Gostaria de deixar uma reflexao para os leitores deste blog que estao imigrando pra o Québec. Temos conversado bastante com alguns amigos brasileiros aqui sobre a famosa questao Inglês/Francês.
Nos brasileiros temos um desafio importante ao imigrar: trabalhar em duas linguas que nao sao nossa lingua materna ao mesmo tempo. Apesar do Québec defender o francês, incentivar e insistir no aprendizado da lingua, temos que admitir que as vezes aprender o francês nao te leva a lugar nenhum se vc nao souber o ingles. O que eu quero dizer é que para algumas areas profissionais, tudo acontece em ingles. É dificil citar que areas sao essas, mas temos amigos na area de marketing, TI, relacoes internacionais e turismo que nos afirmam passar por essa situacao. Claro que podem existir excessoes...
Nestes casos, se vc nao falar super bem o inglês, vc nao vai ser contratado, mesmo se o seu francês estiver excelente. É a realidade. Desde que chegamos aqui a importancia de aprender o francês é incentivada por todos, mas o proprio mercado de trabalho pode te fechar uma porta de trabalho pq vc nao fala ingles super bem. Nao sei se isso é algo que acontece so em Montreal, pelo fato de ser uma cidade bilingue, ou se isso acontece em virtude do tipo da profissao somente.
Claro que o ideal é ser perfeitamente bilingue, o que significa nao somente falar as duas linguas, mas trocar de uma pra outra como se fosse natural....rsrsrs... Na minha area por exemplo muitos empregos exigem o biliguismo, outros nem tanto... depende. Aqui em Montreal tem hospitais mais anglofonicos e outros mais francofonicos... assim da pra escolher, mas acaba que vc tem que saber as duas linguas no fim das contas. O que nao acontece com um amigo que trabalha com marketing... nunca falou francês no trabalho.
Nao podemos imigrar pensando que so o francês importa. Mesmo que imigremos pro Quebec, o Canada é um pais de maioria anglofônica e vizinho dos EUA. A lingua des relacoes de serviços e comercio entre as provincias é o ingles.
Bem, o objetivo deste post é alertar quem esta chegando ou quem esta aqui a pouco tempo. Cabe a cada um descobrir a lingua mais importante pro tipo trabalho que quer exercer. Isso evita um desgaste enorme ! Continuo sendo do partido do francês que é uma lingua linda que me abriu um outro mundo. Mas achei importante postar esse assunto aqui, pois muitos brasileiros chegam aqui sem saber ingles direito, pensam so no francês e acabam passando uns apertos...
abs
pat
8 commentaires:
pat, eu concordo com vc... um amigo meu que é engenheiro ai me disse que em quase todos os empregos técnicos se fala muito inglês... ainda mais se a empresa é grande, tem sede ou filiais em outras partes do canada... ai com certeza tudo é em inglês...
beijos
Tb concordo com você! O inglês querendo ou não, é a língua mais importante atualmente.
Tomara que muitos leiam seu post!
Infelizmente as pessoas cotinuam vindo sem ingles pra cá.
Parabens pela iniciativa de falar no assunto.
Abçs.
Olá...
Estou na cidade de Quebec há quase um ano, sou desenvolvedor (TI) e estou trabalhando...
Bom, gostaria de dizer que acredito que essa demanda seja maior em Montreal, pois aqui eu sinto que o inglês é um diferencial, não um requisito.
Ola',
Excelente o post. Moramos em Ottawa ha' 8 anos e desde o comeco lidamos com a barreira das linguas. Hoje falamos o ingles e frances, mas o comeco e' penoso. Aki o bilinguismo e' super importante, principalmente para se trabalhar no governo, logico.
Viver aki sem ingles e' muito dificil, mas o contrario e' possivel.
Como vc falou: "o ideal e' falar as 2 e com certa confortabilidade".
Abraco.
Rodrigo e Luciana
Ottawa
Muito bom Post. Inclusive, gostaria de dar meu exemplo:
Apenas minha esposa fala Frances e eu não, e inglês falamos nós dois.
Trabalho há 3 anos na IBM em TI.
Na entrevista do CSQ, de acordo com minha experência, o entrevistador me recomendou a chegar e já ir trabalhar que o Francês eu ia aprender no dia-a-dia.
Jean
http://searacanada.blogspot.com/
nossa, anotado. agora já estou até começando a pensar na felicidade de saber mais ingles do que frances...
:)
Excelente post! Já ouvi muitos relatos como esse! É importante ter os dois e trocar naturalmente! Um dia eu chego lá! heheheh
Um abraço.
Maíra.
Publier un commentaire