samedi, août 04, 2007

Trabalho Voluntário

Uma das melhores maneiras de se integrar na sociedade e na cultura do Quebec é através do trabalho voluntário. Faz parte da cultura Quebecois fazer trabalho voluntário. Para os recém chegados no Quebec eu acredito que seja uma grande oportunidade. Porque?

1 - Através do trabalho voluntário você conhece outras pessoas, aumenta sua rede de relacionamento, o que pode trazer, além de novas amizades, um emprego. Existem vários casos de pessoas que começaram se voluntariando em uma instituição e depois foi contratado por esta mesma instituição ou indicado para trabalhar em um outro lugar que ele conheceu porque estava se voluntariando.

2 - É uma ótima oportunidade de praticar o idioma, seja ele Inglês ou Francês ou os dois, o que vai te ajudar muito depois na hora de procurar emprego. Aqui em Montreal, na maioria dos empregos é exigido a fluência neste dois idiomas.

3 - Ganhar uma experiência Canadense. Para os que estão aqui, é muito importante ter uma experiência Canadense. Por isso o trabalho voluntário te dá esta oportunidade, ta dá uma referência.

4 - Aprender um novo trabalho. Para aqueles que desejam aprender novas habilidades, o trabalho voluntário te proporciona esta chance, uma vez que você pode escolher com o que e onde trabalhar.

5 - Fazer aquilo que você ama. Como você pode escolher o que fazer, ó trabalho voluntário te permite dedicar algumas horas da sua semana fazendo aquilo que você gosta como por exemplo trabalhar no meio ambiente, ou com animais, ou com pessoas carentes etc.

6 - Dedicar poucas ou muitas horas por semana dependendo da sua disponibilidade.

7 - Ajudar o próximo. Quando agente se dispõe a ajudar uma outra pessoas que talvez esteja em uma situação mais difícil que a sua, você verá como esta experiência vai enriquecer sua vida.

8 - Ter uma carta de referência local. Bem, isso se você fizer um bom trabalho. Uma carta de referência de uma pessoa local, poderá, eventualmente, te trazer muito benefícios.

Aqui em Montreal, como as coisas são muito bem organizadas, eles até fizeram um web site agrupando um sem-número de organizações que buscam por voluntários. Neste site você pode procurar área de interesse, por bairro, se é de curta ou longa duração, por ordem alfabética etc.

Vale a pena conferir. Eu mesmo comecei na semana passada um trabalho voluntário em um ONG que se chama L'autre Montreal. No momento estou fazendo mais trabalho de escritório mesmo, trabalhando com base de dados. Mas a experiência está sendo enriquecedora. O pessoal é muito simpático e me recebeu muito bem. Fico lá somente uma tarde por semana mas já está dando pra aprender muitas coisas.

Site - Centre D'action Bénévole de Montréal.
Vou deixa-lo aqui no blog, no menu ao lado, dentro do espaço de links interessantes para futuras pesquisas.

Abraço a todos.
Rafael

4 commentaires:

Luiz e Dani a dit...

Olá meus caros,
parabéns pelas postagens sempre com excelentes dicas. Estou sempre por aqui.
Um abraço e boa semana!
Luiz

Anonyme a dit...

Gente,
muito legal essa postagem de vcs!
Tenho pensado muito nisso e até comentei com o PIpe que trabalhos voluntários seriam uma ótima maneira de integração além de ser algo que eu amo. E também muito cristão, não é mesmo?
Era apenas uma idéia mas agora é algo que eu quero correr atrás.
Bom demais vcs terem postado isso, viu?
Bjão
Renatinha

thie a dit...

ola sou michael rafael
to deixando esse comentario pq tenho muita vontade de trabalhar como voluntario no canada

gostaria que algum de vcs pudessem me ajudar

esse é um dos meus e-mail
michaeL_vnt@hotmail.com
espero resposta

Hollanda a dit...

Gostaria de dizer que de todos os blogs que visitei, o de vcs é o melhor que já encontrei.
Antonio Carlos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...