mercredi, décembre 31, 2008

República Dominicana 2008



Viajamos para Puerto Plata entre os dias 18 e 25 de Dezembro de 2008. Foi nossa primeira experiência em um hotel All Inclusive.

O Pacote

Compramos um pacote do Tour Operador TMR (Tour Mont Royal). Aqui no Quebec existem vários que vendem este tipo de pacote. Os mais conhecidos sao: Vacances Transat, Vacances Air Canada, Sunwing, Sunquest, Vacances Signature, Tour Mont Royal, Caribesol, Varaplaya e Nolitours. O preço inclui o vôo ida e volta, translado hotel-aeroporto, aeroporto-hotel, todas as refeiçoes, bebida alcolica e nao alcolica a qualquer hora do dia, esporte aquático nao motorisado, volley de praia, e outras coisas mais que nao me lembro no momento.

O complexo hoteleiro fica situado na Playa Dorada. Neste mesmo complexo existe um pequeno shopping, que os locais chamam de Plaza. Neste shopping, a gente encontra lojas de souvenirs, banco para trocar dinheiro, agências que vendem excursoes e restaurantes.

Excursoes

Falando de excursoes, existe uma gama razoável de excursoes que o turista pode fazer durante sua estada. A mais popular é o Jipao (Outback Safari) que te leva nas montanhas aonde você encontra com os Dominicanos que vivem nos vilarejos afastados. O preço gira em torno de $90 por pessoa e inclui o almoço. Porém se você penchichar nestas agências de excusoes, poderá encontrar preços melhores.

Tem também a excursao que leva para Paridise Island, uma pequena ilha de area no meio do mar. Para os que gostam de golfinhos, tem um passeio que te leva em um lugar aonde você pode nadar e brincar com os golfinhos. Os que gostam de aventura, o rafting talvez seja uma boa opçao. Você desce um rio de 13 km. O preço é salgado, em torno de $100,00 por pessoa. A Van te pega no Hotel as 7 da matina e você só volta as 6 da tarde. Todas as refeiçoes estao incluídas no preço. Existe também uma excursao que você vai de onibus até uma cidade no Haiti, na fronteira com a Republica Dominicana. É uma excursao bem diferente que nos leva a conhecer uma outra realidade.

Claro que nao podia falar também o famoso city tour, por $25, você conhece a cidade de Puerto Plata. A Pat e eu fizemos esta excursao porém acho que nao vale muito a pena nao. Na verdade, o que eles fazem é te levar na lojas para que vc compre os produtos locais como o charuto (que por sinal, nos disseram que é tao bom quanto o Cubano), o Rum e pedras preciosas. Depois você sobe em um teleférico ($10) que te leva para o topo do um monte de 800 metros aonde temos uma bela vista da regiao.

Outra excursao que fizemos, além do city tour e que achamos muito boa é o aluguel de um buggy aonde você entra em alguns lugares muito legais dentro das montanhas e passa por duas cidadezinhas Dominicanas. Depois fazemos uma pausa em um praia deserta maravilhosa antes de retornarmos ao hotel. Você paga $80 pelo buggy e a excursao dura 4 horas. Esta excursao parte de manha ou a tarde.

A praia

A praia de Puerto Plata é muito bonita. Foi aí que começou os primeiros complexos hoteleiros na Republica Dominicana. O mar é um pouco agitado, mas nada que atrapalhe muito. A areia é marron e bem fina. É bom saber isso porque as vezes as pessoas esperam encontrar aquela grande praia de areia branca. Bom, nao é alí que vao encontrar. É uma praia bem longa, 2.5km. Muito bom para uma boa caminhada ou uma corrida. Numa das pontas da praia, tem um mercadinho destinado para turistas com várias lojas de souvenirs. Para quem gosta de esportes aquáticos, Puerto Plata é um prato cheio. Dá pra fazer Caiaque, wind surf, parasailing, sailing boat e até Kite surfing. Infelizmente as ondas sao muito pequenas para o surf.

Nao tem tantos ambulantes como estamos acostumados no Brasil, porém tem alguns que vendem quadros, charutos, obras de artes locais etc. Porém nao vendem comida na praia, uma vez que tudo está incluído no hotel, nao acredito que teriam muito sucesso. Pelo fato das pessoas que frequentam a praia serem unicamente as pessoas que estao no complexo hoteleiro, a praia nunca fica muito lotada. Sempre ha cadeiras de praias de sobra e o bom é que você pode deixar suas coisas debaixo das cabaninhas de sol e sair para uma caminhada sem se preocupar.

Acho que para nós Brasileiros, passar uma semaninha assim “ça fait du bien”.

Bom ano novo a todos e fiquem com Deus,
Rafael

1 commentaire:

Marcelo Guedes a dit...

Rafael, Pat!!! Feliz 2009!

Marcelo Guedes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...