dimanche, juin 10, 2007

Ordem Profissional

Hoje fui na Ordem Profissional dos Nutricionistas do Quebec. Como alertei em uma postagem anterior, uma funcionária de um escritório de imigraçao me aconselhou procurar a ordem para análise do meu caso, pois segundo ela tem pessoas que fazem o mestrado sem procurar a ordem e depois nao conseguem permissao da ordem pra trabalhar, pois nao fizeram o reconhecimento do diploma. Entao, fui lá.

Um prédio lindo e grande no centro de Montréal. Fui rapidamente atendida pela funcionária do setor de reconhecimento de diploma. A conversa foi ótima.Ela foi simpática, educada e eficiente. Tudo o que eu queria! Expliquei a ela a minha situaçao e ela me disse que se eu quizesse fazer o reconhecimento do diploma teria que entregar toda a documentaçao traduzida. Pois é, o detalhe é que 1 só documento é praticamente um livro (descriçao detalhada de todos os cursos que fiz na faculdade)! Ia ficar um nota! Nao dá…

A nossa conversa me esclareceu em muitas coisas. Ela me aconselhou a fazer a demanda de admissao no mestrado da universidade. Segundo ela, a Universidade poderá me pedir para fazer alguma(s) matéria(s) do bacharelado antes do mestrado. Assim, quando eu tiver feito tais materias, significará que estarei quite com o curso de bacharelado em Nutriçao, portanto, a chance de eu estar quite com a ordem para ser membro dela é bem grande. Ela me perguntou se eu tinha documentos que comprovavam as horas de estágio, pois este é o documento que falta na maioria dos casos. Ainda bem que tenho todos os meus contratos de estagios guardados comigo, além de uma declaraçao do que eu fiz em cada um deles. Essa declaraçao eu suei pra conseguir… mas valeu a pena.

Além disso, ela afirmou que os diplomas brasileiros sao muito bem aceitos, que as vezes falta alguma coisa, mas é muito pouco.

Entao eu fiquei com duas opçoes :
1 – traduzir toda a documentaçao agora e entrar com o pedido pra ser membro da ordem, esperar no máximo 3 meses para obter resposta, fazer os cursos que eles me pedirem pra reconhecer o bacharelado e depois poder atuar como nutricionista.
2 – fazer a demanda de admissao para o mestrado na universidade, cumprir as materias do bacharelado se eles me pedirem e, depois, durante o mestrado ou após ele, entrar com o pedido para ser membro da ordem.

Até o momento fico com a segunda opçao, pois, fazendo o mestrado, além do título, ganho tempo pra traduzir os documentos e nao fico a toa 3 meses esperando uma resposta da ordem para estudar. Quem sabe eu ja nao começo a estudar no segundo semestre agora com a bolsa do governo? Vou tentar, quem sabe… Além disso, se eu conseguir trabalhar como pesquisadora na universidade ou hospital, nao preciso de ser membro da ordem, pois estarei trabalhando como pesquisadora, e nao nutricionista. Sao as possibilidades…

Depois conto o que aconteceu…

Abraços
Pat

8 commentaires:

Anonyme a dit...

ola pra voces,

pelo que li , entao se fizer pela opcao 2, não precisarei traduzir nada? ou traduzir somente o que eles pedirem ou entendi errado? Mas será necessario estar fazer mestrado (condição).

Por que tambem estarei passando por isso e traduzir um livro de conteudo progrmatico estarei deecretando minha falencia.




valeu,
alok
nakhatealokalokimm@rediff.com

Zaninha a dit...

Oi Paty td bem? Lembra-se de mim? Estou aqui firme e forte acompanhando seu caminho aí em Montreal para validar seus documentos como Nutri...você não tem idéia de como isso me ajudará no futuro...quando eu estiver aí claro! Vou colocar seu post sobre os detalhes da validação no meu blog ok? Qual faculdade vc escolheu para fazer o mestrado? Teria idéia do custo do curso? O histórico da faculdade com as horas de estágio vale como documento? Você sentiu que a situação é positiva para Nutricionistas por aí? Tks e beijos Rosana.

Anonyme a dit...

Que saudade da minha nutricionista...Que dia vc vai entrar no msn?

Bjos,

Rebs

Unknown a dit...

Prima Pat,

Estou gostando de ver, conversando com a galera, perdendo a timidez e soltando a voz... parabéns!
Fico torcendo para que vc se encontre profissionalmente, conseqüentemente crie mais e mais raízes nesse belo e encantado país, mas sem pressa, nem estresse; não tenho dúvidas de que na hora certa tudo acontecerá.
É isso aí, bora lá... vcs estão dando passos certos, a meu ver, criando oportunidades e fazendo-as acontecer. Bom vê-la feliz e se adaptando com tanta satisfação e alegria. As fotos são, simplesmente, maravilhosas! Ficamos felizes com a sua alegria e com o seu entusiasmo.
Abração apertado!

Primo Rafaéllê,

Adorei a foto da placa, queria dizer não, mas cantei a pedra antes. Esqueci-me de dizer à Pat que, se quiser, posso traduzir os seus documentos para o português, haja vista que traduções pretéritas aos poucos vâo se confirmando, como por exemplo, o seu nome. É ou nâo é? rsrs
Nem lhe conto! Estamos "por cima da carne seca". Fomos gentilmente convidados pela Dani para o niver do Bruno em sua casa, onde fomos muito bem recebidos e passamos bons momentos ao lado deles, que são pessoas muito especiais. Estar ao lado de pessoas assim nos faz muito bem! Estava tudo ótimo, um "rango" de primeira!
Para completar a satisfação, fomos convidados pela Ranatita, digo, Renata e pelo Sr. Rúlio, digo, Júlio para um inesquecível jantar em sua casa, feito com muito carinho. Meu irmão, comemos um lombo afogado numa garrafa de vinho, preparado com um dia de antecedência, e uma batata al creme branco... vou lhe dizer: quieta moço! pronto! como dizem os nordestinos: da bobônica! Afora a agradável conversa que se estendeu pela madrugada. Enfim, um daqueles momentos que sempre ficará em nossas mentes e nos nossos corações.
Estamos muito felizes pelas novas amizades Dani e Bruno, Renata e Júlio, além da Capitã, claro, com todo respeito!
Continuamos aqui, sonhando com o amanhã... vivendo felizes o agora... e sempre que possível, dando umas olhadinhas para trás, revivendo momentos inesquecíveis...

Primos e irmãos, Cris e Lu.

Luiz e Dani a dit...

Oi Rafa & Pat, como vão?
Vocês estão convidados para um encontro com churrasco no parque jeanne-mance no dia 22/7. Veja os detalhes no blog.
Abraço

Unknown a dit...

Primos e Irmãos,

Depois de várias tentativas e muitos "bolos" de um eletricista, resolvi ligar para a telemar e pedi uma visita de um técnico, para resolver o problema do nosso telefone (fica bem mais caro, mas...). Assim que tivermos uma solução, deixo um recado.

No mais, estou de olho em vcs! As fotos estão lindas.

Abraço apertado e um beijo,

Inté.

Unknown a dit...

Até que enfim!!!!!!!!!

Resolvida a pendenga do telefone fixo. Agora näo há mais desculpas.
Semana que vem já teremos o velox instalado e para compensar o atraso, vou comprar a placa de rede e uma câmera para podermos vê-los.
Näo sei qual programa tenho que ter para conseguir falar e ver ao mesmo tempo, preciso de algumas aulas sobre tecnologia.
Primos, advinhem o que ganhei no dia dos namorados? um bitela de um livro de receitas. Tô na área! Pena que vcs näo estaräo aqui para nos ajudar nas escolhas das receitas. Näo vejo a hora de começar a testá-las.
Ou, vcs aí, vamos deixar de ficar passeando e tirando documentos e fotos e arrumar um tempinho pro's irmäos do submundo.
Reclamaram, agora väo ter que nos agüentar!!!
Beijos e abraços,

Cris e Lu.

Anonyme a dit...

Oi Pat! Tudo bem? Encontrei seu blog por acaso e fique muitíssimo feliz por saber que vc é nutricionista e está construindo sua vida aí em Quebec ao lado do seu companheiro. Sou estudante de Nutrição da Universidade Católica de Brasília e curso o nível intermediário III de francês (falta um semestre pra eu chegar no avançado, mas já tenho uma certa fluência). Meu namorado é formado no curso de Telecomunicações Fixas. Já tem muito tempo que nós dois desejamos imigrar pra Quebec. Ficaria muito agradecida se pudéssemos nos corresponder, para troca de informações a respeito do campo da Nutrição no Canadá e também da imigração. Aguardo ansiosamente sua resposta. Meu e-mail jjliana@gmail.com
Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...