lundi, janvier 24, 2011

Muito Frio? Talvez, mas poderia ser pior

O frio veio com força total neste últimos dias. Temperaturas chegando a -32 C aqui em Montreal, fora o vento que faz com que a sensação térmica fique próximo dos - 40C.

Realmente com a temperatura tão baixa assim, fica dificil fazer alguma coisa no exterior, mas sera que Montreal é tão fria assim?

Não posso deixar de concordar que Montreal é uma das cidades mais frias do mundo, e que se pegássemos cidades com mais de 3 milhões de habitantes, provavelmente Montreal estaria entre as 3 mais frias do mundo.

Quem está no Brasil querendo vir para o Canada deve se assustar com o monstro do frio que assola este pais. As pessoas se perguntam se ha vida no exterior, se as pessoas vão trabalhar, estudar, sair de compra nas ruas, brincar no parque etc. Vou dar uma boa noticia pra vocês. Montreal continua vivendo, brincando, trabalhando e tendo vários festivais culturais que é a marca da metropole do Quebec.

A realidade é que o grande monstro do frio não é tão feio como alguns gostam de pintar. Quantas pessoas jã ouvi dizer que existem semanas aqui que a temperaura não baixa de - 40, que com a sensaçao térmica as temperaturas chegam a - 60 e que a média aqui no inverno é de - 30? Vou dizer um coisa pra vocês. É tudo papo pra boi dormir.

A temperatura mais fria registrada na historia de Montreal é de -37,8 C em 1957. Frio? Muito frio, mas foi somente um dia so a 50 anos atrás. Temperaturas como a de hoje, perto dos - 30 C é raríssimo e não acontece mais do que um ou dois dias no inverno.

Média de -30 C? Sempre vale o exagero para mostrar como nós que moramos por aqui somos fortes e aguentamos temperaturas glaciais. A realidade é que no mês de Janeiro, que é o mês mais frio do ano, a média da temperatura é de -10 C. Porém o mais importante é que a média de temperatura durante o dia, (durante o dia é que me interessa, normalmente as 3 da matina eu ja estou na cama a horas) é de - 6 C. Tá certo, - 6 C é bem frio, mas está muito longe dos - 20, -30 que vemos o pessoal falar.

E a famosa sensação térmica? Pois é, neste exato momento em que eu escrevo a temperatura de Montreal esta a -25 com a sensação térmica de -34? É sem dúvida o dia mais frio do ano. Normalmente gostamos de mencionar a sensação térmica, porque parece que aguentamos ainda mais o frio. A realidade é que a temperatura de Montreal é medida no aeroporto de Dorval, longe de prédios e barreiras físicas que muitas vezes impedem o vento. Pois bem, quando eu saio aqui pra fora de casa muitas vezes os prédios do entorno formam uma barreira artificial que impede o vento, fazendo com que eu não sinta esta sensação térmica. Um outro fator é que o vento nem sempre está constante, ele muda de direção, de intensidade e velocidade. As vezes, em largas avenidas notamos o efeito contrario, aonde é formado um corredor de vento que quase te leva junto, fazendo com que você tenha ainda mais frio. Enfim, temos que ter cuidado com este tipo de medição.

Agora que ja entendemos que em Montreal as pessoas não vivem como tatus debaixo da terra, te convido a aproveitar o inverno. Aprenda a andar de esqui, passe um fim de semana em um chalé com os amigos, faça raquete nas florestas nevadas, visite o hotel de gelo em Quebec, tenha uma experiência única em uma excursão de trenós puxados por cachorros! Enfim, viva o inverno!!

Segue a previsão para a próxima semana.

Abraços,
Rafael

6 commentaires:

Thiago a dit...

Falou e disse Rafa.

Ficar criando folclore ao redor do clima em Montreal é só pra ter mais assunto com os amigos. Não necessariamente é a verdade.

Abs!

Aquiles, Estela e Vinicius Melo a dit...

Olá rafa e pat!

Olha, como sempre parabéns pela informação, minha amada esposa fica as vezes um pouco preocupada com essa questão, mas seria mais por causa das "lendas urbanas" que criam a respeito do clima. E é bom saber de quem já mora aí e esta "acostumado" com os períodos de inverno.

Gostaria muito de quando nos chegarmos aí em Montreal conhecer vocês pessoalmente.

Mais uma vez parabéns e Deus continue abençoando vocês dois!


Aquiles e Estela!

Ps: Minha linda esposa postou algo sobre sinusite no frio, pois ela é fisioterapeuta! Espero que vocês curtam! Um abraço!

Lucianna a dit...

Eu ja peguei -40 aqui em Montreal, coisa de 6 anos atras.... mas acredito que tenha sido a unica vez, nem mesmo em Ottawa (a capital mais fria do mundo) eu cheguei a temperaturas tao baixas....

Mas a gente sobrevive, ne?!
Abracos

Rafael a dit...

Oi Aquiles e Estela. Queria so dizer que Montreal é muito frio mesmo e que nao é lenda. Porém, o que eu queria dizer com a postagem é da pra viver muito bem aqui com o frio, mas depende de cada um.

Vai ser um prazer para nos conhece-lo, fique a vontade para entrar em contato quando quiser.

Abraços,
Rafael

Rafael a dit...

Oi Luciana, valeu por ter postado no blog. A questão é que segundo estatísticas do Environment Canada a temperatura mais fria da historia de Montreal foi mesmo -37,8C, o que nao significa que nao tenhamos tido sensações de -40 ou até mais frio.

Quanto a Ottawa ser a capital mais fria do mundo, esta é também uma outra lenda urbana. Por incrível que pareça, a capital mais fria do mundo é Oulan-Bator, capital da Mongolia que tem médias de temperaturas em Janeiro abaixo dos -20C e média anual de -1,3C. Ottawa é somente a sétima capital mais fria do mundo com temperaturas médias anuais de -5,5C.

Valeu,
Rafael

Anonyme a dit...

Almirante e Pat,

Considerando que os seus familiares,acompanhado de crianças
curtiram a neve, o frio, e, até se divertiram muito, então, o clima de Montréal é perfeitamente suportável.
Capitã

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...