gente para tudo!!!!!!!!!!!!!!!!
A Pat é minha amiga!!!!!!!!!!
Como ela é chiq meu Deus!!!!!!!
Ai ai uma nutricionista internacional bem!!!! Pat você merece tudo isso fico muito feliz por você e continuo na torcida para que você realize mais e mais sonhos. Ontem encontrei com a futura teóloga D. Nilce já estava com saudades dela... conversamos muito a mesma "peça raríssima de sempre né" beijão com muitas saudades!!!!! Kênia

Anonyme a dit...

Oi, Pat e Rafa...

A gente tá planejando ir pra Montreal também, mas ainda vai levar um tempinho... Enqto isso a gente tá acompanhando o blog de vcs =]

Rafael a dit...

Oi Paulinha e Renato. Podem vir, aqui é muito bom. Bem, tem sido até agora, porque o frio ainda nao chegou... Mas tenho certeza que vai ser bom também. Planejem direitinho, mas se quiserem venham mesmo, mas nao demorem muito nao, senao a vontade passa...
Abraços,
Rafael

Pat a dit...

OI Kê!
Vc é fofa d+!
Te amo!
Pat

Vivi a dit...
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Unknown a dit...

Olá Pat e Rafa, meu nome é Gabriel e eu já estou com o CSQ na mão. Sou da área de TI e minha namorada é nutricionista e estou buscando informações sobre a área dela, será que vc poderia me dar uma ajuda? Se possível manda um email para montesinos.gabriel@gmail.com Converso com vcs de lá. Obrigado! Gabriel.

Anonyme a dit...

Fico feliz por voces estarem se dando bem...
Tambem pretendo fazer um mestrado em Montreal, minha area é turismo, eu ainda nao entendo muita coisa sobre mestrado e pós e estou tendo dificuldade em encontrar!!!

MAs acho que ira tudo dar certo pra mim....

FIco feliz por vcs,

Um Abraço

Bonne chance

ericsonbenicio@hotmail.com

Vivi a dit...

Ôi Pat! Que bom encontrar o blog de vcs! Pode parecer estranho, mas o último post sobre a sua experiência na universidade jogou "uma luz" na cabeça do meu marido...
Chegamos em Laval há dois meses e ainda estamos meio perdidos em relação aos estudos. Se não for muito incômodo, gostaríamos muito de bater um papo com vocês...
Se você tiver um tempinho e puder nos ajudar, escreva pra mim. Meu e-mail é vivianmonteiro@gmail.com

Desculpe-me pelo uso indiscriminado do "óleo de peroba", mas é que não resisti. Estou ensaiando este pedido há dois dias...

Um super abraço,

Viviane.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...