dimanche, juillet 26, 2009

Ordem profissional e regularizaçao da profissao

Acredito que esta postagem seja interessante apenas pra quem quer exercer uma profissao regida por uma ordem profissional no Québec. Se nao é o seu caso eu realmente aconselho que nao a leia, pois afinal, ela é meio longa...rsrsrs

Após muito pesquisar antes de imigrar, contactar a ordem profissional e vir pra cá eu planejei o seguinte percurso pra exercer a minha profissao (nutricionista) aqui no Québec : 1) ter um diploma daqui (o mestrado, no meu caso), pois acredito que isto seja importante pra quem é da área da saúde; 2) entrar com os documentos na Ordre professionnel des diététistes du Québec (OPDQ) pra conseguir meu registro pra trabalhar. Foi exatamente isto que eu fiz.

Entretanto eu nao sabia que o percurso demandava tanta trabalheira, organizaçao e paciência... Considero que exercer a profissao de nutricionista nao é muito dificil pq vc nao tem que fazer provas e a análise de seus documentos pela OPDQ nao é cara. Além disso a resposta da OPDQ sai em 2 meses (rápido). O problema sao as pedras no meio da caminhada...Vou explicar:

1) Antes de imigrar eu olhei no site da OPDQ, os contactei por email e trouxe pra cá todos os documentos listados por eles. Alerto que na verdade esta é uma lista pouco detalhada. Qdo eu já estava aqui eu entrei em contato com a ordem e eles me mandaram um envelope com uma lista de documentos e formularios a serem preenchidos que vao um pouco além do que aqueles anunciados no site. Tive problemas em obter alguns deles.

2) A equivalência de diploma era um dos documentos que a OPDQ pediu. O problema é que demorou 6 meses pro ministério da educaçao daqui me mandar o tal documento. Depois de infinitas ligacoes eu resolvi escrever uma carta e ir pessoalmente lá resolver o problema. Só assim o documento chegou. Geralmente este documento fica pronto em 45 dias utéis. A explicacao: "a pessoa que estava responsável pelo seu dossier estava tendo dificuldades pra analisar seus diplomas, pois nutricionista nao é uma profissao que recebemos muito. Entao eles mandaram meu dossier pra um especialista. Isto fez o processo ficar lento." Além disso, eles disseram que tinham poucos funcionários pra tanta demanda. O problema nao foi demorar 6 meses. O problema é que eles nunca me explicavam direito pq estava demorando tanto... e diziam que nao tinham a menor idéia de quanto o documento ia ficar pronto. Haja paciência...

3) O outro documento que o OPDQ pediu foi a descriçao de cada curso que eu fiz no bacharelado (o plano de ensino, como se diz no Brasil). Trouxe este documento pra cá qdo imigrei. O problema era que no meu plano de ensino, cada matéria estava descrita de uma maneira super detalhada (1 à 2 páginas de descriçao pra cada matéria). Ficaria uma fortuna traduzir tudo! Entao escrevi pra OPDQ propondo traduzir apenas o parágrafo resumo de cada matéria. Esperei pela resposta a OPDQ. Graças a Deus eles concordaram.

3) Outro documento que eles pediram foi um formulário preenchido pela coordenadora do curso de Nutricao do meu bacharel no Brasil. Este documento teria que ser preenchido em inglês ou francês e enviado diretamente da universidade para a OPDQ. Na verdade este documento pedia pra coordenadora escrever o nome de cada matéria do bacharel e classificá-la dentro das três áreas da nutricao: clinica, gestao ou saúde pública. Ou seja... complicadíssimo de conseguir tal documento, pra nao dizer impossível. Na mesma carta que escrevi pra ordem pedi pra eles me liberarem deste documento, dizendo que isto nao é um documento comum no Brasil e que atualmente era aluna de mestrado da Universidade de Montreal e eles aceitaram todos os meus documentos lá. Conclusao: deu certo.

4) Qdo recebi a resposta final da OPDQ fiquei super contente pois eles pediram apenas pra eu fazer apenas um matéria (3 créditos) e 30 semanas de estagio. Eu já sabia que eles iam me pedir o estágio, pois pedem pra maioria das pessoas. O objetivo do estágio é aprender como funciona o sistema de saúde daqui. Na carta eles dizem que devo procurar a faculdade pra fazer a matéria e os estágios. Resumindo, a matéria que a OPDQ me pediu simplesmente nao existe na universidade sob a forma de um curso de 3 créditos. Na verdade a tal matéria é dividida em 5 matérias (13 créditos no total)! Entao eu teria que fazer todas essas matérias pra que o universidade me ofereça os estágios. Acabamos entrando num consenso e vou seguir apenas 7 créditos e algumas aulas isoladas. Fiquei bem desanimada ao ver a falta de sintonia entre a OPDQ e a universidade. Como estou acabando um mestrado, a energia do meu cérebro tá quase pifando... vou ter que juntar uma energia, respirar fundo e seguir mais estes cursos....rsrsrs.

É isso aí... essas foram algumas das pedras no meio do meu caminho. Algumas amigas minhas da faculdade que também entraram com o processo na OPDQ estao numa situacao mais complicada, pois a OPDQ pediu pra elas fazerem mais matérias do que pra mim.
Espero que depois disso tudo eu realmente consiga exercer minha profissao aqui. Acredito que terminarei o mestrado e cumprirei as exigências da OPDQ até setembro do ano que vem. Se Deus quizer.

Coisas que eu faria de outra forma:

1) Pediria pra ordem me enviar o envelope com a lista de documentos necessários antes de imigrar. Nao confiaria no site ou informacao por email da parte deles apenas.

2) Entraria com o processo na ordem no inicio do mestrado, pois durante o mestrado (pelo menos no meu) eu poderia seguir até seis créditos de matéria do nível bacharel. Isso eu nao sabia. Entao poderia aproveitar e seguir essas matérias pedidas pela ordem durante o mestrado.

Coisas que eu faria de novo:

1) Acompanhar de perto o processo do documento de equivalencia de diploma e insistir (com classe) se tem algo errado ou qdo alguém nao te dá uma resposta satisfatória.

2) Pedir pra ordem considerar alguns pontos do processo. Principalmente qdo o documento listado é quase impossivel de conseguir. Claro que tudo na maior classe e com bons argumentos.

"Tropeçamos sempre nas pedras pequenas, as grandes logo enxergamos" (provérbio japonês)


"Podemos jogar pedras, reclamar delas, tropeçar nelas, escalá-las, ou construir com elas" (William Arthur Ward)

8 commentaires:

CHUCHUS a dit...

Olha, fiquei muito feliz de ler um post como esse! Muito detalhado e com informações super importantes. Parabéns!

Anonyme a dit...

Olá Pat,
Achei muito útil esse post, mas confesso que fiquei desanimada, pois parece complicado conseguir a validação. Boa sorte!
Carol Nagato

Pat a dit...

Oi Carol!

É mesmo... a gente passa por fases de ânimo e outras de desânimo... faz parte.
Nao é complicado conseguir a validacao... é trabalhoso e necessita de paciência e persistência.
Conversei com uma nutricionista brasileira que já validou seu diploma e trabalha. Ela disse que vale super a pena e que está super bem na profissao.
Bom parece que aqui a gente rala muito, mas pelo menos chega em algum lugar. É essa a esperança.
Abs
Pat

Unknown a dit...

Oi Pat... Também sou nutricionista e estou no processo de imigração para Québec!! Estou querendo ver se me preparo melhor para esta validação de diploma... Será que vc podia me dá mais detalhes sobre os documentos necessário (lista da ordem enviada prá vc) e também sobre como conseguir fazer o mestrado aí em Montréal??? Desde já agradeço!!! Emanuelle Egito (emanuelle.egito@gmail.com)

Anonyme a dit...

Oi Pat, mais uma nutricionista que adora acompanhar seus post :) Tenho pesquisado bastante sobre o mercado de trabalho aí, mas ainda tenho dúvidas. Qual a sua opinião? Não é como no Brasil, é? E qual o grau de dificuldade para se conseguir uma vaga nos programas de mestrado? (Ao menos onde você cursou o seu). Muito obrigada e continue tendo sucesso em sua caminhada! Abraços, fique com Deus!

Patricia Silva Nacif a dit...

Oi "anonimo"!
Deixe seu email que eu te respondo assim que puder.
abs
pat

Carla a dit...

Oi Pat! Desculpe, nem assinei.Meu nome é Carla. Email: nutricionistaccarvalho@zipmail.com.br
Muito obrigada! Abraços,

Unknown a dit...

Oi Patrícia!!
Vc poderia dizer quais foram as matérias que a ordem pediu q vc fizesse? Eu queria tetar completar meu currículo antes de sair do Brasil...
Outra coisa, o governo dá alguma ajuda financeira enquanto estivermos fazendo esses estágios?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...