jeudi, janvier 29, 2009

Privilégios...

Uma coisa que comecei a pensar mais profundamente só aqui no Canada é a questao da igualdade, algo que todos nós sempre queremos. Nao que aqui exista a igualdade social à 100%, mas digamos que a sociedade é mais igual no meu leigo entender. Vivendo aqui eu me dei conta que existe um lado "bom" da desigualdade que vivíamos que é difícil de admitir: os privilégios. Privilégios que se vao qdo vc vive numa sociedade mais igual.

1) serviço publico de saúde (advogados, engenheiros, aposentados e pedreiros recebendo o mesmo tratamento, entrando na mesma fila, esperando a mesma quantidade de tempo pra ser atendido da mesma forma). Parece muito bonito, mas a verdade é que vc entra na fila com todo mundo e espera.

2) pagar caro por serviços individualizados (cabelereiro, faxineira, babysitter, etc), pois quando fala-se de serviços, falamos de pessoas trabalhando pra te servir. Pessoas que têm direito à um salário digno, entao vc paga caro por isso.

3) Seguir o mesmo procedimento que todo mundo pra receber qualquer serviço. Inexistência da tia da amiga do seu cunhado que é diretora do setor e quebra o seu galho e te passa na frente de todo mundo.

Sao "privilégios" perdidos pra nós que imigramos... privilégios que acostumamos tanto que passamos até a achar normal e reclamar de nao tê-los mais. Abrir mao dos privilégios pra que todos sejam iguais nao é lá uma tarefa muito fácil... principalmente quando penso às vezes como seria bom ter uma faxineira bem baratinha e excelente hoje em dia! (rsrsr)

Mas estou começando a ver que os béneficios da igualdade estao valendo mais a pena que os privilégios da desigualdade, mesmo que seja difícil. E a gente vai mudando...

"Isto é o que é aprender: você repentinamente compreende algo que você soube durante toda a sua vida, mas de um modo novo." Doris Lessing

9 commentaires:

Déia a dit...

prazer em conhecê-los, estamos batalhando pelo sonho Quebec, os encontrei no google oe ao pesquisar igrejas, o mundo parece que está ficando pequeno, né?
Sucesso pra vcs.
Andreia

Déia a dit...

prazer em conhecê-los, estamos batalhando pelo sonho Quebec, os encontrei no google oe ao pesquisar igrejas, o mundo parece que está ficando pequeno, né?
Sucesso pra vcs.
Andreia

Pat a dit...

Oi Andreia!
Sucesso pra vc nesta caminhada!
Abraços
Pat e Rafa

Anonyme a dit...

Bom vc ter tocado nesse assunto. Eu creio que é aí que rondam as reclamações e comentário negativos de se morar no Canadá. Com certeza é um novo aprendizado e uma nova forma de enxergar as coisas. Curiosamente em termos de fé cristã é que essa "igualdade" tão falada, mesmo não sendo dirigida por cristãos de carteirinha, tem uma ação cristã mais autêntica do que nossos pseudos cristianismos institucionalizados.

grande abraço

Tati a dit...

Eu acho isso muito interessante, eu penso dessa forma como eles aí. Não sei.... sempre pensei assim... e isso foi uma das coisas que me fascinou aí. :) Bom, boa sorte pra vc! A gente sempre se adapta as coisas! :-)

Anonyme a dit...

Gostei desse post.Realmente a gente fica mal acostumado. Mas eu acho que no frigir dos ovos deve ser bem melhor. Só de poder andar na rua com tranquilidade já deve valer à pena.

Abraço apertado,

Rebs

Alexandre a dit...

Oi Rafa e Pat,

Adorei seu post ! Concordo plenamento com o que vocês escreveram.
Coincidentemente, postei neta semana algo parecido.

Abs
Ale
http://jarrivequebec.blogspot.com/

Unknown a dit...

Bom dia Pat e Rafa !

Chegamos a Montréal a 8 meses e como vocês estamos em busca de nossa realização pessoal e profissional, temos 1 filha de 8 anos.
Esse post representa o que temos constatado neste período por aqui, e reforça que essa escolha será muito abençoada para todos que tem a coragem necessária para partir em busca de algo melhor.
Temos acompanhado há alguns meses o blog de vocês e nos identificamos com alguns momentos que vocês já viveram, dentre eles o aguardo de aplicações para o Mestrado. Neste momento estamos muito felizes porque minha esposa recebeu semana passada sua carta de aceitação para fazer o Mestrado de Relações Industriais na Université de Montreal, eu ainda continuo no aguardo do retorno das minhas aplicações mas temos fé que também seremos agraciados com esta graça.
No mais, quando possível gostaríamos de ter a oportunidade de conhecê-los pessoalmente.

Muita saúde e sucesso a vocês,

Grande Abraço,
Fabio

Rafael a dit...

Caro Fabio, será um prazer para nos tb conhece-los pessoalmente. Deixe seu contato aqui ou me escreva no meu e-mail. rnacif@gmail.com
Grande abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...