lundi, juillet 30, 2007

Impro e Radio Canada

Domingo a noite fomos a um campeonato de improvisação. Bem, o que é um campeonato de improvisação? Cada jogo é disputado por duas equipes, cada uma tem 5 competidores. O número de competidores pode variar dependendo da liga que a equipe disputa. O local pode variar, pode ser em um teatro ou em um bar (desde que tenha um palco), muitas vezes o palco imita uma quadra de Hóquei, porém de tamanho reduzido.

O juiz fala o tema, o número de jogadores por equipe e o tempo que cada equipe pode representar. É tudo improvisado na hora, é impressionante ver a criatividade dos jogadores.

Coloquei um vídeo aqui no blog pra vocês terem uma ideia de como funciona. O Francês é realmente bem complicado de entender, ainda mais nesta filmagem de baixa qualidade e também porque eles falam muita gíria e muita expressao local.

Aqui em Montreal tem várias ligas de improvisação. A partida que fomos assistir é em um restaurante/bar quem tem jogos todos os domingos as 20:30. Quem tiver interesse de ir, fica na rue St. Hubert entre o metro Rosemont e Beaubien esquina com a rua Bellechasse. O nome do lugar é Le Petit Medley e o preço pra assistir é $6,00 por pessoa. Podem me chamar que eu vou de novo com prazer. É muito bacana e realmente vale a pena assistir uma partida de improvisação, porque além de treinar bastante a escuta do Francês, é também um programa super tradicional e cultural dos Quebecois.

Agora a Pat vai contar um pouco da visita que fizemos na rádio Canadá na segunda-feira.

Na segunda visitamos com o pessoal do curso de frances a Radio-Canada, que é a maior emissora de televisao francófona do Canadá. Foi muito legal!
O prédio da emissora é enorme e lá dentro é tudo super arrumado. Visitamos os estudios de gravaçao, as cabines de rádio, a parte de ediçao,ao setor de produçao dos cenários, etc . Tivemos o prazer de conhecer o departamento da Radio-Canada internacional que inclusive, tem uma emissao em protugues do Brasil. Conhecemos o produtor do programa em portugues (Hector Vilar) que foi muito simpatico com a gente. Quem quiser escutar a Radio Canadá em Português só clicar aqui.
Assistimos também dentro do studio de gravaçao uma parte da gravaçao de um programa. Foi legal ver como sao as coisas atrás das câmeras... Os estudios de gravaçao sao bem menores do que aprarecem na tv. O guia da Radio-Canada nos explicou que isso de deve a uma câmera especifica que faz tudo parecer maior do que é na realidade.

Tem sido muito boas as atividades extra-classe do curso de francês da Université de Montreal. Podemos ouvir mais francês, praticar o uso da língua, conhecer um novo vocabulário... de uma maneira mais "livre" que dentro da sala de aula.
Quem está por aqui pode ligar para o numero de telefone que aparece no link http://www.radio-canada.ca/television/dossier_mag/public.shtml e pedir pra assistir a gravaçao de algum programa. É gratuito.

Abraços Pat e Rafa











dimanche, juillet 29, 2007

Sábado no parque

Ontem fomos na Biofesra. A Biosfera é uma bola gigante de metal que tem aqui em Montreal no Parque Jean Drapeau. É bem bacana, sao várias salas educativas que tem como tema principal a água e o meio ambiente.

Depois fomos assistir um campeonato de Bateau Dragon. Bateau Dragon sao grandes canoas chinesas com umas 20 pessoas em cada canoa. Teve competiçao durante todo o fim de semana aqui em Montreal. O único problema era o apresentador que só falava chinês.
Mesmo assim foi bem divertido. Filmei um pouquinho pra vocês verem.

Grande Abraço,
Rafael









vendredi, juillet 27, 2007

Generosidade




Li uma reportagem super legal na Radio Canada Internacional esta semana. Era sobre um site criado por uma pesquisadora que permite às pessoas a realizaçao de seus sonhos. Uma idéia muito legal, porque na verdade vc pode colocar lá 2 desejos e/ou também realizar o desejo de alguém. Uma corrente de generosidade!

O site é inspirado na Fontaine de Trevi em Roma aonde pessoas do mundo inteiro lançam suas moedinhas fazendo pedidos. A criadora do site afirmou: "Todo mundo tem um sonho, cada um a sua maneira. Provavelmente nós podemos fazer com que estes desejos se cruzem pela web ao fazê-los circular no site."

Dezenas de pedidos já foram realizados desde maio. Tem o caso de uma mulher que precisava de alguem pra cuidar de seus cavalos eventualmente, pois ela viaja muito. Ela achou alguém que amava cavalos e que se dispôs a fazer isto de graça pra ela! A mulher que teve seu desejo realizado inclusive dá algumas aulas de equitaçao também de graça pra outra, que queria muito e nao podia pagar pelas aulas. Corrente de Generosidade! Que coisa boa!

Para incentivar as pessoas a realizar os sonhos uma das outras, o site está sorteando passagens pra Roma.

Vale a pena fazer uma visita: http://www.lafontainedetrevi.com/

Tem a versao em ingles e em francês. Quem sabe a gente nao poe um desejo lá pro site ter uma versao em português também...

Abraços!
Pat

jeudi, juillet 26, 2007

Museu e Plateau Mont Royal

Meus amigos,


Ontem fizemos uma atividade bem bacana com o pessoal da Université de Montréal. Visitamos um belo museu que se chama Au Pied du Courant. Este museu na verdade foi a antiga prisao aonde os Patriotas foram presos durante a década de 1830.

Esta prisao hoje virou um museu e é aberto para visitaçao. Existem guias que vao te contando um pouco da história de Quebec durante a visita. Realmente é fascinante ver aquelas fotos, jornais da época, quadros etc.

Eles contam bastante a história de Luis Joseph Papineau que foi um dos patriotas da revoluçao de 1837 e 1838. Quem mora aqui em Montréal e tiver interesse de conhecer mais da história do Québec eu recomendo fortemente fazer uma visita a este museu.


Segue o endereço:
903 De Lorimier AvenueMontréal
Metro: Papineau (Verde)


Bem, mudando de assunto, hoje a noite fizemos uma visita, também com o pessoal da Universidade ao bairro do Plateau Mont Royal. Este é um bairro bem tradicional aqui em Montreal, com muitos restaurantes, bares, cafés super charmosos, lojas e também várias casas com arquitetura tipicamente local.

Segue algumas fotos dessas nossas duas visitas.

Abraços,
Rafael




















De cara nova

Oi Pessoal,

Como vocês puderam notar estamos de cara nova. Já faz um tempinho que começamos com este blog e até entao nunca tínhamos atualizado a sua "cara". Bem, taí. Espero que gostem.

Abraços,
Rafael

mercredi, juillet 25, 2007

Commission scolaire de Montréal

Bem, há um tempo gostaria de contar pra vcs que estao no processo de imigraçao algo que descobrimos aqui.

Alguns pensam em pagar um curso de francês aqui em Montréal antes de chegar, pra que quando vcs já estiverem aqui já tenham um curso meio que "garantido". Foi isso que nós fizemos: pagamos antes de chegarmos no Canadá o curso intensivo de francês lingua segunda da Université de Montréal, que está sendo excelente por sinal.

Deu tudo certo, logo que chegamos já começamos o curso e nao precisamos esperar pela francisaçao.

Bem, descobrimos aqui outros brasileiros que fizeram a mesma coisa que nós...

Acontece que existe aqui em Montréal a "Commission scolaire de Montréal", que é um conjunto de escolas que, além do secundário normal, oferecem formaçao para adultos, inclusive o curso de francês lingua segunda. A vantagem é que ele é bem mais barato (cerca de 50 dólares por semestre!). Pois é, é um curso que tem 6 níveis diferentes, como o da Universidade, e foi bem recomendado pela nossa antiga professora de francês da universidade.

Entretanto, segundo alguns brasileiros que conhecemos, vc precisa morar aqui como residente permanente. Acredito que nao haja problemas com vagas pois sao muitas as escolas e varios sao os horarios. Pensamos em fazer este curso aqui no segundo semestre.

Vale lembrar a diferença entre "francisaçao" e "curso de francês lingua segunda". No primeiro, vc recebe cerca de 115 dolares por semana do governo pra fazê-lo, mas ele tem poucos niveis. No segundo, vc paga pra estudar frances, mas o curso tem varios niveis e é mais aprofundado.

O site da Commission scolaire de Montréal é http://www.csdm.qc.ca/CSDM/fga/default.asp (entrar em formaçao de adultos e depois frances lingua segunda).
O site do curso de frances da Université de Montréal é http://www.fep.umontreal.ca/

Ah, nao sei se outras cidades tem essa "comissao escolar".... sabemos só aqui de Montréal!

Abraços!

Pat

mardi, juillet 24, 2007

Último fim de semana

Meus amigos,

O último fim de semana foi especial. Nossos amigos Benoit e Genevieve nos convidaram para passar o fim de semana com eles. Deus separou este fim de semana porque o dia estava perfeito. Céu azul, temperatura entre 25 graus, enfim, ótimo dia para passear.

Sábado
Sábado acordamos cedo e fomos passear no Parque do Mont-Saint-Hilaire. Foi muito bom. Este parque fica ao sul de Montreal, uns 40 minutos daqui. Chegamos lá e nos encontramos com uma amiga do Benoit e da Genevieve que se chama Heloise e sua filhinha Sophia. Nós já a conhecíamos de outros encontros, muito gente boa também.

Começamos com um belo pic-nic a beira do Lac Hertel. Não muito grande mais super lindo, com uma natureza exuberante ao seu redor. Depois do pic-nic, colocamos as mochilas nas costas e partimos para uma caminhada de mais ou menos uma hora e meia ao topo do monte. A trilha e bem bacana, bem marcada e tranquila. neste parque existem várias trilhas diferentes, cada uma com um nível de dificuldade e uma duração. Bem chegamos ao topo. Todo cansado da caminhada valeu muito a pena. Uma vista de tirar o fôlego. Realmente lindíssima a paisagem lá de cima.

Voltamos para Montreal por volta das 5 da tarde. Saímos todos para jantar por volta das 6:30. Fomos em uma restaurante na Patit Ilalie. Um restaurante muito gostoso e tipicamente Italiano, obviamente. Lá encontramos com o marido da Heloise, um camarada muito gente boa também que se chama Jean Philip. Tivemos um momento muito bom lá com eles.

Depois do restaurante fomos passear no centro de Montreal aonde esta acontecendo o festival Juste pour rire, "Só para rir" em Português. passeamos pelas ruas, vimos fantoches gigantes, estátuas vivas por todo canto, uns bichos super esquisitos que ficam andando pela rua assustando o povo, bandas tocando vários tipos de musica de etc. Além disso, existem vários espetáculos de humor, mais estes é preciso pagar.
Bem, esta foi a maratona do primeiro dia.

Voltamos para casa super cansados. Queríamos ainda nos encontrar com o Bruno e a Adriana do Brasil Quebec, que vieram de Sherbrooke para passar o fim de semana aqui em Montreal, mas infelizmente não tivemos tempo de vê-los.

Domingo
Domingo acordamos cedo, por volta das 7 da manha e fomos pra casa do Benoit. Por volta das 8:30 pegamos estrada e seguimos em direçao ao parque do Mont Tremblant. É bom salientar que o parque nacional do Mont Tremblant não é a cidade de Mont Tremblant. Os dois ficam na mesma região mas são diferentes. A cidade é cheia de resorts, lojas etc, já o parque é como um parque ecológico mesmo, com tilhas, lugares de camping etc.

Antes de chegarmos no parque passamos na casa dos pais do Benoit que moram em uma cidadezinha chamada Prevos, que fica no caminho. Passamos lá para deixar a Jeanne e para conhecermos um pouco também os pais dele.

Bem, partimos novamente em viagem. Chegamos no parque e decidimos fazer um circuito para o Lac Poisson. A trilha era um pouco mais complicada, mais ou menos 1 hora e meia também de caminhada, porém bem mais difícil do que a do dia anterior. Muito linda a trilha, o dia estava lindo, encontramos alguns esquilos pelo caminho até um sapinho. Vimos uma árvore que havia sido completamente roída por um castor.

Chegamos até o lago e decidimos seguir um pouco mais em frente porque sabíamos que tinha uma cachoeira. Quando chegamos na cachoeira fomos realmente tocados pela beleza e formosura daquele local. A cachoeira não era muito forte, mas parecia ter sido esculpida a dedo entre as pedras lisas daquele local. Encontramos uma grande rocha em uma das suas quedas e paramos para fazer um pic-nic. Ficamos lá a sós, curtindo aquele momento tão precioso.

Bem, pegamos nossas coisas e voltamos. Chegamos ao local aonde estava o carro e decidimos ir até um outro lago ali mesmo dentro do parque para dar uma nadada. Desnecessário dizer que a temperatura da água estava estava congelante, mas mesmo assim foi muito bom poder se refrescar naquelas águas. Nunca mais reclamo das águas geladas e cabo frio...

Pegamos o carro e voltamos para Prevos aonde jantamos com os pais do Benoit. Foi um momento também especial. Conversamos bastante sobre vários assuntos. Eles são pessoas adoráveis que nos receberam muito bem. Este ano eles ficaram de Janeiro a Maio na Argentina, tiveram uma experiência fantástica lá. Claro que tive que malhar eles um pouco e falar que eles perderam o melhor, o Brasil é claro.

Mas foi assim o nosso dia. De noite chegamos em casa bem cansados mas também muito felizes de ter passado mais um dia tão agradável nas terras Canadenses.

Fiquem com Deus,
Rafael






























http://www.justepourrire.com/videos/show/860-prisonnier-de-la-toilette-portative-porta-potty-prisonner


http://www.justepourrire.com/videos/show/880-blind-waitress-serveuse-aveugle

vendredi, juillet 20, 2007

Um susto

Comprei uma bicicleta aqui. Estou super feliz com meu mais novo meio de transporte. Aqui dá pra se fazer muita coisa de bicicleta, pelo menos no verão. Bem, fui fazer um passeio de bicicleta outro dia e parei em uma loja perto do parque La Fontaine. Comprei umas peças que precisava e estava voltando para casa. Coloquei as peças junto com minha carteira e a chave de casa em uma pochete que vai junto a bike. Até aí tudo bem. Peguei o caminho de volta pra casa e quando eu estava descendo uma rua eu escutei o barulho da minha chave caindo. Quando eu olhei para a pochete, ela estava aberta e minha carteira tinha sumido. Deu um frio lá no fundo. Na hora veio mil coisas na cabeça. Estavam lá todos os meus documentos. Cartões de Créditos, carteira de motorista do Quebec, carteira de residente, meu NAS, minha carteirinha de estudante e etc.

Fiquei gelado. Comecei a pedalar vagarosamente pelo caminho que eu havia feito para ver se a encontrava. Perguntei para algumas pessoas na ruas se por acaso eles tinham visto uma carteira marrom de couro. Muitos ficaram sensibilizados e até me ajudaram a procurá-la. Teve um cara que me contou que em 1988 ele também perdeu a carteira dele com $900,00 dentro. Procurei por mais algum tempo e nada.

Voltei pra casa abatido, e pensando em tudo que eu tinha que fazer. Cheguei em casa e imediatamente cancelei meus cartões de credito e meu cartão de debito daqui.Fui a polícia por volta das 10:30 da noite. Fui muito bem recebido. O policial que meu atendeu foi muito gentil e me ajudou com tudo que eu precisava. No outro dia me dirigi ao banco e em 15 minutos saí de lá com um novo cartão de débito. Na faculdade fui no achados e perdidos porque como tinha minha carteirinha de estudante da Universidade de Montreal, talvez quem encontrasse a carteira, pudesse ter a brilhante ideia que devolvê-la na Universidade. Mas foi em vão, não tinha nada lá. De noite eu e a Paty fomos ao cinema. Na volta, meu telefone toca, atendi ansioso. Era a pessoas que tinha achado minha carteira. Ele me perguntou se eu podia ir busca-la naquele momento, obviamente que fui. Peguei a carteira com tudo dentro, menos o dinheiro e meu passe de ónibus. Mas isso é de menos porque todos os meus documentos estavam lá intactos, até os ingressos para a Orquestra Sinfônica de Montreal que iríamos no dia seguinte.

Este foi meu susto da semana. Só tenho que agradecer a Deus que abençoou pra que todos os meus documentos fossem restituídos. Fico feliz por estar aqui também e ver como as instituições aqui são eficientes se você tiver um problema como este que eu tive.

Abraços,
Rafael

Curso de francês e novidades

Bem, hoje foi o último dia do nosso curso de francês escrito na Université de Montréal. Gostamos muito! Foi um curso intensivo de 3 semanas, onde aprendemos muito e fizemos novos amigos.
A nossa professora era muito gentil e seguiu com a matéria bem de acordo com as nossas necessidades e nao somente de acordo com a grade curricular.
Como um bom curso de francês escrito, quase todos os dias tínhamos uma redaçao pra fazer, seja em classe, seja em casa. Achei interessante também a forma com que ela colocava a matéria, sempre relacionando bem os tempos verbais entre si, enfocando a forma melhor de utilizaçao de determinados tópicos (adjetivos, adverbios, determinantes, etc), além da concordância, que é claro, nos pegava sempre no erro. Esse negócio de fazer a concordância vebal ou nominal era uma coisa! Na hora de falar, passa meio despistado o erro, mas na hora de escrever... tem que ter muita atençao.

Achei que progredimos bem no francês escrito. Gostei das aulas, da estrutura que a Uiversidade oferece, as instalaçoes, a professora, da turma, etc. Valeu muito!

As atividades extras também foram 10! Deu pra gente potencializar o aprendizado e também participar mais das atividades da cidade. Dentro da programaçao da faculdade fomos a orquestra sinfonica de Montréal, ao cinema 2 vezes, participamos de jogos interativos com o pessoal (tipo gincana), etc. Conhecemos lugares lindos como o Place des Arts, que foi aonde assistimos a orquestra... Lindo! Enorme! Tinha simplesmente 4 galerias, além do andar principal e camarotes... grandioso!

A nossa semana foi bem agitada também pois, além de tudo isso, ainda fomos a um jogo de futebol da copa do mundo sub-20 (4 Chile x 0 Nigéria). Foi bem divertido!

Ontem fomos também visitar um novo casal de amigos de fizemos aqui: O Rafael e a Patrícia (maior coincidência!). Era uma pequena comemoraçao pra gente conhecer o novo apartamento deles! Lindo! Ficamos muito felizes por eles! Tao pouco tempo de Canadá e já de apartamento novo! Nós os conhecemos através dos nossos queridos Lucio e Julia.
Segunda-feira começaremos o curso de francês oral.
Abs,
Pat


jeudi, juillet 19, 2007

Luto

Bem pessoal,
Como todo Brasileiro, estamos chocados com os fatos que abalaram o Brasil esta semana. Ficamos revoltados ao ver nosso país ser corroído pela corrupçao e pela má administraçao pública. Gostaria de expessar meus profundos sentimentos aos que perderam seus entes queridos nessa terrível tragédia. Meu irmao estava voando TAM naquela mesma hora, voo entre SP em Belo Horiozonte. Nós já ficamos abalados só de pensar que algo poderia ter acontecido com ele, imagina entao as famílias das reais vítimas.
Meu único pedido é que Deus ilumine o nosso país e que console os coraçoes inconsoláveis de todos aqueles que estao enfrentando este real pesadelo.
A Paz,
Rafael

lundi, juillet 16, 2007

STM

Olá a todos! Gostaria de compartilhar com vcs um site da STM (Société de transport de Montréal). É a empresa de transporte daqui.

Eu e o Rafa usamos sempre o serviço online que eles tem para calcular qualquer trajeto em Montreal. A informaçao é super detalhada, vcs nem vao acreditar!

Dentro do site http://www.stm.info/ existe um link a direita chamado "TOUS AZIMUTS". Depois de clicar neste link, vc entra em "Démarrer " Tous azimuts " . Aí vai entrar o mapa de Montréal. A partir daí eu entro no link a esquerda chamado "Recherche textuelle". Eu achei melhor procurar assim do que pelo mapa. Depois vc escolhe uma opçao de origem em "Options de recherche textuelle" e outra de destino. Após isto basta apenas clicar no link que fica piscando "Calculer".

Entao vc nao acredita... vem uma tabelinha pra vc escolher o horário que vc quer e outras opçoes tb se vc quizer. Aí é só "calculer le parcours" e pronto. Vem tudo claro e objetivo. É bom demais... dá pra ir a qualquer lugar com as informaçoes.

Parece meio complicado assim escrevendo os passos... mas é muito fácil e rápido! Vc também tem a opçao de escolher como ponto de origem/destino uma estaçao de metro, um endereço, um lugar importante em Montréal... Vc pode escolher também um trajeto que nao pega metro, ou escolher um caminho caso vc queira andar mais a pé (para aproveitar e passear pela cidade!), etc.
Eu e o Rafa consultamos este site quando temos dúvidas pra chegar a algum lugar.

Bem, é isso entao...

Abraços!

Pat

jeudi, juillet 12, 2007

Plus Rien - Les Cowboys Fringants

Les Cowboys Fringants

Letra

Bonjour tout le monde!!

Gostaria de compartilhar com vocês uma música que aprendemos na aula de Francês e que eu achei particularmente fantástica. Ela foi eleita como a melhor música Quebecois de 2006.

Como vocês podem ver no vídeo, tem um menino já deformado e ele é na verdade o último ser humano da terra. A música aborda o tema o fim da humanidade, a destruiçao da raça humana, a poluiçao dos rios e mares, efim, como nós seres humanos nos auto destruímos.

Bem, quem entende um pouco de Francês vale a pena escutar e acompanhar com letra que segue abaixo.

Plus rien

Il ne reste que quelques minutes à ma vie
Tout au plus quelques heures
je sens que je faiblis
Mon frère est mort hier au milieu du désert
Je suis maintenant le dernier humain de la terre

On m'a décrit jadis, quand j'étais un enfant
Ce qu'avait l'air le monde il y a très très longtemps
Quand vivaient les parents de mon arrière
grand-père
Et qu'il tombait encore de la neige en hiver

En ces temps on vivait au rythme des saisons
Et la fin des étés apportait la moisson
Une eau pure et limpide coulait dans les ruisseaux
Où venaient s'abreuver chevreuils et orignaux

Mais moi je n'ai vu qu'une planète désolante
Paysages lunaires et chaleur suffocante
Et tous mes amis mourir par la soif ou la faim
Comme tombent les mouches...
Jusqu'a c'qu'il n'y ait plus rien...
Plus rien...
Plus rien...

Il ne reste que quelques minutes à ma vie
Tout au plus quelques heures,
je sens que je faiblis
Mon frère est mort hier au milieu du désert
Je suis maintenant le dernier humain de la terre

Tout ça a commencé il y a plusieurs années
Alors que mes ancêtres étaient obnubilés
Par des bouts de papier que l'on appelait argent
Qui rendaient certains hommes
vraiment riches et puissants

Et ces nouveaux dieux ne reculant devant rien
Étaient prêts à tout pour arriver à leurs fins
Pour s'enrichir encore ils ont rasé la terre
Pollué l'air ambiant et tari les rivières

Mais au bout de cent ans des gens se sont levés
Et les ont avertis qu'il fallait tout stopper
Mais ils n'ont pas compris cette sage prophétie
Ces hommes-là ne parlaient qu'en termes de profits

C'est des années plus tard qu'ils ont vu le non-sens
Dans la panique ont déclaré l'état d'urgence
Quand tous les océans ont englouti les îles
Et que les inondations ont frappé les grandes villes

Et par la suite pendant toute une décennie
Ce fut les ouragans et puis les incendies
Les tremblements de terre et la grande sécheresse
Partout sur les visages on lisait la détresse

Les gens ont dû se battre contre les pandémies
Décimés par millions par d'atroces maladies
Puis les autres sont morts par la soif ou la faim
Comme tombent les mouches...
Jusqu'à c'qu'il n'y ait plus rien...
Plus rien...
Plus rien...

Mon frère est mort hier au milieu du désert
Je suis maintenant le dernier le humain de la terre
Au fond l'intelligence qu'on nous avait donnée
N'aura été qu'un beau cadeau
empoisonné

Car il ne reste que quelques
minutes à la vie
Tout au plus quelques heures,
je sens que je faiblis
Je ne peux plus marcher, j'ai peine à respirer
Adieu l'humanité...
Adieu l'humanité...


No link abaixo você poderéa ver este mesmo clip em uma resoluçao melhor.
http://www.linternaute.com/video/clip/les-cowboys-fringants-plus-rien/

Abraços,
Rafael

Le monde du corp

Hoje depois da aula fomos a a uma exposiçao no Vieux-Port de Montréal, um bairro turístico daqui. Foi uma exposiçao chamada "Le monde du corps 2" que está acontecendo no Centro de Ciências de Montreal.



LE MONDE DU CORPS 2 é uma exposiçao de anatomia autentica e original, ou seja, as peças em exposiçao eram corpos humanos reais que foram tratados por uma técnica específica usada pelo criador da exposiçao para que os mesmos sejam vistos por nós. É incrível! Dá pra ver como é anatomicamente todo nosso corpo! Tem alguns corpos em posiçao de jogador de futebol, bailarina, patinador, etc. Outros corpos foram seccionados pra que a gente veja determinada parte do corpo em visao transversal ou longitudinal. Tem também peças sepadas (pulmao normal, pulmao do fumante, coraçao normal, coraçao do hipertenso, etc). Ah, tinha também embrioes em diferentes semanas de gestaçao e tambem um bebe dentro do útero. Eu amei esta parte! Fiquem tranquilos que a exposiçao nao tem nada de mórbido... nao mesmo. Nao tem cheiro de formol como as aulas de anatomia... e além disso os corpos sao expostos como se fossem um escultura. É bem mais legal que as aulas de anatomia, mais bonito e, além do que as peças sao muito bem conservadas e com doenças diversas.

"É uma ocasiao extraordinaria de descobrir e comprender a anatomia afim de melhor apreciar e melhor respeitar o corpo humano considerando toda sua complexidade e todo seu esplendor" - é isso que dizia o encarte da exposiçao.

Lá tem também um guichet pra quem quizer se inscrever para doar seu próprio corpo para a exposiçao qdo morrer...

Pra quem está aqui vale a pena conferir! Veja no site: http://www.centredessciencesdemontreal.com/LMC2/fr/index.html

A exposiçao está rodando o mundo... Europa, Asia e EUA.

Abraços!

Pat



Bem, aqui eu fiquei literalmente, com o coraçao na mao!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...