vendredi, juin 12, 2009

Congresso nutricao

No começo do mês estive participando de um congresso na cidade de Quebec. Foi um congresso da sociedade canadense de nutricao clinica.

O congresso durou 4 dias e foi bem interessante. Meu objetivo era ficar mais por dentro do que anda rolando na area da nutricao clinica aqui no Canada, pois o congresso tinham representantes de várias provincias. Tive o privilégio de ver algumas nutricionistas e médicos que eu já tinha ouvido tanto falar. Minha dissertacao de mestrado tem uma coleçao de artigos deles! Fui com uma amiga da faculdade, o que foi ótimo! Ia me sentir muito perdida se estivesse sozinha, pois conheço pouca gente da area, principalmente fora do Quebec. Apesar do congresso ser em Quebec, toda comunicacao foi em inglês. É, Inglês é a lingua da área médica (de pesquisa).

Aprendi muitas coisas neste congresso, principalmente dos bastisdores por causa das informacoes da minha amiga (rs...). Ela é super antenada! Pude conhecer quem sao os as pessoas referência na área de nutricao por aqui e principalmente como as coisas funcionam. Fiquei feliz em saber que a area de pesquisa que eu escolhi é realmente uma area de futuro (Nutricao & Alzheimer). Ainda tem muita coisa a se descobrir e estudar sobre este assunto.

Ano passado, como eu estava em Toronto uma parte do verao, participei deste congresso por 1 dia somente. Este ano pude participar dele todo. Aí vao as minhas observacoes:

1) É incrivel como é bem mais barato pra um estudante participar de um congresso aqui no Canada. Como estou acabando o mestrado, quis aproveitar o desconto de estudante :). Outra coisa que achei engraçado é que nao tinham muitos estudantes no congresso... Achei isso bem estranho. Nos congressos que participei no Brasil... nossa ... tinha muito estudante! Nao sei porque este congresso foi assim... Às vezes eles participam mais de outro congresso.

2) Os "interesses" e a "politicagem" que a gente vê nos congressos... tinha até me esquecido. Que preguiça... mas a vida é assim. Cada um tentando vender seu peixe, fazer o quê. Como o meu peixe ainda tá um filhote (rsrs...), fica meio limitado o interesse das pessoas em fazer um contato com vc. Nao é assim fácil captar a atencao das pessoas se vc nao trabalha num super hospital.

3) O povo reclama aqui reclama que nao tem financiamento pra fazer as pesquisas... Ai , ai... eles nao tem idéia o que é dificuldade financeira verdadeira... Nao sabem o que é praticamente implorar pra que alguém apoie e forneça a estrutura médica necessaria pra que vc teste a sua idéia. Eles nao sabem o que é isso... definitivamente.

4) Vi muita nutricionista boa de serviço. Algumas delas super novas, já com doutorado... tinha uma moça lá... um crânio! Infelizmente muitas delas eram sozinhas nesta vida... vivem pra estudar. Conversei isto com minha amiga... Ela me disse a conhecida frase: "sao as escolhas da vida, né?".

É isso aí.
Abs

Pat na correria...

Aucun commentaire:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...