samedi, juin 16, 2007

Amigos quebecois

Desde que chegamos aqui em Québec tínhamos o desejo de fazer amigos quebecois. Queríamos conhecer a cultura, aprender o jeito de viver do povo, as expressoes, a comida, etc. E temos conseguido aos poucos, graças a Deus…

Aqui em Montréal isto é um pouco dificil, pelo fato de ser uma cidade literalmente multicultural. Sem exagerar, é praticamente impossível andar 1 quarteirao e nao ver gente de muitos países diferentes (mulheres cobertas com panos indianos, com véu na cabeça, judeos ortodoxos, roupas africanas, etc.).Assim, fica um pouco difícil vc achar um canadense mesmo, quebecois. As culturas já estao bem misturadas…

Mas o povo quebecois é um povo muito simpatico. Pelo menos pra nós, tem sido assim. Conhecemos um casal quebecois super legal e a partir deles temos conhecidos alguns outros… amigos dos amigos dos amigos. Acredito que este é um bom caminho. É um povo que é possível ser amigo, sabe? Existem muitas coisas que nos aproximam… é possível passar uma tarde num churrasco divertido com eles, rir, conversar, contar piada…

Isto demanda um pouco de esforço, pois aqui existem muitos guetos. Sao grupos de pessoas que ficam somente entre aqueles de sua mesma nacionalidade. Esse é o caminho mais fácil. Claro que é ótimo ficar só com brasileiros! Nós tb achamos… Mas temos tentado crescer a nossa rede de contatos quebecois o tanto que pudermos. Amigos brasileiros, mas tb quebecois, franceses, argentinos, indianos, argelianos, marroquinos, etc. Queremos aproveitar a riqueza da diversidade cultural. Nao sei se é possível, pois sei que tem certas culturas que as diferenças sao muitas e a mentalidade diferente acaba se tornando uma barreira para a amizade, além do nosso preconceito. Admito que ainda nao posso afirmar que nao tenho preconceito, infelizmente. Preconceito do diferente, sabe? No Brasil, por mais que sejamos diferentes, somos muito iguais.
Por enquanto nossos poucos, mas preciosos amigos sao quebecois e passar tempo com eles tem sido ótimo. Fazemos pic-nic, jogamos frisby, visitamos a casa uns dos outros…

Os quebecois sao um amor… eles só tem nos acrescentado!

Abraços
Pat

4 commentaires:

Erasmo a dit...

Olá Pat... obrigado pela visita em novo blog! Fiz minhas traduções com o Sr. Emanuel Freitas (emanuel.freitas@sympatico.ca). Entre em contato com ele e solicite um orçamento. Pode dizer que fui eu quem o indicou ;-)

Grande abraço e boa sorte!

Anonyme a dit...

Oi Pat! Vi o blog de vocês hoje e achei muito interessante essa sua postagem sobre a pluralidade cultural. Eu tambpém acho uma ótima, termos e fazermos amigos quebecois. Acho que isso ajuda muito na adaptação! Que bom saber que tudo está se encaminhando muito bem para vocês! Nos dá a cada dia mais esperança de que tudo é possível, quando realmente acreditamos! Fiquem com DEUS! Beijos!

Natália Russo a dit...

Olá pessoal!
Somos de Recife! Vamos manter contato? Ou seja, éramos vizinhos... Será que continuaremos a ser????
Grande abraço, Natália e Tiago

Pat a dit...

Olá pessoal!
Obrigada pelos comentarios! Vamos manter contato sim. Tiago e Natalia: como assim "vizinhos"? Vcs sao de BH ou de Recife?

Obrigada Erasmo.
Abraços Valeria!

Pat

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...