samedi, juin 20, 2009

Sabado magico

Magico. Essa e a palavra que eu achei pra descrever este dia. Não exatamente para descrever Paris, quem sem duvida e uma cidade magica, mas para descrever as sensacoes que tivemos no Salão do Bourget. O Salao do Bourget e o maior salao de avioes do mundo e se realiza a cada dois anos. Concidentemente estava sendo realizado o centesimo salao bem nos dias que estamos aqui, e eu como adoro a aviacao, nao pode deixar de ir.

Pegamos de novo o RER e fomos para a Salao. O gigantismo impressiona. Logo na entrada varios galpoes com estandes de todo parte do mundo oom tudo o que se pode imaginar relacionado com o mundo da aviacao, inclusive varia empresas Brasileiras. Porem o legal ainda estava por vir.

Chegamos no lugar aonde estavam expostos os aviaoes e helicopiteros. Fantastico! Desde de um pequeno monomotor ate o impressionante Airbus A 380. Estavam todos ali, do seu lado. Ate um foguete espacial tinha la. Se fosse por isso, ja teria valido a pena, porem quando comecaram o show aereo eu quase cai para traz. Logo de cara, ja vimos um helicopitero de guerra mostrando o que ele a capaz de fazer, e acreditem ou nao, o bichinho da um looping de 360 como se fosse a coisa mais normal do mundo. Eu nao acreditei. Depois disso vimos dezenas de outras apresentacoes, inclusive de um aviao super antigo estilo 14 Bis. Mas o mais impressionante estava por vir, e veio. Quando aquele caça percorreu a pista e subiu na vertical como se fosse um foguete, eu quase chorei de emoção. Foi, sem duvida umas das coisas mais impressionantes que eu ja vi em toda a minha vida. Depois foi caça atras de caça. Desde o lendario F14, imortalizado pelo filme Top Gun ate os F18 usados pelo EUA e os Mirages Franceses. Vimos tambem o Airbus A380 levantar voo na nossa frente, e desfilar pelos ares com uma leveza que parecia que estava dancando. Algo realmente inesquecivel!! Para terminar vimos a esquadrilha da fumaca Francesa fazendo seus inumeros truques e soltando fumaca multicolorida das cores da bandeira da Franca.

No fim, no caminho da saida, eu virei para Pat, e falando em tom de brincadeira eu disse : "Pra completar o dia, so falta o Sarkozi aparecer por aqui". No momento que eu acabei de falar, vemos uma cerreira do nosso lado e nao e que o Presidente Frances me apareceu por la. Veio em nossa direcao e passou rapidademente nao mais de 10 metros de onde estavamos. Tempo suficiente para ve-lo (com aquela cara de Jorge Avelar) com clareza. Foi bacana demais. Ate consegui tirar uma foto dele, a qual publicarei uma vez de volta em Montreal.

Saimos por volta das 4 da tarde e nos dirigimos para o Montmartre, o bairro aonde esta localizada a Basilica do Sacre Coeur, a Place do Tertre, o Museu Dali, o Moulin Rouge alem de varias ruazinhas cada uma mais legal que a outra, cheia de comercio de toda parte do mundo. Nem parece que vc esta em Paris. Na frente da Basilica, que por sinal tem uma das melhores vistas da cidades, vimos um Africano fazendo embaixadas como poucos no mundo. Mais tarde um pouco, nos dirigimos para Place do Tertre aonde tomamos uma delicioso sorvete artesanal e jantamos em um dos restaurantes que a empresa para qual eu trabalho utiliza... o que significa que tivemos um jantar maravilhoso, com show de musica e tudo e gastar 1 Euro, nada melhor do que isso.

Terminamos o dia dando uma olhada por fora no famoso Cabaret do Moulin Rouge.

Vamos dormir agora, porque amanha temos um outro dia cheio e faremos uma viagem, mas essa parte conto amanha.

Abracos,
Rafael




Aucun commentaire:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...