samedi, octobre 06, 2007

Estudando Francês

Talvez um dos maiores investimentos que alguém pode fazer antes de chegar no Quebec é uma boa formação na língua francesa. Engana-se aquele que pensa que com um ou dois meses aqui já vai estar fluente na língua. Vejo algumas pessoas que estudam bastante até passarem na entrevista da província do Quebec, e uma vez que obtém o tao perseguido CSQ, param de estudar até chegarem aqui. Grande erro os que o fazem.

Apesar de todo o Canadá estar precisando de mão de obra qualificada, dificilmente as empresas vao contratar alguém que nao domine o idioma, seja ele inglês ou francês, ou os dois em muitos casos, a não ser que o trabalho não exija a fluência nas línguas, o que sao em muito dos casos sub-empregos.

Outra coisa que observo e que atrasa tanto o aprendizado da língua quanto a plena integração na sociedade, são Brasileiros que vem para o Quebec e só ficam no meio de Brasileiros. Claro que é muito bom conhecer alguns conterrâneos e ter contato com eles. Meu grande amigo aqui é o Lúcio. Já éramos amigos no Brasil e somos mais ainda aqui. Conheci outros Brasileiros fantásticos aqui também como o Luiz Leao por exemplo. Mas, na minha opinião, o perigo mora quando entramos de tal forma na comunidade Brasileira aqui do Canadá que toda nossa fonte de contato e amizades vem daí. O processo de aprendizado da língua se torna bem mais demorado. Não rara as vezes que vejo outros Brasileiros aqui a mais de 1 ou 2 anos e que ainda estão "capengando" no idioma. Deus nos abençoou com uns amigos Quebecois que são fantásticos, o Benoit e a Geneviève. Quase toda semana agente se encontra e faz alguma coisa juntos. Posso dizer que isso tem ajudado demais tanto o nosso francês quanto o nosso processo de adaptação.

É claro que não é fácil chegar e fazer amigos Quebecois como tínhamos nossos amigos de infância no Brasil, mas vale a pena conversar com eles, puxar papo no trabalho, na universidade etc. Eles são um povo muito aberto e com um grande coração.

Por isso, se eu puder dar um conselho para aqueles que estão vindo, este seria o conselho. Venham com o melhor francês que puderem. Estudem mesmo. Todo o tempo que vocês colocarem no francês será recompensado quando chegarem aqui. O fato de não se comunicar bem na língua local aumenta muito o sensação de solidão que muitos encontram quando chegam.

Quero compartilhar dois sites que nos foram indicados na Universidade de Montreal que são excelentes. Entrem nestes sites e estudem mesmo. Já usei os dois e são realmente fantásticos.

Voici le premier: http://www.lepointdufle.net/
L'autre c'est également très bon: http://www.ccdmd.qc.ca/

Para aqueles que já estao mais avançados e desejam realmente praticar o sotaque aqui do Quebec, eu aconselho o site do Tête à Claques. É engraçadíssimo, mais até acostumar com o sotaque super carregado e com as expressoes locais leva um tempinho. http://www.tetesaclaques.tv/

Grande abraço e bons estudos.
Rafael

5 commentaires:

Karol a dit...

Concordo com vc. Todo o tempo de estudo do francês aqui no Brasil será bem recompensado aí no Canadá. Estou procurando estudar bastante para que a minha adaptação não seja tão dolorosa, afinal eu irei sozinha, então é mais fácil se sentir solitária.

Um abraço,

Karol

Flavielle Martins a dit...

Olá Rafael!
Realmente, têtes à claques é muito bom, quando os ouvi pela primeira vez, percebi o quanto deveria estudar, faltava muito para entender bem. Hoje, depois de muito esforço e estudo, já consigo entender muito, mas fico torcendo pra chegar a hora de entender 100%!
Que o Senhor continue lhes abençoando!!
Abraço,
Flavielle

Anonyme a dit...

Ola Pat e Rafa,

Esta e a primeira vez que visitei o Blog de vcs. Gostei muito desta postagem sobre o aprendizado do frances e sobre suas posicoes sobre as amizades quebecois e o contato com a comunidade brasileira.

Deus os abencoe!

Almeida

Vivi a dit...

Excelentes dicas! Valeu!
Um grande abraço,
Viviane.

Paulinho a dit...

Ce n'est pas facile à comprendre "Têtes à Claques"!!
J'ai besoin d'étudier plus et plus et plus...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...