jeudi, janvier 21, 2010

Exame de français

Para quem esta no processo pra se tornar membro de uma ordem profissional, uma etapa de exame de français é praticamente obrigatoria pra muitas profissoes. O exame é gratuito e oferecido pelo Office québecois de la la langue française. Eu fiz as 4 partes do exame em dezembro. Na verdade, eles fizeram um «multirao» pra atender o maximo de gente possivel e diminuir a lista de espera pra fazer o exame no ano que vem.

Entao eles começaram com a parte que tem mais reprovacao, a expressao escrita, que nada mais é do que uma redacao de um documento (carta de recomendacao, comunicacao interna, etc) na sua area de conhecimento. No meu caso por exemplo, a questao foi o seguinte: meu chefe pede minha opiniao sobre um documento redigido por um colega e além disso eu teria que citar dois pontos que eu discordava + devidas justificacoes. Claro que o tema em si eu teria que inventar da minha cabeça, mas tinha que ser na area de nutricao. Vc tem 1 hora pra escrever o texto que nao deve passar de 1 pagina.

Depois as pessoas que passaram nesta etapa sao chamadas pra fazer as outras 3 partes duas semanas depois. As 3 partes duram 3 horas e sao 1) expressao oral: entrevista de 15 minutos pra vc falar da sua experiencia como profissional; 2) compreensao oral: ouvir dialogos e marcar a resposta de acordo com a pergunta feita; 3) compreensao escrita: ler 2 textos e responder as questoes.

Somente o seu francês é avaliado e nao os seus conhecimentos na area. O certificado de aprovacao chega pelo correio 1 mes depois. Nao achei o exame dificil, mas acho que se eu o tivesse feito quando eu cheguei aqui no Qc (2007) eu passaria um pouco apertado. Por causa do mestrado eu estou bem mais familiarizada com o vocabulario correto a ser usado na minha area. Realmente a parte escrita é a mais chata, pois ninguem gosta de escrever aquelas cartas formais... Foi bom fazer todas as etapas de uma vez so. Menos uma coisa pra se tornar membro da ordem :-)

Se alguem nao passar no exame, pode fazer de novo quantas vezes quiser gratuitamente, mas tem que esperar 3 meses pra tentar de novo. Se vc responde as condicoes da « La charte de la langue française, art.35» no momento do seu pedido pra se tornar membro da ordem, vc nao precisa fazer o exame.

Como disse a mae do nosso presidente Lula : Na vida a gente tem que teimar... Pelo menos é o que diz o filme que assisti no Brasil sobre o nosso (famoso por aqui) presidente. Entao la vou eu... teimando... um dia ainda serei membro dessa bendita ordem... rsrsrs.

Boa sorte a todos que tem que fazer o exame!

abs
pat

3 commentaires:

Anonyme a dit...

Pat.
Afinal vc passou ou não neste bendito exame? Se não, então, continue insistindo.
Bijus, mamys

P a dit...

boa sorte!!! tomara que dê tudo certo. eu acredito nesses sentimentos!!
:)
e deve ser chatão. escrever é legal, mas escrever "formalice"...

Patricia Silva Nacif a dit...

passei mamys...rsrsrs.
bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...