samedi, septembre 08, 2007

Tomando Rumo...

O belo prédio da prefeitura de Montreal

As coisas aqui começaram a tomar rumo. Fazem 2 semanas que eu mandei meu currículo para uma organização ambiental aqui de Montreal. Bem, eles não me empregaram, mas consegui um estágio bem na minha área. Fiquei bem feliz porque agora as coisas começam a tomar forma. Na primeira semana, eu comecei a trabalhar junto com a equipe de transporte ecológico. Eles estavam elaborando um documento que foi apresentando na prefeitura de Montreal na última sexta-feira, 07 de Setembro. A coordenadora depositou uma boa confiança em mim e me pediu para escrever algumas páginas sobre a implantação do pedágio urbano em Montreal. No começo fique um pouco assustado, primeiro porque o assunto é relativamente novo para mim e segundo porque eu tinha que escrever tudo em francês. Confesso que foi bem difícil, tinha momentos que eu me desesperava porque eu queria escrever algo mas não sabia como. No final, graças a Deus, deu tudo certo. Escrevemos o documento e apresentamos na prefeitura. Na sexta-feira mesmo, o coordenador da equipe de mudanças climáticas me ofereceu um estágio de 3 meses no setor dele. Meu primeiro desafio será de organizar um evento para os jornalistas de Quebec que vão cobrir a COP 13, ou Conferência das Partes (evento realizado pela ONU que acontece anualmente, cada ano em um país, sobre mudança climática) que vai acontecer em Bali, Indonésia em Dezembro deste ano. Para isso nós teremos que arrumar os palestrantes, o lugar do evento e elaborar os documentos que serão entregues aos jornalistas explicando toda a problemática das mudanças climáticas e o estágio das negociações internacionais. Fico feliz por esta oportunidade porque é uma continuação do trabalho que eu fazia no Brasil, bem na área de políticas públicas ambientais que eu tanto gosto.

Nas terças de manha estou fazendo uma aula do programa de mestrado na Universidade de Montreal. Tive uma aula só até hoje, mas já deu pra ver que vai ser um bocado de trabalho. A aula se chama Desenvolvimento Econômico Urbano, parece que vai ser muito interessante. Enquanto isso, tento ser aceito na Universidade no programa de mestrado do ano que vem. Vamos ver...

Nas terças e quartas a noite estou continuando meu curso de francês na Universidade de Montreal. Este curso vai até o fim do ano e tenho certeza que ele vai ser essencial para minha adptaçao aqui no Quebec, tanto para o meio profissional quanto pessoal.

Estou agora procurando algum esporte para fazer. Nas segundas estou sempre jogando Frisbee com o pessoal do parque Jarry, mas infelizmente nosso jogo está com os dias contados porque o frio está se aproximando. O pessoal até andou comentando que querem jogar na neve. Vamos ver se vai funcionar.

É isso então meus amigos,
Que Deus abençoe a todos e até a próxima!!!
Rafael

6 commentaires:

Anonyme a dit...

Ai, Almirante!
Decolando, hem!
Ah, se pudesse queria ser "a sogra"
de um genro assim. Mas felizmente sou "amiga", "amigona".
Graça e paz.
bj/capitã.

Anonyme a dit...

Olá Pat e Rafa

Já é um grande passo como estagiário, é melhor do que nada...
estamos torcendo por vcs...
bonne chance...

Rogério e Luciane

LeoGomes a dit...

Grande Rafa,

Tenho acompanhado o blog de vcs. Parabéns pelos avanços aí. Fico muito feliz de ver o pessoal se dando bem por aí e trabalhando dentro das áreas que gostam.

Abração,
Léo

Anonyme a dit...

Olá Rafael ...
Legal ter conseguido um estágio na sua área ... gostaria de saber qual é a sua formação ... pois sou geógrafa e estou pesquisando se exite alguém trabalhando na área ..
Grata
Simone

Flavielle Martins a dit...

Olá Rafa!

Nossa, qta notícia boa, glória a Deus!

Gostaria muito de trocar idéias com vc pq também gostaria de trabalhar aí com políticas públicas ambientais. Tive algumas boas experiências na universidade.

É muito bom ter colegas com outras perspectivas para compartilhar!

Meu email é: flavielle@terra.com.br

Um abraço,

Flavielle

Rafael a dit...

Cara Flavielle e Simone,
Será um prazer conversar com vcs sobre a área ambiental. Na verdade, só agora estou descobrindo mesmo quem está trabalhando neste setor. Eu sou formado em estudos ambientais e aqui estou querendo continuar meus estudos. Talvez fazer um mestrado. A área de Geografia aqui talvez seja boa, mas eu acredito que seja melhor entrar no mercado de trabalho através da universidade, acho que é mais fácil. Bem, acho que é isso. Se tiverem alguma dúvida é só perguntar.
Abraços,
Rafael

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...