lundi, octobre 22, 2007

Estudando no Canada, minha experiência


Faz mais ou menos 1 mês que comecei a estudar na Université de Montréal e gostaria de expor aqui minhas experiências. Estou fazendo 4 matérias do mestrado e mais 1 matéria de francês. Algumas coisas aqui são um pouco diferentes:

1- É realmente necessário estudar bastante fora dos horários de aula. Isto parece obvio, mas o que eu quero dizer é que existe um conteudo da materia que nao é citado em sala mas que é dado pelos professores através de textos e exercícios. Se você tiver alguma duvida vc o procura, mas é considerado como materia dada. E é muita atividade mesmo, em média uns 4 artigos cientificos ou capitulos de livro por matéria. Na última aula, meu querido prof nos deu 10 artigos pra ler...

2- É preciso considerar ainda a fluência da língua na hora de compreender bem a matéria. Uma coisa é vc falar no dia a dia, outra é vc escrever e opinar sobre assuntos científicos. No meu caso, a maioria dos artigos e capítulos de livros são em inglês. Na área de saúde é assim e acredito que em outras áreas também muito do material escrito é em inglês. Pois é, ler em inglês e discutir o texto em francês não é uma tarefa muito fácil. Neste começo estou meio observadora, não fico emitindo muito a minha opinião por aí... não é tão fácil explicar ou expor seus pensamentos em meio a uma rápida discussão de classe.

3- Os professores são excelentes. Possuem uma vasta experiência, todos pós doutorados, com vários artigos publicados. Porém são super gentis e humildes o que deixa os alunos tranquilos para fazer perguntas e emitir suas opinioes durante as aulas.

Estou achando muito bom estudar. Tenho crescido muito e me aprofundado mais na minha área. Varias das minhas colegas já trabalham como nutricionista, pois faço um curso de segundo ciclo, e elas me dão muitas informações valiosas. É um desafio, mas era isso mesmo que eu buscava.
Pra quem pensa em estudar, sugiro que se dediquem muito ao francês e ao inglês e não tenham medo, encarem mesmo! se a gente fica só pensando que é difícil, que não está preparado, etc a gente não chega em lugar nenhum. O ideal é se preparar ao máximo e entrar com a cara e a coragem (aprendi isto com meu querido marido...).

Outra coisa que sugiro é fazer uma boa pesquisa sobre o que quer fazer. É importante saber se o curso que você quer fazer vai realmente te levar aonde vc quer ir....
Acredito também que o estudo é umas das melhores, senao a melhor, maneira de se integrar na sociedade e conseguir um bom emprego. Muitas vezes, as empresas vao às universidades recrutarem os alunos. Para algumas profissoes, faltam alunos no mercado de trabalho. Aqui conta muito se você tem um diploma de uma universidade local. Por isso, acredito que valha a pena se dedicar uns anos ao estudo.

É isto aí!

Abraços,
Pat

2 commentaires:

Anonyme a dit...

Gostei muito do seu texto. Pretendo chegar no meio do ano que vem em Quebec e, se tudo der certo, fazer um mestrado na Uqam.
Se puder, conte como foi a admissão (análise muito rigorosa? provas? exames de proeficiência em inglês e francês?) Um abraço, boa sorte pra vocês!
Marcelo Guedes

rebmartins a dit...

Olá ! Sou nutricionista especializada em clinica, gestão de produção e esportes. Estou pensando em aproveitar a oportunidade que a imigração canadense está dando com os pedidos de imigrante nas categorias Federal Skilled Worker Program (‘Trabalhador Qualificado Federal’), Federal Skilled Trades Program (‘Trabalhador Técnico Federal’) e Canadian Experience Class (‘Experiência Canadense’). Como foi seu pedido de imigração ? Como você procedeu para a validar seu diploma brasileiro ? Poderia me ajudar ? Agradeço desde já. Rebeca.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...