lundi, juillet 30, 2007

Impro e Radio Canada

Domingo a noite fomos a um campeonato de improvisação. Bem, o que é um campeonato de improvisação? Cada jogo é disputado por duas equipes, cada uma tem 5 competidores. O número de competidores pode variar dependendo da liga que a equipe disputa. O local pode variar, pode ser em um teatro ou em um bar (desde que tenha um palco), muitas vezes o palco imita uma quadra de Hóquei, porém de tamanho reduzido.

O juiz fala o tema, o número de jogadores por equipe e o tempo que cada equipe pode representar. É tudo improvisado na hora, é impressionante ver a criatividade dos jogadores.

Coloquei um vídeo aqui no blog pra vocês terem uma ideia de como funciona. O Francês é realmente bem complicado de entender, ainda mais nesta filmagem de baixa qualidade e também porque eles falam muita gíria e muita expressao local.

Aqui em Montreal tem várias ligas de improvisação. A partida que fomos assistir é em um restaurante/bar quem tem jogos todos os domingos as 20:30. Quem tiver interesse de ir, fica na rue St. Hubert entre o metro Rosemont e Beaubien esquina com a rua Bellechasse. O nome do lugar é Le Petit Medley e o preço pra assistir é $6,00 por pessoa. Podem me chamar que eu vou de novo com prazer. É muito bacana e realmente vale a pena assistir uma partida de improvisação, porque além de treinar bastante a escuta do Francês, é também um programa super tradicional e cultural dos Quebecois.

Agora a Pat vai contar um pouco da visita que fizemos na rádio Canadá na segunda-feira.

Na segunda visitamos com o pessoal do curso de frances a Radio-Canada, que é a maior emissora de televisao francófona do Canadá. Foi muito legal!
O prédio da emissora é enorme e lá dentro é tudo super arrumado. Visitamos os estudios de gravaçao, as cabines de rádio, a parte de ediçao,ao setor de produçao dos cenários, etc . Tivemos o prazer de conhecer o departamento da Radio-Canada internacional que inclusive, tem uma emissao em protugues do Brasil. Conhecemos o produtor do programa em portugues (Hector Vilar) que foi muito simpatico com a gente. Quem quiser escutar a Radio Canadá em Português só clicar aqui.
Assistimos também dentro do studio de gravaçao uma parte da gravaçao de um programa. Foi legal ver como sao as coisas atrás das câmeras... Os estudios de gravaçao sao bem menores do que aprarecem na tv. O guia da Radio-Canada nos explicou que isso de deve a uma câmera especifica que faz tudo parecer maior do que é na realidade.

Tem sido muito boas as atividades extra-classe do curso de francês da Université de Montreal. Podemos ouvir mais francês, praticar o uso da língua, conhecer um novo vocabulário... de uma maneira mais "livre" que dentro da sala de aula.
Quem está por aqui pode ligar para o numero de telefone que aparece no link http://www.radio-canada.ca/television/dossier_mag/public.shtml e pedir pra assistir a gravaçao de algum programa. É gratuito.

Abraços Pat e Rafa











3 commentaires:

Alexandre a dit...

Oi !
Valeu pelos comentários no nosso blog. Também sempre acompanhamos o de vocês. Incluímos agora o seu link no nosso blog.

abs
Ale & Dani

Anonyme a dit...

Ei, Pat e Rafa!

Estou sempre visitando o blog de vcs. Faz muito bem pq aí vou me sentindo em casa...
Pat, queria saber como foi o seu processo de equivalência de diploma. Tô com algumas dúvidas tipo: tem que traduzir os docs, n é? a tradução tem que ser juramentada? Vc entrou em contato com a ordem dos nutricionistas? Qto tempo demorou?
Qdo puder, me escreve contando sobre o processo, principalmente sobre a tradução, se tem que ser juramentada ou não.
No mais, grande bjo pra vcs
Renatinha

Panda a dit...

Olá Pat e Rafa,

obrigado pela visita virtual.
Desejo que tudo dê certo para vocês aí em Montréal!!!
Se Deus quiser, embarcaremos em novembro, com destino a Ville de Québec.

A gente se vê nos encontros dos brasileiros brevemente...
Qdo vi as fotos de vcs eu me lembrei tb, dos encontros da casa da Dri e da Carol.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...