mardi, mars 30, 2010

Ingles & francês

Gostaria de deixar uma reflexao para os leitores deste blog que estao imigrando pra o Québec. Temos conversado bastante com alguns amigos brasileiros aqui sobre a famosa questao Inglês/Francês.

Nos brasileiros temos um desafio importante ao imigrar: trabalhar em duas linguas que nao sao nossa lingua materna ao mesmo tempo. Apesar do Québec defender o francês, incentivar e insistir no aprendizado da lingua, temos que admitir que as vezes aprender o francês nao te leva a lugar nenhum se vc nao souber o ingles. O que eu quero dizer é que para algumas areas profissionais, tudo acontece em ingles. É dificil citar que areas sao essas, mas temos amigos na area de marketing, TI, relacoes internacionais e turismo que nos afirmam passar por essa situacao. Claro que podem existir excessoes...

Nestes casos, se vc nao falar super bem o inglês, vc nao vai ser contratado, mesmo se o seu francês estiver excelente. É a realidade. Desde que chegamos aqui a importancia de aprender o francês é incentivada por todos, mas o proprio mercado de trabalho pode te fechar uma porta de trabalho pq vc nao fala ingles super bem. Nao sei se isso é algo que acontece so em Montreal, pelo fato de ser uma cidade bilingue, ou se isso acontece em virtude do tipo da profissao somente.

Claro que o ideal é ser perfeitamente bilingue, o que significa nao somente falar as duas linguas, mas trocar de uma pra outra como se fosse natural....rsrsrs... Na minha area por exemplo muitos empregos exigem o biliguismo, outros nem tanto... depende. Aqui em Montreal tem hospitais mais anglofonicos e outros mais francofonicos... assim da pra escolher, mas acaba que vc tem que saber as duas linguas no fim das contas. O que nao acontece com um amigo que trabalha com marketing... nunca falou francês no trabalho.

Nao podemos imigrar pensando que so o francês importa. Mesmo que imigremos pro Quebec, o Canada é um pais de maioria anglofônica e vizinho dos EUA. A lingua des relacoes de serviços e comercio entre as provincias é o ingles.

Bem, o objetivo deste post é alertar quem esta chegando ou quem esta aqui a pouco tempo. Cabe a cada um descobrir a lingua mais importante pro tipo trabalho que quer exercer. Isso evita um desgaste enorme ! Continuo sendo do partido do francês que é uma lingua linda que me abriu um outro mundo. Mas achei importante postar esse assunto aqui, pois muitos brasileiros chegam aqui sem saber ingles direito, pensam so no francês e acabam passando uns apertos...

abs
pat

8 commentaires:

Unknown a dit...

pat, eu concordo com vc... um amigo meu que é engenheiro ai me disse que em quase todos os empregos técnicos se fala muito inglês... ainda mais se a empresa é grande, tem sede ou filiais em outras partes do canada... ai com certeza tudo é em inglês...

beijos

Tati a dit...

Tb concordo com você! O inglês querendo ou não, é a língua mais importante atualmente.

Patinha. a dit...

Tomara que muitos leiam seu post!
Infelizmente as pessoas cotinuam vindo sem ingles pra cá.
Parabens pela iniciativa de falar no assunto.
Abçs.

Juliano a dit...

Olá...

Estou na cidade de Quebec há quase um ano, sou desenvolvedor (TI) e estou trabalhando...

Bom, gostaria de dizer que acredito que essa demanda seja maior em Montreal, pois aqui eu sinto que o inglês é um diferencial, não um requisito.

Anonyme a dit...

Ola',
Excelente o post. Moramos em Ottawa ha' 8 anos e desde o comeco lidamos com a barreira das linguas. Hoje falamos o ingles e frances, mas o comeco e' penoso. Aki o bilinguismo e' super importante, principalmente para se trabalhar no governo, logico.
Viver aki sem ingles e' muito dificil, mas o contrario e' possivel.
Como vc falou: "o ideal e' falar as 2 e com certa confortabilidade".
Abraco.
Rodrigo e Luciana
Ottawa

searacanada a dit...

Muito bom Post. Inclusive, gostaria de dar meu exemplo:

Apenas minha esposa fala Frances e eu não, e inglês falamos nós dois.
Trabalho há 3 anos na IBM em TI.

Na entrevista do CSQ, de acordo com minha experência, o entrevistador me recomendou a chegar e já ir trabalhar que o Francês eu ia aprender no dia-a-dia.

Jean
http://searacanada.blogspot.com/

P a dit...

nossa, anotado. agora já estou até começando a pensar na felicidade de saber mais ingles do que frances...
:)

Maíra a dit...

Excelente post! Já ouvi muitos relatos como esse! É importante ter os dois e trocar naturalmente! Um dia eu chego lá! heheheh


Um abraço.

Maíra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...