dimanche, février 25, 2007

De mala e cuia...

Estamos contando os dias pra chegarmos em Montreal. Estamos com um frio na barriga e muita vontade de que dê tudo certo. Pra mim que nunca tive a experiência de viver num outro país está tudo sendo muito diferente.
Decidimos até agora em ir pra Montreal estudar francês primeiro. A Université de Montréal e de Laval oferecem cursos de línguas interessantes ( http://www.fep.umontreal.ca/langues/ e http://www.elul.ulaval.ca/sgc/site/elul/lang/en_CA/pid/6344).

É urgente a necessidade de falar bemo francês... pra trabalhar principalmente, quer dizer ... pra tudo! A minha profissão é regulamentada (Nutricionista) e preciso fazer um teste de francês para reconhecimento da profissão. Se não der certo reconhecer o diploma, vamos para o Plano B. Estamos elaborando Planos A, B, C... Z.... de forma a ter alternativas pra nós em Montréal.

Graças a Deus vamos ter a oportunidade visitar algumas cidades de Québec antes de irmos definitivo pra Montréal. Estamos muito animados com a viagem! Olhamos alguns Bed & Breakfast (www.bbcanada.com/quebec) pra ficarmos. Pesquisamos também no http://www.bonjourquebec.com.

Se alguém tiver uma indicação de cidade pra gente visitar...

Abraços!

Pat

samedi, février 03, 2007

Andando pelo Campus


Já passa das 2:00 da manhã aqui em Belo Horizonte e estou eu aqui pesquisando cursos universitários em Quebec. É bom sonhar, é bom dar uma volta nas Universidades de lá, passear pelos seus corredores e conhecer seus jardins, ainda que virtualmente.

Acho que a maioria dos Imigrantes pensa em estudar algo quando chegar lá. Existe tanta coisa nova, tantos cursos, gente nova, outras línguas. E nesse emaranhado de novidades agente se perde. Se perde por haver um sem número de opções que talvez se houvessem menos, a escolha ficaria mais fácil. É como estar em uma sorveteria self-service, aonde você se depara com 50 + sabores e não sabe se pega os sabores de frutas ou sabores de chocolate. Talvez fosse mais fácil se tivesse só de morango. Pois é, estou neste dilema ultimamente, não sei bem o que escolher. Quando penso que achei o curso perfeito, amanhã já acho outro e o de hoje perde um pouco do seu brilho. Mas creio mesmo que só vou decidir quando estiver lá, entrando na universidades, pesquisando os cursos, passeando pelos seus corredores e conhecendo seus jardins, literalmente.
Mas enquanto estamos aqui podemos fazer pesquisas, porque se queremos fazer pesquisa lá, que comecemos aqui. Um site que tem me auxiliado muito é o http://oraweb.aucc.ca/showdcu_f.html

Este site tem todos os cursos universitários imagináveis e você tem várias opções de busca. Sem dúvida vale a pena checar.

Grande abraço a todos e até a próxima postagem,

Rafael Nacif

vendredi, février 02, 2007

Emprego em Québec

Encontrar um bom emprego é um de nossos objetivos mais fortes no Québec. De todos nós...

Como a minha profissão é regulamentada (sou nutricionista) terei que passar por um processo de reconhecimento de diploma na Ordem Profissional de Nutrição. Para fugir ou adiar um pouco isto, uma outra opção é encarar um mestrado/doutorado, conseguir uma bolsa... Gosto muito da área acadêmica, pesquisas, etc... A atuação no meio acadêmico me livra de encarar o processo na Ordem Profissional no início, deixando isto pra mais tarde, quando eu tiver um diploma de Québec.
São muitas questões, enfim... Vamos ver como as coisas funcionam quando chegarmos lá.

Bem, tem um site interessante sobre busca de empregos (http://www.emploiquebec.net/francais/index.htm).
Pesquisando nele vi que a minha profissão é "trés favorable" em várias cidades do Québec, com taxa de desemprego muito baixa, o que me deixou muito feliz! Esta informação é fornecida pelo governo através de pesquisas que realizaram em 2006... vale a pena conferir!

Vale também dar uma olhadinha em " Les carrières d’avenir 2007" ( http://carriere.jobboom.com/carrieres-avenir/).

Boa sorte a todos na busca por um bom emprego... ou por um upgrade nos estudos!

Abs,

Pat

jeudi, février 01, 2007

Arrumando a casquinha


É meus amigos, com a data da nossa partida chegando, é mais que natural que agente passe por um check-up completo antes de irmos para Quebec. Eu tinha um dente que deveria ser extraído e que já estava me incomodando muito. Já havia 5 anos que eu estava adiando este tratamento, mas a hora chegou. Conversei com um cirurgião dentista que é amigo meu e ele me aconselhou extraí-lo. Bem, com alguma relutância marquei para ontem, dia 31. Fiz todos os preparativos pré-cirúrgicos e lá fomos nós. Eu já não sou lá muito chegado em dentistas, e quando é para alguma coisa mais séria então, aí que eu entro em pânico mesmo. Graças a Deus correu tudo bem, a cirurgia demorou umas 2 horas e deu tudo certinho. Agora vou ficar uma semaninha de molho dentro de casa tomando sorvetinho e sopinha mas no meio da semana que vem as coisas voltam ao normal. Estou usando este tempo para estudar mais Francês, pesquisar mais coisas de Quebec e assistir muitos filmes.

Abraços,
Rafael
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...